Autor Tópico: Tempestade Emily passa a ser furacão no Caribe  (Lida 896 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Tempestade Emily passa a ser furacão no Caribe
« Online: 14 de Julho de 2005, 14:49:14 »
Tempestade Emily passa a ser furacão no Caribe

O Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami, anunciou hoje que a tempestade tropical Emily se transformou em um furacão de categoria um, o quinto da temporada do Atlântico Norte. Segundo o CNH, os ventos máximos do Emily alcançam os 150 Km/h.

O Emily se desloca a 30 Km/h em direção oeste e espera-se que mantenha essa direção nas próximas 24 horas, passando assim pelas Ilhas de Barlavento durante a noite e emergindo no sudeste do Caribe ao amanhecer de quinta-feira. O centro do Emily estava às 3h GMT (24h de Brasília) de hoje perto da latitude 11,9 graus norte e longitude 61,1 graus oeste a 70 quilômetros ao sudeste de Grenada.

Bonaire, Curazao, Aruba e a costa norte da Venezuela, desde Cumaná até Caracas, incluindo as ilhas venezuelanas, estão sob "vigilância" de tempestade tropical. Um "aviso" de tempestade tropical segue vigente para Trinidad, Tobago, Grenada, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e a costa norte da Venezuela, desde Pedernales até o oeste de Cumaná, incluindo a ilha de Margarita. O Governo de Barbados pôs fim à advertência de tempestade tropical.

O CNH prognosticou que o Emily descarregará copiosas chuvas em sua passagem pelas Antilhas menores e nas áreas costeiras do norte da Venezuela que podem gerar inundações repentinas e deslizamento de lodo que podem colocar as pessoas em perigo. Também são esperadas inundações.

O CNH prognosticou a possível trajetória do Emily para os próximos cinco dias: passará perto da Jamaica e de Cuba no próximo fim de semana, depois afetaria Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize e a península de Yucatán no domingo e segunda-feira, em seu caminho para o Golfo do México, onde pode atingir México e sul dos EUA.

O Emily é a quinta tempestade da temporada de furacões no Atlântico norte e que os meteorologistas prognosticaram que vai ser tão ativa quanto a de 2004. Para a temporada, que iniciou em primeiro de junho e finaliza em 30 de novembro, foram prognosticadas 15 tempestades tropicais e até o momento foram formadas cinco e um furacão de categoria quatro na escala Saffir-Simpson, de cinco pontos.

Fonte: Terra Notícias

APODman

  • Visitante
Re.: Tempestade Emily passa a ser furacão no Caribe
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2005, 21:02:50 »
Aqui é possível acompanhar a evoluçãode Ciclones, Furacões e Tempestades Tropicais full time:
CIMSS
http://cimss.ssec.wisc.edu/tropic/real-time/visir/atlantic/visirjava3.html

È interessante acompanhar a animação em Java da evolução do furacão por fotos de satélites dia a dia:
http://cimss.ssec.wisc.edu/tropic/real-time/visir/atlantic/visirjava3.html

[ ]´s

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Tempestade Emily passa a ser furacão no Caribe
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2005, 16:29:47 »


Imagem da Nasa mostra o furacão Emily sobre o Caribe (15h50)

Fonte: Folha On-line

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Tempestade Emily passa a ser furacão no Caribe
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2005, 13:31:21 »
20/07/2005 - 08h05
Furacão Emily atinge México e se aproxima da fronteira com EUA[/size]
da Folha Online

O furacão Emily atingiu nesta quarta-feira a costa nordeste do México no Estado de Tamaulipas, provocando fortes chuvas e ventos, e causando a retirada de 18 mil pessoas das comunidades costeiras. Alguns povoados chegaram a ficar vazios. No Texas, Estado americano que faz fronteira com o México, ondas gigantes invadiram as praias a sudeste. Os ventos do Emily chegam a 205 km/h.



Na manhã desta quarta-feira, o centro do furacão estava localizado a 125 quilômetros da fronteira entre o México e os Estados Unidos. Segundo especialistas, a força do Emily --que tinha perdido intensidade ao passar nesta terça-feira pelo golfo do México-- pode destruir casas e causar vários danos materiais.

A chegada do Emily nesta quarta-feira marca a segunda vez, em três dias, que a tempestade atinge o país. Na manhã desta segunda-feira, o furacão passou pela península de Yucatán, arrancando postos de eletricidade e árvores, afetando estradas e deixando milhares de pessoas sem luz.

Dezenas de milhares de turistas foram retirados às pressas de Cáncun, onde hotéis de luxo sofreram com a tempestade. Apesar da fúria do Emily, não houve mortes nem feridos graves.

Residentes

Os poucos moradores locais que sobraram nos vilarejos mexicanos à beira do mar resistiram às autoridades, e se esconderam em suas casas. Desde a tarde desta terça-feira essas cidades literalmente pararam para esperar a passagem do Emily.

Em San Fernando, uma comunidade com 60 mil habitantes, todos os restaurantes e estabelecimentos comerciais foram fechados na tarde de ontem. Na comunidade de La Pesca, pequeno vilarejo mexicano, quase todos os moradores foram levados para abrigos em uma base naval na região.

No sudeste do Texas, que se prepara para a chegada do furacão, campings em frente à praia, na ilha de South Padre foram esvaziados e centenas de turistas deixaram a região. Moradores cercavam suas casas com sacos de areia, na tentativa de evitar que as águas de possíveis enchentes provoquem danos materiais.

Com agências internacionais


Fonte: Folha On-line

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re.: Tempestade Emily passa a ser furacão no Caribe
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2005, 14:37:00 »


Imagem de satélite mostra a tormenta tropical Eugene (esq.) e o furacão Emily (dir.) no México (11h06)

Fonte: Folha On-line

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!