Na verdade, entendi que Lula se refere à pessoa do Sarney e não ao SENADOR Sarney, detentor da prerrogativa constitucional do fórum privilegiado.
O fato de Lula defender a pessoa "Sarney" e afirmar que ele seja tratado como alguém 'diferente' do restante da população soa como protecionismo e um desrespeito frontal ao direito de cada cidadão ser julgado de acordo com o crime/infração/ato ilegal que cometeu independente da pessoa que ele é, perante o Estado brasileiro. Se for como Lula quer, o simples fato de alguém contribuir historicamente para o país já faria com que fosse julgado com 'outros olhos' por parte da justiça.
Sim, a justiça deve ser cega. No entanto, no dizer de Ruy Barbosa, ela deve tratar diferentemente os que são desiguais na medida dessa desigualdade. Dessa forma, a justiça será aplicada e atingida de fato. E como nosso honorável senador Sarney detinha o conhecimento de estar agindo de forma ilegal e se aproveitando da função, que Têmis 'arregale bem seus olhos' e utilize sua espada com veemência.