Autor Tópico: Socorro! minha placa de vídeo enlouqueceu!  (Lida 697 vezes)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
Socorro! minha placa de vídeo enlouqueceu!
« Online: 21 de Junho de 2009, 14:46:59 »
De uns dias pra cá meu pc tem rodado os jogos com o framerate oscilando do piso ao teto... Já reinstalei o SO, os jogos e continua na mesma! Será que minha placa de vídeo já era?  :'(
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Socorro! minha placa de vídeo enlouqueceu!
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2009, 14:54:27 »
De uns dias pra cá meu pc tem rodado os jogos com o framerate oscilando do piso ao teto... Já reinstalei o SO, os jogos e continua na mesma! Será que minha placa de vídeo já era?  :'(

Veja se ela não está aquecendo, caso contrário, pode tentar atualizr os drivers dela.

Um programa que uso para verificar a temperatura da placa de vídeo: gpu-z, pequeno e gratuito.

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2009, 15:01:08 »
Placas de vídeo mais "porradas" requerem muita corrente da fonte de alimentação... recomenda-se sempre que se fizer um upgrade de vídeo que também se troque a fonte ATX por uma de maior wattagem. O problema pode ser uma instabilidade na fonte.

Verifique também se os contatos da placa estão sujos, use uma borracha escolar branca para limpar os contatos.... verifique também se não existe muita poeira encrustada no dissipador de calor, use um pincel pequeno, de cerdas longas, e dê uma boa limpeza.   :ok:

Tente instala-la em outro PC para verificar se o problema persiste.  :ok: 

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2009, 15:07:05 »
Placas de vídeo mais "porradas" requerem muita corrente da fonte de alimentação... recomenda-se sempre que se fizer um upgrade de vídeo que também se troque a fonte ATX por uma de maior wattagem. O problema pode ser uma instabilidade na fonte.
Tenho esse computador ha quase um ano... A fonte é uma Zalman de 360 W.

Verifique também se os contatos da placa estão sujos, use uma borracha escolar branca para limpar os contatos.... verifique também se não existe muita poeira encrustada no dissipador de calor, use um pincel pequeno, de cerdas longas, e dê uma boa limpeza.   OK!
Limpei os contatos ontem com álcool isopropílico, mas o problema persiste...

Tente instala-la em outro PC para verificar se o problema persiste.  OK!

Pior é não conheço ninguém que tenha um pc com slot pci express...

A temperatura está na casa dos 60 graus... No emulador do playstation, alterando algumas configurações descobri que o framerate fica normal ao configurar "framebuffer access" em "emulated vram"... Joquei vários minutos e fica normalzinho, normalzinho... Tem como alterar a configuração desse framebuffer?
Autor Desconhecido

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2009, 15:22:14 »
360 Watts??? Acho pouco... queimei uma fonte de 400 Watts estes dias porque era fraca demais para minha configuração.

Eu desconfio que tua fonte não esta conseguindo manter a corrente constante... mas teria que testar para ter alguma certeza.

• Nível 15
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2009, 15:36:06 »
Na época consultei um site que calcula a potência aproximada de acordo com a configuração de hardware, e no meu caso deu 305 W. Comprei a fonte testada e aprovada pelo site Clube do Hardware...
Autor Desconhecido

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2009, 15:46:44 »
Nada disto significa que ela não possa dar defeito.... componentes eletrônicos pifam (isto até é bom) mas algumas vezes apresentam problemas intermitentes (isto sim é foda).

Se você não conhece ninguém que tenha um PC com slot PCI Express, podes então testar a fonte... consiga, emprestado, uma fonte parruda e coloque no seu PC.  :wink:

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2009, 19:38:45 »
Vou procurar testar, então... Entretanto pesquisando no google encontrei em um desses fóruns de informática um carinha com o mesmo problema que eu. Dois carinhas, na verdade, e o que respondeu descobriu que o problema era na placa-mãe dele... Existe essa possibilidade, quer dizer, tem problema espetar uma vga top numa placa-mãe barata com vídeo onboard?
Autor Desconhecido

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2009, 21:07:01 »
Que eu saiba, não...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!