Autor Tópico: Aprender ciência com ajuda da ficção  (Lida 685 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Aprender ciência com ajuda da ficção
« Online: 22 de Junho de 2009, 19:09:35 »
Aprender ciência com ajuda da ficção

A ficção científica pode se tornar um elemento desencadeador da aprendizagem e organizador dos conceitos a serem explorados em uma atividade didática, principalmente no ensino de ciências. Essa é uma das principais conclusões de um estudo feito na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

O estudo, publicado na revista Ciência & Educação, utilizou como estudo de caso o filme Parque dos Dinossauros (1993), de Steven Spielberg, para analisar os conceitos da biologia molecular.

De acordo com Aguinaldo Robinson de Souza, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp, no campus em Bauru (SP), a introdução do filme possibilitou a oportunidade de reflexão crítica do papel das ciências na sociedade.

“A escolha do filme se justifica pelo fato de que, a todo instante, recebemos, dos meios de comunicação, as mais diversas informações sobre os avanços recentes na área de biologia molecular, sem percebermos como é escasso o entendimento da maioria dos conceitos apresentados”, disse à Agência FAPESP o autor do artigo ao lado de Marcilene Cristina Gomes-Maluf, professora de química da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (MT).

Souza explica que a proposta do trabalho foi buscar no imaginário o processo de construção do pensamento científico, em uma relação entre o imaginário e o real. “A ficção científica se transforma em um instrumento metodológico, passa a ser o elemento que informa o conhecimento a ser explorado e, ao mesmo tempo, é o aparato que oferece as imagens de experiências a serem realizadas”, disse.

O trabalho foi aplicado em uma disciplina de biologia molecular em um curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus universitário do Médio Araguaia. A turma, composta por 48 alunos, foi dividida em dois grupos. Um que havia assistido o filme e outro que não.

A inserção do filme se deu em dois momentos da disciplina. No início, para a turma A e, ao fim da disciplina, para a turma B. “Ao longo do trabalho, coletamos dados sobre o conhecimento dos pesquisados, ora na forma de mapas conceituais, ora na forma de formulários diagnósticos”, explicou.

O resultado indicou que a inserção do filme no fim do trabalho da disciplina gerou descrédito em relação ao conhecimento adquirido, “ocorrendo uma total mudança na organização de seus mapas conceituais e nas respostas de seus formulários”.

“Pode-se afirmar que a inserção de filme de ficção científica deve ser efetuada no início das atividades, pois ele serve como um aparato desencadeador da aprendizagem e organizador dos conceitos que serão explorados. A exibição após a exploração dos conceitos da disciplina acaba gerando uma insegurança em relação à validade teórica. É como se sua inserção ao término das atividades levantasse dúvidas sobre a validade dos conceitos aprendidos”, destacou Souza.

Segundo ele, a proposta, a partir do estudo da biologia molecular, era encontrar respostas para a principal questão colocada no filme: existe a possibilidade de reconstrução da vida de seres extintos, no caso dinossauros, a partir de fragmentos de DNA, ou seja, a ciência apresenta condições para que se afirme a possibilidade de recriar a vida?

Para o professor das Unesp, a ficção científica pode ser considerada como o ponto de partida para uma proposta metodológica no ensino de ciências. “Ao trabalhar entre esses dois universos, a ficção favorece o acesso a diferentes produções da ciência, dando oportunidades, com base em uma obra artística, do contato com as transformações que a ciência tem imprimido”, apontou.

O pesquisador conta que o trabalho prosseguirá com outras abordagens metodológicas e também outras aplicações em sala de aula como, por exemplo, incluir a interatividade por meio das tecnologias da informação e comunicação.

Os interessados em mais informações sobre ensino de ciências podem acessar o site do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência

Para ler o artigo A ficção científica e o ensino de ciências: o imaginário como formador do real e do racional, disponível na biblioteca on-line SciELO (Bireme/FAPESP) clique aqui.

http://educacao.ig.com.br/noticia/2008/10/20/aprender_ciencia_com_ajuda_da_ficcao_2057269.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Stéfano

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.779
  • Sexo: Masculino
    • Hepcentro
Re: Aprender ciência com ajuda da ficção
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2009, 19:13:11 »
Mas tem que ser boa ficção científica...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Aprender ciência com ajuda da ficção
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2009, 14:33:44 »
Jurassic Park é o que há de melhor!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bruno Coelho

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 40
Re: Aprender ciência com ajuda da ficção
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2009, 00:10:26 »
Não é de hoje  isso, há inúmeras pessoas que se utilizam de mapas conceituais para aprender seja o que for, formando mentalmente estruturas de causa e efeito.
A ficção científica peca as vezes também por apresentar livros que desconsideram as leis da física, o embuste de Sokal demonstrou como isso pode ser prejudicial para quem estiver lendo, seja um ensaio ou artigo de divulgação científica.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Re: Aprender ciência com ajuda da ficção
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2009, 00:32:26 »
Flatland me ajudou a entender geometria.

Offline Modolo

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Re: Aprender ciência com ajuda da ficção
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2009, 08:27:25 »
Flatland me ajudou a entender geometria.

Flatland é uma obra formidável. Existe uma versão cinematográfica da obra, intitulada Flatland: The Movie que é muito boa, apesar de algumas informações do livro terem sido cortadas e algumas representações dos movimentos dos flatlanders violarem certas leis de um espaço bidimensional.

Nesta mesma onda de livros, eu recomendaria "Tio Petros e a Conjectura de Göldbach", para crianças menores e "O Teorema do Papagaio" para adolescentes. São duas ficções boas que ajudam a entender um pouco sobre a História da Matemática.

(sim, eu estou deliberadamente puxando brasa para minha sardinha por ser estudante de Matemática  :hihi:)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Re: Aprender ciência com ajuda da ficção
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2009, 08:28:45 »
(sim, eu estou deliberadamente puxando brasa para minha sardinha por ser estudante de Matemática  :hihi:)

Seja bem-vindo!

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!