Tive uma educação religiosa católica relativamente severa. Meus pais e meus avós eram católicos praticantes. Fui às missas todos os domingos até meus 14 anos. Estudei em colégio de freiras até os 17.
Sempre tive dúvidas, desde muito pequeno, mas de acordo com o que dizia a minha mãe eu não devia questionar. Tinha, então medo das dúvidas e, quando elas me ocorriam, eu pedia perdão por tê-las. Acho que isto é um sentimento comum nos crentes.
Comecei a pensar por mim mesmo aos 16 quando lia uma reportagem sobre deuses da mitologia antiga, me lembro perfeitamente. Pensei: Se isto tudo me soa absurdo. por que eu acredito em coisas semelhantes e igualmente absurdas. À partir daí segui um longo caminho me desvencilhando desta sujeira que é a religião. Quanto mais eu buscava, mais isto ficava claro pra mim.
Não foi fácil, levaram alguns anos até que eu conseguisse ficar totalmente livre. Era comum ter pensamentos de culpa e medo durante esta fase de transição.
Hoje eu tenho três filhos e tenho a opinião de que não se deve passar qualquer tipo de ensinamento religioso a eles. Tive uma experiência tão ruim em minha infância/adolescência que acho que às crianças nada deve ser dito. Nem que sim nem que não. Deixem eles que descubram o que querem quando tiverem idade suficiente para isto. Aí se decidirem ser religiosos a escolha foi deles, mas não imposta por alguém.
Tenho discussões ásperas com minha mãe quando ela tenta falar em bíblia, deus ou em JC com as crianças. Na minha opinião não deviam sequer saber da existência destas coisa. Afinal, você ensina política a uma criança? Tenta lhe convencer a ser de direita ou esquerda desde cedo? Acho que tentar passar-lhes qualquer conhecimento religioso é tão prejudicial à formação de seu caráter quanto tentar convencer uma criança a ser comunista.
Claro que já ouvi muitas barbaridades de pessoas crentes, mas sempre mantive firme minha opinião. O mais comum é ouvir que as crianças precisam aprender a seguir regras senão poderão ser bandidos, marginais, blá blá blá...
Ora, temos leis pra isso não? A própria sociedade nos ensina isto. Além disso, não é necessário que eu tenha religião para poder ter moral e caráter.