Autor Tópico: Melhorando nossas redações  (Lida 4008 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Melhorando nossas redações
« Online: 25 de Junho de 2009, 10:59:28 »
Sabe-se que para se escrever bem requer muita leitura e prática. Em virtude disso, eu proponho que troquemos ideias nesse sentido. Por exemplo:

1.   Quando usar reticência.
2.   Travessão.
3.   Ponto e vírgula.
4.   Letras maiúsculas.

Muitas outras dúvidas podem surgir. A nova ortografia, por exemplo. Sei que muita gente por aqui escreve bem.

Às vezes as dúvidas aparecem, e por algum motivo, a gente deixa passar. Por isso eu sugiro esse tópico a fim de melhorarmos nossas habilidades redacionais.

Eu mesmo poço dizer que tenho melhorado muito. Mas às vezes algumas dúvidas ficam para trás... Enfim, o tópico está aí.

E pra começar eu pergunto: quando usar itálico, aspas e travessão?

:ok: :ok:
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Re: Melhorando nossas redações
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2009, 14:01:48 »
pra mim não adianta nada pq eu sempre confundo as regras do português com do inglês e tenho dificuldades em reconhecer uma run on-sentence ai o professor sempre me dá B.

Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2009, 17:12:42 »
Vírgulas são minhas maiores inimigas |(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2009, 17:25:39 »
Atualmente meu maior inimígo é o hífen.

Não sei onde vai e onde não vai, com essa mudança ortográfica.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2009, 17:25:48 »
poço?  :D

Edit:

"E pra começar eu pergunto: quando usar itálico, aspas e travessão?"

Vou tentar hehe:

1 Não sei. Nunca vi regra pra formatação, no português.
2 Para enfatizar, para citar, essas coisas.
3 Quando um outro personagem entra na conversa, ou seja, como se fosse uma outra pessoa falando (e não vc citando a mesma)

« Última modificação: 25 de Junho de 2009, 17:33:22 por Mussain! »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2009, 19:57:30 »
Uso itálico para nome de obras, itálico e aspas para citação de obras, só aspas para diferenciar termos ou pra palavras de idiomas diferentes.
Já o travessão eu costumo usar para mudanças de narração ou enfatizar alguma passagem, deixando os parenteses para explicações.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2009, 23:20:37 »
Itálico tu usa quando o termo é estrangeiro e está em outra lingua.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2009, 01:08:51 »
E não sei quais as gramáticas eu erro bastante.
Mas eu não estou acostumado a nova ortografia, ela deu-me mais confusão.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2009, 15:36:41 »
Já o travessão eu costumo usar para mudanças de narração ou enfatizar alguma passagem, deixando os parenteses para explicações.

Também pode ser usado no lugar da vírgula, quando já tiver muitas na oração.

Sobre reticências: nunca usar, para demostrar algo que foi suprimido, entre parenteses. O correto é entre colchetes. Ex.: [...]

Eu tinha um link sobre normalização que saiu no site da minha faculdade. Vou procurar e colocar aqui.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2009, 15:44:17 »
Ah, bem lembrado o do travessão. :ok: E eu não sabia dessa dos colchetes. Sempre usava parênteses.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2009, 18:26:33 »
se não estou enganado, o travessão também é usado pra fazer citações, nesse caso elas devem ser longas, tomando um parágrafo,por exemplo.

Já o travessão eu costumo usar ...
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2009, 18:28:54 »
Eu encontrei uma apostila legal da nova ortografia. Se você quiser, siga o link abaixo:

http://www.4shared.com/file/80467620/3da208ff/Guia_da_Nova_Ortografia_da_Lngua_Portuguesa_-_Vlida_a_partir_de_01-01-2009.html?s=1

Atualmente meu maior inimígo é o hífen.

Não sei onde vai e onde não vai, com essa mudança ortográfica.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2009, 13:35:47 »
se não estou enganado, o travessão também é usado pra fazer citações, nesse caso elas devem ser longas, tomando um parágrafo,por exemplo.

Para citações longas - mais de 3 linhas - deve-se abrir um novo parágrafo, com margem esquerda recuada em 3 cm (ou 4 cm - se não me engano), sem necessidade de aspas, com espaçamento simples e letra menor que a do corpo do texto.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2009, 16:35:15 »
O travessão também é usado para fazer citações longa; conforme o site abaixo:

Aspas ou travessão?

Aspas e travessão são usados para indicar declaração textual de alguém. As aspas são usadas quando a declaração está inserida no meio de um parágrafo. O uso do travessão ocorre quando a declaração inicia e toma o parágrafo inteiro ou a maior parte dele. Deve-se preferir o uso de travessão quando a declaração é composta por mais de uma frase, e de aspas quando a declaração não se constitui em uma frase completa.

Exemplo de uso de aspas:

O jornal paraense O Liberal registrou a convocação do ministro para que as forças produtivas da sociedade, governos estaduais e prefeituras invistam recursos no desenvolvimento da ciência e tecnologia: "precisamos de muitos recursos e não pode ser só da União; tem de ser dos estados, de algumas prefeituras e do empresariado", conclamou Amaral.

Exemplo de uso de travessão:

— É um fato que diversos serviços avançados ainda não podem ser realizados a contento aqui no Brasil pela indisponibilidade de canais de alta velocidade nem de mecanismos de tráfego que dê uma maior prioridade a aplicações especiais, como videoconferência e outras. O que queremos é ter uma idéia de quais aplicações não estão sendo usadas ou são usadas com pouca freqüência devido às limitações em termos de largura de banda e/ou reserva de recursos da RNP — explica o coordenador do GT, professor José Augusto Suruagy.

Para citação de textos de documentos, leis, artigos, notícias etc., são usadas aspas.

Obs.: O boletim impresso RNP Notícias não usa travessão para declarações, apenas aspas.

http://www.rnp.br/guia/estilo/aspas.html

Para citações longas

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2009, 12:04:20 »
Quando usar s, ss, c e ç?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2009, 13:16:46 »
decore as palavras e não precisará saber as régras! :P

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2009, 13:32:18 »

Que pergunta elementar! Qualquer criansa ssabe diço.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2009, 14:13:38 »
Também achei um probrema bem infamtil.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2009, 15:33:12 »
Vou dizer mais ou menos o que eu lembro.

Se o s tiver entre duas vogais ele tem som de z, ex: casa. Se a palavra não tiver som de z, e sim de s, e tiver no meio de duas vogais então vai dois ss*, ex: pressa. Se o s tiver depois de uma consoante ele fica com som de s mesmo, aí vai só um s. Ce e Ci nunca tem cedilha.

*Fabi, mas e o c? O c tem outras regras: Ca tem som de Ka=>casa, Ce tem som de Ce mesmo =>ceder, Ci tem som de Ci também=> ciranda. Co tem som de ko=>coisa, e cu tem som de kú mesmo. Aí quando o C não tiver som de ce aí vai s, se a palavra tiver a pronuncia s, ex: disso => vai dois ss porque se fosse um s só ficaria com som de z, e não vai c porque co tem som de ko.

Quando o c fica entre duas vogais (exceto ce e ci), ele sempre tem som de k, mas se for precedido por uma consoante, ele tem som de c => concerto. O cedilha é quando a palavra tiver som de ss, e for um c precedido por uma vogal => criação.

Não são todas as regras e nem todas as excessões. Ainda tem as regras do sc e xc.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2009, 15:46:31 »
É, isso eu lembro hehe. RR e SS, quando com seus respectivos sons, sempre aparecem entre vogais. Ce e Ci nunca têm cedilha e tal.

Mas por que exceção e não excessão? Por que solicitar e não solissitar e etc? Por que estender e não extender? Pode até ser simples, mas eu não sei responder. :lol:

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2010, 23:34:24 »
Eu sempre escrevo à parte todas as possibilidades: Exemplo --> assoviar, assuviar, assobiar...     

Depois, fica fácil reconhecer qual é a certa, olhando pra todas. Não sei exatamente por que isso acontece, mas acho que o fato de já termos lido a palavra antes muito mais vezes de maneira certa do que de maneira errada (em livros, revistas, etc.) faz com que elas nos causem impressões diferentes. Não é perfeito, mas até que é eficiente.

É claro que não dá certo com palavras que são escritas de maneira errada frequentemente. Então, quando for à feira, não olhe em hipótese alguma para as plaquetas de preço.    :no:

Eu também uso esse "método da estética" com sinais de pontuação, mas é mais complicado e menos eficiente. 

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2010, 23:38:14 »
Quando estou em dúvida vou no Google.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2010, 23:40:22 »
Vc dizer isso me lembrou uma pesquisa que fiz hoje:

Digitei "volitividade" e a resposta veio  ---> você quis dizer: "seletividade"...    :?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2010, 23:43:02 »
Volitividade? O que diabos é voli... ah, deixa pra lá, vou olhar no Google! :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2010, 00:01:09 »
Eu sempre escrevo à parte todas as possibilidades: Exemplo --> assoviar, assuviar, assobiar...     

Depois, fica fácil reconhecer qual é a certa, olhando pra todas. Não sei exatamente por que isso acontece, mas acho que o fato de já termos lido a palavra antes muito mais vezes de maneira certa do que de maneira errada (em livros, revistas, etc.) faz com que elas nos causem impressões diferentes. Não é perfeito, mas até que é eficiente.

É claro que não dá certo com palavras que são escritas de maneira errada frequentemente. Então, quando for à feira, não olhe em hipótese alguma para as plaquetas de preço.    :no:

Eu também uso esse "método da estética" com sinais de pontuação, mas é mais complicado e menos eficiente. 

Em um dado momento da evolução da linguagem, fica difícil afirmar o que é "certo" e o que é "errado" em termos de escrita devido à diversificação imposta pelo uso popular. O seu exemplo é visceral, pois que em minha cidade o 'assoviar' e o 'assobiar' são amplamente utilizados.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!