Autor Tópico: Papo de crente  (Lida 929 vezes)

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
  • Não creio nem em mim mesmo...
Papo de crente
« Online: 25 de Junho de 2009, 21:14:10 »
Navegando por sites religiosos e lendo as conversas de seus participantes é possível ver cada absurdo. Dá a impressão que vivem em outro mundo e que as leis naturais lá onde vivem são diferentes das nossas. O mais interessante é que afirmam as maiores bobagens do mundo como se aquilo fosse a verdade incontestável. E os outros desenvolvem a discussão de maneiras curiosas. Dá até pra acreditar que nós vivemos dentro do matrix e eles já tomaram a pílula vermelha.

É literalmente o samba do crioulo doido. Pra ilustrar, segue uma adaptação de uma típica conversa entre os mais fanáticos. Tentei usar aqui os arg(h)umentos mais comuns entre os crentes.

Trata-se de um diálogo entre um crente que questiona pois ainda não se convenceu completamente de seu credo (muito comum nestes sites) e um espertinho metido a sábio que acha que tem resposta pra tudo (mais comum ainda) .

Quase sempre os crentes que tem dúvidas e participam destas conversas, não admitem a dúvida (talvez por medo de algum castigo divino), e dizem que já sabem a resposta, mas querem ver o que os outros pensam.

Vamos lá:

Crente em dúvida: Pra mim está muito claro tudo que está escrito, mas tem algumas pequenas questões que eu ainda não consegui entender direito. Procuro alguém que possa me orientar.

Sábio: Procurou a pessoa certa. Pergunte o que quiser que eu vou te mostrar a luz.

Crente: Bem, não entendo como a vovó passou tanto tempo dentro da barriga do lobo e não morreu asfixiada.

Sábio: Não dá pra gente falar em tempo. Em nenhum momento é citado quanto tempo a vovó passou dentro do lobo. Toda a ação pode ter se passado em questão de segundos, por isso ela saiu viva de lá.

Crente: Entendi. Quer dizer que entre o lobo engolir a vovó, vestir a roupa dela, esperar pela menina, conversar com ela, chegar  o lenhador, matar o lobo e cortar a barriga dele se passaram apenas alguns segundos, é isso?

Sábio: Sim. Não podemos precisar quanto tempo, mas é perfeitamente possível.

Crente: Outra coisa que me incomoda é o fato de o lobo ter engolido a vovó de uma só vez. Sabemos que os lobos têm que mastigar para depois engolir...

Sábio: Nem todos. Existem muitos lobos que não mastigam, mas engolem sua presa de uma única vez. Isto já foi provado e exaustivamente evidenciado.

Crente: Não conheço nenhum caso em que isto tenha ocorrido.

Sábio: Existem vários relatos de lobos que fazem isto. Certa vez no Egito, há muito tempo, cerca de 250.000 pessoas presenciaram um lobo engolindo uma mulher. O vizinho do meu cunhado por exemplo, conhece um senhor que já foi engolido e vomitado por um lobo 3 vezes.

Crente: Incrível! Isto explica tudo!

Sábio: Está escrito.

Crente: Mas, e se a vovó fosse mastigada e o lobo...

Sábio: (interrompendo o crente) Você precisa ter mais fé e acreditar no que está escrito meu amigo. Leia nas entrelinhas. Vai encontrar a verdade. De qualquer maneira existe um método de estudo, o armarismo, que diz que isso é tudo alegórico e deve ser interpretado. Na verdade, de acordo com o método, o lobo não teria engolido a vovó, mas sim a amarrado e a escondido no armário enquanto esperava pela menina.

Crente: Hum, mas aí a história não perde um pouco do sentido?

Sábio: Não se soubermos como interpretá-la e principalmente se tivermos fé!

Crente: Agora está claro. Outra coisa. Está escrito que a menina tem uma longa conversa com o lobo. Como isso é possível já que os lobos não falam?

Sábio: Todo mundo sabe que já houve na terra muitos lobos falantes, isto foi constatado de forma irrefutável. Na época em que o livro foi escrito praticamente todos os lobos falavam com as pessoas.

Crente: Como assim, de forma irrefutável?

Sábio: A ciência já não comprovou a existência de aves que falam, como os papagaios e as araras. Por que com os lobos haveria de ser diferente? Vejo que você não tem fé. Quantas dúvidas!!!

Crente: É que já ouvi algumas pessoas dizerem que o livro foi escrito apenas para ser uma estória infantil e que nada do que está escrito aconteceu. Falam sobre o fato de que não é possível que já tenham existido lobos falantes pois já foi provado cientificamente que estes não possuem a língua articulada.

Sábio: São todos uns tolos! Como podem dizer que não há lobos falantes se nunca viram um? Diga a eles que provem que não há lobos que falam!

Crente: Tem razão...

Sábio: E digo mais: como ousam contestar a veracidade do que está escrito? Me diga uma coisa, se tudo isto fosse mentira como você explicaria o fato de que ainda hoje existem lenhadores?

Crente: Nossa!!! Não havia pensado nisso! Tenho pena dos que não acreditam.

Sábio: Tenha cuidado com suas dúvidas. Saiba que a mulher que foi devorada pelo lobo no Egito havia declarado que não acreditava em nada do que estava escrito. E aquele senhor que foi engolido 3 vezes, só teve paz quando passou ter fé.  

Crente: Mas eu acredito, tenho muita fé. Sempre acreditei. Só queria entender melhor algumas questões.

Sábio: Está bem meu amigo. Agora vá e passe adiante tudo que aprendeu.

Crente: Obrigado, agora posso dizer que tudo está claro. Como pude não enxergar...

« Última modificação: 26 de Junho de 2009, 10:58:32 por Ratzinger »
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Papo de crente
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2009, 13:20:06 »
Quando um crente tem dúvida, ele não quer encontrar a verdade, o que ele quer é encontrar uma resposta convincente.
Daí ele fica feliz e não investiga mais.

Acho que isto acontece com todo mundo, mas parece ser mais grave quando se trata de religião.

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2009, 14:02:18 »
Uma frase que ilustra bem isto:

"Fé é não querer saber o que é a verdade"
"A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume" Mao Tse-Tung
“Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” Millor

Offline Ratzinger

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2009, 06:13:29 »
Olá Fernando.
Vi que você postou o texto no "Religião é veneno". Achei bem legal que o pessoal comentou bastante por lá.

Valeu!!!  :ok:

Abraço!

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2009, 17:32:10 »
Lembro de uma vez num desses foruns, ter visto o post de alguém que dizia que o pai estava morre não morre. Todos começaram a postar mensagens de encorajamento, dizendo que nosso Deus é grande e o milagre já estava feito, em nome de Cuscuz. Então o cara morreu, e todo mudo mudou o tom, dizendo que era a vontade de Deus e que não podemos entender seus intentos. Tragicômico.

O fato de que acharem que há explicação pra qualquer dificuldade que sua crença encontre, os torna máquinas de racionalização, quase zumbis, perdidos num mundo onde vale tudo, desde que se use um pouco de imaginação. Quando alguém parte para interpretar a realidade com verdades já estabelecidas, fica assim, não dá nem pra conversar. E ainda dizem que a religião é inofensiva.

O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!