Autor Tópico: O Partido Pirata  (Lida 1118 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
O Partido Pirata
« Online: 22 de Junho de 2009, 11:36:05 »
UOL (notícia inteira): http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2009/06/22/ult2682u1214.jhtm

Darth Vader e os vikings: a ascensão do Partido Pirata da Suécia

Por Hilmar Schmundt

O sucesso do Partido Pirata da Suécia talvez seja uma das maiores surpresas das eleições parlamentares europeias. À medida que cada vez mais eleitores da classe média declaram sua solidariedade a esses piratas dos tempos modernos, será que os partidos tradicionais também adotarão as demandas por uma internet livre?

"Ei Christian!", chamou um passante, enquanto se aproximava de Christian Engstrom para apertar sua mão com entusiasmo. Ultimamente, isso vem acontecendo bastante com o líder do Partido Pirata, que é regularmente abordado por estranhos em Estocolmo, ansiosos para cumprimentá-lo por ter sido eleito para o Parlamento Europeu.

Engstrom não se parece exatamente com um pirata. Um homem afável de cinquenta e poucos anos, com um topete branco divertido na testa, que encontramos mastigando um pedaço de torta quente de mirtilo, sentado num café nas ruas da capital sueca.

O futuro membro do Parlamento Europeu (MEP) é um dos maiores cientistas de computação do país. Até os pais dele eram programadores, e o próprio Engstrom desenvolveu um software para escritórios de patentes. Mas isso foi antes de ele mudar de lado.

Sua plataforma de campanha poderia caber no espaço do descanso de copo à sua frente: abolir as patentes, restringir o período de validade dos direitos autorais para poucos anos e proteger a privacidade de informações dos cidadãos. Apesar da pequena amplitude de sua mensagem, os efeitos foram impressionantes. Nas eleições europeias, o Partido Pirata conquistou 7,1% dos votos da Suécia. Ele é apoiado principalmente por homens com menos de 30 anos, e é muito mais popular do que os partidos tradicionais da Suécia entre as crianças em idade escolar.

Muitos países europeus têm partidos irmãos que também estão lutando por uma internet livre. O Partido Pirata conseguiu 0,9% dos votos na Alemanha e atraiu impressionantes 5,1% dos votos num distrito de Berlim.

"O nome Partido Pirata parece bobagem a princípio", diz Engstrom. "Mas tem um significado para todo mundo", principalmente na terra dos vikings. O partido deve muito de sua popularidade a seus oponentes. Em abril, a filiação triplicou de repente quando um tribunal condenou os operadores do site sueco de troca de dados thepiratebay.org a um ano de prisão e ordenou que eles pagassem por prejuízos.

...

Qual seria sua "causa pirata"?????

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: O Partido Pirata
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2009, 11:43:21 »
Esse e o caminho.... E não ficar em casa pirateando e reclamando que não tem dinheiro pra alugar filmes e ouvir música no radio, com banda larga e pc com HD de 1tera.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2009, 11:56:46 »
Sério, eu não teria condições de comprar TODOS os jogos que eu jogo atualmente :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2009, 15:26:18 »
Esse e o caminho.... E não ficar em casa pirateando e reclamando que não tem dinheiro pra alugar filmes e ouvir música no radio, com banda larga e pc com HD de 1tera.
Digamos que eles consigam reduzir o tempo de copyright de uma música para 5 anos. Qual a diferença, moralmente falando, entre alguém baixar um CD de 1990 na legislação atual e na suposta legislação em que isso deixa de ser ilegal? No primeiro caso é imoral e no segundo não só porque deixou de ser ilegal?

E já que você falou de rádio, só uma curiosidade: na Inglaterra da década de 60 só tocavam as mesmas coisas nas rádios. Resultado, foram fundadas Radios Piratas.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2009, 19:30:37 »
Rádios piratas atrapalham a aviação e os serviços de emergência.
E eu não concordo com a proposta, mas se for aprovada e se tornar lei vai ser apenas imora e não imoral E ilegal.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2009, 19:33:02 »
Sério, eu não teria condições de comprar TODOS os jogos que eu jogo atualmente :P
[/quote

Antigamente existiam locadoras de jogos de vídeo game... Mais um negocio legal e moral que a corja sanguesuga conseguiu acabar em nome da conveniência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2009, 10:08:48 »
Olhem o meu caso:

Queria escutar o álbum SGT. Peppers dos beatles na versão mono (não a stereo).
Já foi dificil pra encontrar na internet, agora imagina encontrar isso no mercado normal!

eu pirateei? (existe esse verbo???)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2009, 11:29:15 »
Olhem o meu caso:

Já foi dificil pra encontrar na internet, agora imagina encontrar isso no mercado normal!

Sim, você pirateou. Se procurasse ia achar, talvez por um preço alto, fora dos seu poder aquisitivo, mas não podemos ter tudo o que queremos não e? Eumesmo sou louco por um Bentley.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2009, 11:53:39 »
Olhem o meu caso:

Sim, você pirateou. Se procurasse ia achar, talvez por um preço alto, fora dos seu poder aquisitivo, mas não podemos ter tudo o que queremos não e? Eumesmo sou louco por um Bentley.

Claro, se você conseguisse achar um Bentley em uma banquinha, no centro, por um preço acessível, você não compraria.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2009, 11:57:38 »
Olhem o meu caso:

Claro, se você conseguisse achar um Bentley em uma banquinha, no centro, por um preço acessível, você não compraria.

Não, e se você achar uma carteira no chão você fica com o dinheiro?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2009, 12:00:38 »
Olhem o meu caso:

Não, e se você achar uma carteira no chão você fica com o dinheiro?

Depende.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2009, 12:14:11 »
Eu não consigo engolir essa analogia com carros (motos ou até mesmo um CD como objeto físico). Se eu pego numa loja um CD e saio sem pagar é roubo de uma propriedade física, o que é diferente de fazer uma cópia não autorizada de uma propriedade intelectual.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2009, 12:18:01 »
Eu defendo a flexibilização das leis de copyright justamente por este motivo.
Também acho que devem ser tratados de formas distintas.

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2009, 12:46:27 »
Adoro como tem gente que decide o que é imoral ou não.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2009, 12:50:28 »
E não é assim?

Para muçulmanos, nossas mulheres usando biquínis é imoral. Para nós, apedrejar uma mulher acusada de traição, é imoral.

Moral é algo relativo.

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Junho de 2009, 12:57:19 »
Estava sendo irônico... Era mais uma coisa tipo "Quem é o camarada Barata pra me dizer o que é moral ou não?"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 23 de Junho de 2009, 19:27:46 »
Claro... Os muçulmanos estão certos em apedrejar, os nazistas estavam certos em matar judeus, cortar clitoris e corretissimo.... Afinal, cada um tem sua moral e ninguém pode julgar certo ou errado..... Relativismo moral e realmente uma merda...

Prioridade alheia e propriedade alheia e deve ser respeitada, independente se e um carro, uma música ou 1 real. Legalmente podem ser coisas diferentes mas moralmente pegar alguma coisa de outra pessoa sem autorização e roubo.

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Junho de 2009, 19:29:04 »
Se pode roubar uma idéia?

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2009, 19:33:02 »
Citando a um notório Marxista-Leninista

"Se algo existe na natureza pouco suscetível de ser submetido à propriedad exclusiva, é a ação desse poder de pensamento chamada idéia. (...) Aquele que recebe uma idéia procedente de mim, recebe, por sua vez, instrução sem que a minha se mingue, do mesmo modo que quem acende sua vela com a minha recebe luz sem me escurecer. (...) Assim, na natureza as invenções não podem ser objeto de propriedade"

Thomas Jefferson

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2009, 20:27:26 »
Claro... Os muçulmanos estão certos em apedrejar, os nazistas estavam certos em matar judeus, cortar clitoris e corretissimo.... Afinal, cada um tem sua moral e ninguém pode julgar certo ou errado..... Relativismo moral e realmente uma merda...

Prioridade alheia e propriedade alheia e deve ser respeitada, independente se e um carro, uma música ou 1 real. Legalmente podem ser coisas diferentes mas moralmente pegar alguma coisa de outra pessoa sem autorização e roubo.
Comparação exagerada. Eu também discordo da relativização moral, como nos casos dos infanticídios que aconteceram em algumas aldeias indígenas, mas que não foram punidos “afinal, faz parte da cultura deles”. No entanto, a questão aqui não é se roubar é moral ou não, acho que ninguém aqui discorda nesse ponto; a questão principal é se idéias podem ou não serem consideradas propriedades.

Ainda que possam, existem outros pontos a se considerar. Por exemplo, eu não se pode vender uma casa e dizer “essa casa é sua mas você não pode dividi-la com um amigo”. Por que esse tipo de limitação pode ser aplicada à propriedade intelectual, supondo que ela seja válida, mas não à propriedade física?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Junho de 2009, 03:29:50 »
Ainda que possam, existem outros pontos a se considerar. Por exemplo, eu não se pode vender uma casa e dizer “essa casa é sua mas você não pode dividi-la com um amigo”. Por que esse tipo de limitação pode ser aplicada à propriedade intelectual, supondo que ela seja válida, mas não à propriedade física?

Um ponto mais prático que esse. Se eu comprar legalmente um PDF de um livro e passar esse PDF para um amigo meu também ler é crime. Se eu for na livraria e comprar esse mesmo livro e emprestar pra um amigo meu ler não é. Eu não vejo diferença entre as duas situações. E as duas fazem com que esse meu amigo deixe de comprar esse livro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!