Tempestade Emily passa a ser furacão no CaribeO Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami, anunciou hoje que a tempestade tropical Emily se transformou em um furacão de categoria um, o quinto da temporada do Atlântico Norte. Segundo o CNH, os ventos máximos do Emily alcançam os 150 Km/h.
O Emily se desloca a 30 Km/h em direção oeste e espera-se que mantenha essa direção nas próximas 24 horas, passando assim pelas Ilhas de Barlavento durante a noite e emergindo no sudeste do Caribe ao amanhecer de quinta-feira. O centro do Emily estava às 3h GMT (24h de Brasília) de hoje perto da latitude 11,9 graus norte e longitude 61,1 graus oeste a 70 quilômetros ao sudeste de Grenada.
Bonaire, Curazao, Aruba e a costa norte da Venezuela, desde Cumaná até Caracas, incluindo as ilhas venezuelanas, estão sob "vigilância" de tempestade tropical. Um "aviso" de tempestade tropical segue vigente para Trinidad, Tobago, Grenada, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e a costa norte da Venezuela, desde Pedernales até o oeste de Cumaná, incluindo a ilha de Margarita. O Governo de Barbados pôs fim à advertência de tempestade tropical.
O CNH prognosticou que o Emily descarregará copiosas chuvas em sua passagem pelas Antilhas menores e nas áreas costeiras do norte da Venezuela que podem gerar inundações repentinas e deslizamento de lodo que podem colocar as pessoas em perigo. Também são esperadas inundações.
O CNH prognosticou a possível trajetória do Emily para os próximos cinco dias: passará perto da Jamaica e de Cuba no próximo fim de semana, depois afetaria Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize e a península de Yucatán no domingo e segunda-feira, em seu caminho para o Golfo do México, onde pode atingir México e sul dos EUA.
O Emily é a quinta tempestade da temporada de furacões no Atlântico norte e que os meteorologistas prognosticaram que vai ser tão ativa quanto a de 2004. Para a temporada, que iniciou em primeiro de junho e finaliza em 30 de novembro, foram prognosticadas 15 tempestades tropicais e até o momento foram formadas cinco e um furacão de categoria quatro na escala Saffir-Simpson, de cinco pontos.
Fonte:
Terra Notícias