Navegando por sites religiosos e lendo as conversas de seus participantes é possível ver cada absurdo. Dá a impressão que vivem em outro mundo e que as leis naturais lá onde vivem são diferentes das nossas. O mais interessante é que afirmam as maiores bobagens do mundo como se aquilo fosse a verdade incontestável. E os outros desenvolvem a discussão de maneiras curiosas. Dá até pra acreditar que nós vivemos dentro do matrix e eles já tomaram a pílula vermelha.
É literalmente o samba do crioulo doido. Pra ilustrar, segue uma adaptação de uma típica conversa entre os mais fanáticos. Tentei usar aqui os arg(h)umentos mais comuns entre os crentes.
Trata-se de um diálogo entre um crente que questiona pois ainda não se convenceu completamente de seu credo (muito comum nestes sites) e um espertinho metido a sábio que acha que tem resposta pra tudo (mais comum ainda) .
Quase sempre os crentes que tem dúvidas e participam destas conversas, não admitem a dúvida (talvez por medo de algum castigo divino), e dizem que já sabem a resposta, mas querem ver o que os outros pensam.
Vamos lá:
Crente em dúvida: Pra mim está muito claro tudo que está escrito, mas tem algumas pequenas questões que eu ainda não consegui entender direito. Procuro alguém que possa me orientar.
Sábio: Procurou a pessoa certa. Pergunte o que quiser que eu vou te mostrar a luz.
Crente: Bem, não entendo como a vovó passou tanto tempo dentro da barriga do lobo e não morreu asfixiada.
Sábio: Não dá pra gente falar em tempo. Em nenhum momento é citado quanto tempo a vovó passou dentro do lobo. Toda a ação pode ter se passado em questão de segundos, por isso ela saiu viva de lá.
Crente: Entendi. Quer dizer que entre o lobo engolir a vovó, vestir a roupa dela, esperar pela menina, conversar com ela, chegar o lenhador, matar o lobo e cortar a barriga dele se passaram apenas alguns segundos, é isso?
Sábio: Sim. Não podemos precisar quanto tempo, mas é perfeitamente possível.
Crente: Outra coisa que me incomoda é o fato de o lobo ter engolido a vovó de uma só vez. Sabemos que os lobos têm que mastigar para depois engolir...
Sábio: Nem todos. Existem muitos lobos que não mastigam, mas engolem sua presa de uma única vez. Isto já foi provado e exaustivamente evidenciado.
Crente: Não conheço nenhum caso em que isto tenha ocorrido.
Sábio: Existem vários relatos de lobos que fazem isto. Certa vez no Egito, há muito tempo, cerca de 250.000 pessoas presenciaram um lobo engolindo uma mulher. O vizinho do meu cunhado por exemplo, conhece um senhor que já foi engolido e vomitado por um lobo 3 vezes.
Crente: Incrível! Isto explica tudo!
Sábio: Está escrito.
Crente: Mas, e se a vovó fosse mastigada e o lobo...
Sábio: (interrompendo o crente) Você precisa ter mais fé e acreditar no que está escrito meu amigo. Leia nas entrelinhas. Vai encontrar a verdade. De qualquer maneira existe um método de estudo, o armarismo, que diz que isso é tudo alegórico e deve ser interpretado. Na verdade, de acordo com o método, o lobo não teria engolido a vovó, mas sim a amarrado e a escondido no armário enquanto esperava pela menina.
Crente: Hum, mas aí a história não perde um pouco do sentido?
Sábio: Não se soubermos como interpretá-la e principalmente se tivermos fé!
Crente: Agora está claro. Outra coisa. Está escrito que a menina tem uma longa conversa com o lobo. Como isso é possível já que os lobos não falam?
Sábio: Todo mundo sabe que já houve na terra muitos lobos falantes, isto foi constatado de forma irrefutável. Na época em que o livro foi escrito praticamente todos os lobos falavam com as pessoas.
Crente: Como assim, de forma irrefutável?
Sábio: A ciência já não comprovou a existência de aves que falam, como os papagaios e as araras. Por que com os lobos haveria de ser diferente? Vejo que você não tem fé. Quantas dúvidas!!!
Crente: É que já ouvi algumas pessoas dizerem que o livro foi escrito apenas para ser uma estória infantil e que nada do que está escrito aconteceu. Falam sobre o fato de que não é possível que já tenham existido lobos falantes pois já foi provado cientificamente que estes não possuem a língua articulada.
Sábio: São todos uns tolos! Como podem dizer que não há lobos falantes se nunca viram um? Diga a eles que provem que não há lobos que falam!
Crente: Tem razão...
Sábio: E digo mais: como ousam contestar a veracidade do que está escrito? Me diga uma coisa, se tudo isto fosse mentira como você explicaria o fato de que ainda hoje existem lenhadores?
Crente: Nossa!!! Não havia pensado nisso! Tenho pena dos que não acreditam.
Sábio: Tenha cuidado com suas dúvidas. Saiba que a mulher que foi devorada pelo lobo no Egito havia declarado que não acreditava em nada do que estava escrito. E aquele senhor que foi engolido 3 vezes, só teve paz quando passou ter fé.
Crente: Mas eu acredito, tenho muita fé. Sempre acreditei. Só queria entender melhor algumas questões.
Sábio: Está bem meu amigo. Agora vá e passe adiante tudo que aprendeu.
Crente: Obrigado, agora posso dizer que tudo está claro. Como pude não enxergar...