Autor Tópico: Religião e Cultura  (Lida 437 vezes)

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
Religião e Cultura
« Online: 17 de Junho de 2009, 20:16:06 »
As religiões em geral se valem apenas do desconhecido. Utilizam-se de tantos assuntos misteriosos quanto podem para poderem dar a estes explicações divinas.

Desde os tempos mais remotos, à partir do momento em que determinado assunto já não é mais um mistério e existem fatos que o provem como um fenômeno natural e não sobrenatural, já não são mais de serventia para as religiões.

Assim foram com os trovões para os povos mais antigos, os corpos celestes para gregos romanos, egípcios e tantos outros, a terra como centro do universo e o criacionismo para os cristãos e tantos outros absurdos.

À medida que a ciência evolui, menos argumentos lhes sobram. Cada vez mais procuram assuntos mais obscuros para se esconderem por trás. Logo não lhes restarão mais argumentos.

Restam a eles apenas dizer: "É assim por que tem que ser assim e pronto! E não quero saber sua opinião".

Costumo dizer que o conhecimento de uma religião é o excremento da cultura de um povo.
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Religião e Cultura
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2009, 22:55:25 »
Acho que para o homem primitivo a religião deve ter tido um papel importante de "construir" uma identidade comum e estabelecer normas de conduta e uma certa moralidade, alem de fornecer uma "explicação" para os acontecimentos naturais ou não.
O problema é que já estamos longe da época em que viveu o homem primitivo e já faz tempo que os malefícios da religião suplantaram suas "vantagens".
Conversando com crentes mais fanáticos eu tenho a impressão que entendo perfeitamente como pensava o homem da idade média!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!