Autor Tópico: Como ler melhor?  (Lida 1142 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Como ler melhor?
« Online: 18 de Junho de 2009, 17:17:19 »
Às vezes quando lemos alguma coisa é preciso alguma cautela para que aprendamos ou lembremos daquilo que foi lido. Em face dessa necessidade, dependendo da importância daquilo que lemos, eu gostaria de saber quais dicas e sugestões vocês dariam para que absorvamos melhor o conteúdo de um artigo, texto e principalmente de um livro.

Dêem suas sugestões!  :ok:
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Como ler melhor?
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2009, 17:23:19 »
Pegue um caderno do lado, uma caneta e vá anotando suas impressões do que está lendo.

Quando terminar um capítulo ou título, releia o que escreveu antes de continuar.

Assim tu treina leitura, interpretação e escrita. ^.^

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2009, 17:41:15 »
Ótima sugestão. Vou colocá-la em prática... ah, eu dei uma olhada no seu BLOG. Acho que tá legal. Estou pensando em ler um livro que você sugere: “Sobre Ratos e Homens”. Gostei da sinopse.

Continua com o BLOG que a gente passar por lá.

Tchau!

Pegue um caderno do lado, uma caneta e vá anotando suas impressões do que está lendo.

Quando terminar um capítulo ou título, releia o que escreveu antes de continuar.

Assim tu treina leitura, interpretação e escrita. ^.^
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2009, 17:48:59 »
 :D Obrigada.

Aceito sugestões de temas para postagens.  :D

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2009, 09:11:12 »
Anotar é um saco. Eu gosto de ficar me concentrar no livro até que minha mente diga: "Cansei". Eu só anoto se forem algumas palavras para pesquisar posteriormente.

A minha dica é que após tu ler um capítulo tu feche o livro e visualize mentalmente o que tu acabou de ler. Quando acabar o livro, a mesma coisa. Entenda a argumentação e as nuances, questione.

Mas depende do tipo de leitura que tu quer memorizar, se for algo mais científico, e que não for da tua área, aí o negócio é se inteirar do assunto por outros meios também, memorizando por associação. Não adianta tu pegar um livro sobre arquitetura erudita do Congo e depois nunca mais ler nada a respeito disso, com certeza irá se esquecer do que leu e terá sido uma perda de tempo.

Então o negócio é te organizar, vendo quais são as suas reais necessidades de conhecimento no momento.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2009, 11:01:54 »
Vou preparar uma lista pra você.

Se você não se importar, eu posso te enviar algumas coisinhas que escrevo, não é grande coisa, mas serve pra gente ir praticando, que tal?

:D Obrigada.

Aceito sugestões de temas para postagens.  :D

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Junho de 2009, 11:15:45 »
A sugestão da Lela é uma das melhores, se não a melhor, mas tudo depende de quanto do livro você quer apreender. Para uma leitura criteriosa (ou quando ela é muito densa) é recomendado anotar o conteúdo de cada frase, cada metáfora, cada passagem que demonstra maior importância; porém, dependendo do livro, é possível fazer anotações de parágrafos ou até de capítulos, sem ser tão criterioso. Outra coisa é que alguns autores escrevem com certa musicalidade e estética, então é necessário atenção na parte da estética na leitura e as vezes uma leitura em voz alta, assim como as recomendações de que se deve refletir após um trecho também são impressindíveis. A atenção é provavelmente a coisa mais preciosa para se desvendar um livro, então um lugar calmo e algumas xícaras de café a alguns cigarros também colaboram. :feliz:

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #7 Online: 19 de Junho de 2009, 11:23:26 »
Ótimo!!

A sugestão da Lela é uma das melhores, se não a melhor, mas tudo depende de quanto do livro você quer apreender. Para uma leitura criteriosa (ou quando ela é muito densa) é recomendado anotar o conteúdo de cada frase, cada metáfora, cada passagem que demonstra maior importância; porém, dependendo do livro, é possível fazer anotações de parágrafos ou até de capítulos, sem ser tão criterioso. Outra coisa é que alguns autores escrevem com certa musicalidade e estética, então é necessário atenção na parte da estética na leitura e as vezes uma leitura em voz alta, assim como as recomendações de que se deve refletir após um trecho também são impressindíveis. A atenção é provavelmente a coisa mais preciosa para se desvendar um livro, então um lugar calmo e algumas xícaras de café a alguns cigarros também colaboram. :feliz:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #8 Online: 19 de Junho de 2009, 15:54:50 »
Ei, mas obviamente, se tu não fuma ou se tem problemas de gastrite nervosa, não deverá seguir a sugestão do Renato ao pé da letra! :P

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2009, 16:02:54 »
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2009, 21:15:52 »
Ei, mas obviamente, se tu não fuma ou se tem problemas de gastrite nervosa, não deverá seguir a sugestão do Renato ao pé da letra! :P

É... lhe renderá maus momentos. :(

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2009, 23:07:25 »

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2009, 13:50:30 »
A melhor sugestão é esta da Lela mesmo... mas e se você tiver pouco tempo? Aí já não dá pra fazer isso. Minha dica é em relação ao ambiente. Um lugar silencioso (ou com o mínimo de tranquilidade) e uma posição confortável. Por exemplo, ler na hora do almoço com a TV ligada NUNCA dará certo. Ou ler alguma coisa deitado na cama (posição super incômoda) também. Ler com fome, preocupado com alguma coisa, ansioso, com sono, disperso, etc... enfim, aí não há técnica de leitura que funcione.

A minha sugestão é ler, qualquer coisa, com interesse - mesmo que seja mínimo. O interesse desperta a curiosidade e ajuda na fixação dos temas do que se está lendo.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!