Autor Tópico: Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil na África  (Lida 2057 vezes)

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil na África
« Online: 01 de Julho de 2009, 23:30:29 »
Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil na África

A comemoração do Brasil pelo título da Copa das Confederações, na África do Sul, e o comportamento dos jogadores após a vitória sobre os Estados Unidos causaram polêmica na Europa. A queixa é de que a seleção estaria usando o futebol como palco para a religião. A Fifa confirmou à Agência Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.

Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção brasileira fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.

Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes da Europa. Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir o Brasil.

"A religião não tem lugar no futebol", afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi "exagerada". "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora", disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca. À Agência Estado, a entidade confirmou que espera que a Fifa tome "providências" e que busca apoio de outras associações.

As regras da Fifa de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo. A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a Fifa não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa do Mundo de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas.

A Fifa mostrou seu desagrado na época. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está "monitorando" a situação. E confirma que "alertou a CBF sobre os procedimentos relevantes sobre o assunto". A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo.

http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-fifa-repreende-comemoracao-religiosa-brasil-01072009-25.html
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil na África
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2009, 08:39:39 »
Eu acho cômico. É como se o deus deles estivesse preocupado com um jogo de futebol. Esse deus precisaria rever suas prioridades, e com urgência. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2009, 08:54:42 »
Eu acho trágico. Por que só nós estamos fazendo isso?
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2009, 09:23:46 »
Promover uma religiao usando o esporte é algo bizarro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2009, 09:34:41 »
Eu acho embaraçoso. Ao contrário do Brasil e dos EUA, em muitos paises ocidentais é considerado deselegante ficar
exibindo assim sua religiao.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2009, 10:31:37 »
Eu acho feio demais, ainda mais com o Cacá envolvido com a Renascer, que já não é boa referência há muito tempo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2009, 11:03:37 »
Eu acho um atestado de baixa cultura e desrespeito as normas estabelecidas...Embaraçoso é a palavra.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2009, 15:46:15 »
Mas mostra que alguma coisa estranha tá acontecendo nesse país. Onde moro, aos domingos, caravanas de zumbis levam suas famílias e bíblias pras igrejas mais engraçadas e inacreditaveis, e cada vez mais mulheres usam aqueles vestidos grotescos, a burca evangélica. Ou alguma coisa acontece para mudar esse tendencia ou não sei não, vai dar merda.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2009, 16:37:38 »
Acho a situação - expressão pessoal da fé em eventos populares não religiosos - complicada. Até mesmo a regulação por parte da FIFA pode passar por um ato restritivo à liberdade religiosa pessoal, o que não reflete a realidade e o desejo da entidade (mas seria um grande apelo para organizações religiosas fanáticas). O grande problema é que este é  o regulamento.  Fica embaraçoso para a FIFA, uma verdadeira saia justa, ainda mais por ser o Brasil o país a ser repreendido.  A idéia da FIFA está perfeita na minha visão : não se deve associar o esporte a quaisquer religiões. Uma solução moderada e recomendação mais direta acabarão sendo tomadas para evitar constrangimentos e situações problemáticas ou vexatórias.   
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2009, 17:05:54 »
Mas mostra que alguma coisa estranha tá acontecendo nesse país. Onde moro, aos domingos, caravanas de zumbis levam suas famílias e bíblias pras igrejas mais engraçadas e inacreditaveis, e cada vez mais mulheres usam aqueles vestidos grotescos, a burca evangélica. Ou alguma coisa acontece para mudar esse tendencia ou não sei não, vai dar merda.

Tipo o que?

Um Estado teocratico?

:medo:

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2009, 17:14:20 »
Eu acho embaraçoso. Ao contrário do Brasil e dos EUA, em muitos paises ocidentais é considerado deselegante ficar
exibindo assim sua religiao.

É extremamente deselegante!

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2009, 18:20:13 »
Eu nem sei se é caso para repreensão, querem passar vergonha, que passem; mas é uma atitude ridícula mesmo a deste sujeitos (Kaká e bando). Engraçado é o bosta do Lúcio, um dos jogadores mais sebosos e marrentos da trupe, dando uma de cordeirinho de jesus depois do jogo.

Melhor que a repreensão seria se as torcidas adversárias começassem a ironizar esta atitude ( e acho que a qualquer momento vão acabar fazendo), tipo: o Brasil tomando um sarrafo da França e os torcedores franceses puxando uma musiquinha pedindo para que o Kaká rezasse pela ajudinha do além. Apesar de que eu acho que é isso que a FIFA muito justamente quer evitar: porradaria religiosa... mas que eu ia morrer de rir eu ia.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2009, 10:03:57 »
Ridículo e embaraçoso mesmo, eu quando vi aquela palhaçada fiquei incomodado. O que esses carolinhas de plantão tem que lembrar é que bem ou mal estão ali representando o Brasil. OK, não é um guerra nem conferência da ONU, mas a seleção não deixa de ser uma forma de representar o Brasil.

Se o cara quer depois se ajoelhar para agradecer seu amiguinho imaginário por ajudá-lo a ganhar um jogo de futebol (aliás, deus provavelmente está muito ocioso e odeia os americanos), tudo bem, mas que o faça em casa ou no culto. Mas fazer isso da forma que foi feito é sim constrangedor para a imagem do Brasil, e para os brasileiros que são ateus e até mesmo professam outras religiões.

Observando o Kaká, dá para constatar que dinheiro e sucesso não vem realmente acompanhados de bom senso... é uma lição de como a religião cega as pessoas, depois de toda a safadeza dos pastores de Renascer revelada, é como se nada tivesse acontecido.
"Deus prefere os ateus"

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2009, 10:12:05 »
Sem contar que em alguns países qualquer ato, por menor que seja, pode desencadear uma onda de violência.

Por exemplo na Irlanda.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2009, 10:37:25 »
Quando tudo explodir me chamem, que darei risada.
Não deseje.

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #15 Online: 04 de Julho de 2009, 16:27:08 »
Acho engraçado quando eles dizem que são humildes e ao mesmo tempo falam que deus olha pela vitória do time deles seja aonde for, é o cúmulo da arrogância e vaidade no meu ponto de vista, achar que o deus todo poderoso vai estar prestando atenção em joguinho de futebol num planetinha esquecido na periferia da via lactea.
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos

Offline batman

• Nível 01
  • *
  • LIVRE PARA PENSAR
« Resposta #16 Online: 04 de Julho de 2009, 21:05:56 »
Eu troco de canal toda vez que um jogador vai dar entrevista é sempre o mesmo blábláblá, deus isso jesus aquilo ha é patético o cara compensa sua falta de domínio sobre a língua(quase todos) e utilizam esses chavões religiosos, acredito que a maioria nem leva isso muito a sério é apenas um subterfúgio que utilizam para disfarçar a dificuldade que eles possuem para se expressar. No caso da seleção brasileira acredito que os líderes dessas iniciativas sejam o Lúcio eo Kaká aparentemente os mais fervorosos. Mas tudo bem isso ñ vai mudar mesmo a única coisa que faço é trocar de canal nesses momentos como demonstração de minha reprovação. Vlw ae pessoal sou novo no fórum e posto muito pouco, prefiro acompanhar os comentários que são muito bons na maioria das vezes.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2009, 21:16:07 »
Eu acho que é bullshit, ninguém reclama da medalhinha do Goicochea, desde que os jogadores não o façam obrigados eu não vejo problema algum em orar depois do jogo.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2009, 21:25:49 »
Estou estranhando essa notícia. Na copa de 2002, os jogadores da Arábia Saudita sempre se curvavam para louvar a Alá quando faziam um gol. Nessa Copa das Confederações um jogador do Egito fez a mesma coisa. E não vi nenhum comentário a respeito.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #19 Online: 05 de Julho de 2009, 10:56:32 »
Estou estranhando essa notícia. Na copa de 2002, os jogadores da Arábia Saudita sempre se curvavam para louvar a Alá quando faziam um gol. Nessa Copa das Confederações um jogador do Egito fez a mesma coisa. E não vi nenhum comentário a respeito.
Por que alá não entende nada de futebol. Bom mesmo é Javé.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Julho de 2009, 11:12:09 »
Acho que o problema é mais o exagero. A FIFA não vai proibir o cara de agradecer a Alá, Shiva, Javé ou qualquer outro amigo imaginário quando faz um gol. Se o cara faz um gol e faz o sinal da cruz, ou vira de bunda pra cima na direção de Meca, OK.

Agora, aquela babaquice de um camisa escrita "I belong to Jesus", fazer roda, ajoelhar e rezar no meio do campo, passa dos limites. Qual é o próximo passo? Celebrar o culto?

E ninguém fala nada no Brasil porque é coisa de cristão, queria ver se nas camisas estivesse escrito "I belong to Exu/Iemanjá/Oxalá ou coisa parecida" :D e os jogadores depois do jogo começassem a bater atabaques e fumar charutos se teria tanta tolerância...

Ou melhor ainda, se nas camisas estivesse escrito "deus porra nenhuma, ganhamos essa merda foi com nosso esforço mesmo" :hihi:. Aliás, se as comemorações deste estilo pegarem, fica aí a sugestão para a ATEA, muito melhor do que recadinhos em ônibus. Difícil vai ser achar jogador de futebol ateu :D.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #21 Online: 05 de Julho de 2009, 12:23:24 »
Acho que o problema é mais o exagero. A FIFA não vai proibir o cara de agradecer a Alá, Shiva, Javé ou qualquer outro amigo imaginário quando faz um gol. Se o cara faz um gol e faz o sinal da cruz, ou vira de bunda pra cima na direção de Meca, OK.

Agora, aquela babaquice de um camisa escrita "I belong to Jesus", fazer roda, ajoelhar e rezar no meio do campo, passa dos limites. Qual é o próximo passo? Celebrar o culto?

E ninguém fala nada no Brasil porque é coisa de cristão, queria ver se nas camisas estivesse escrito "I belong to Exu/Iemanjá/Oxalá ou coisa parecida" :D e os jogadores depois do jogo começassem a bater atabaques e fumar charutos se teria tanta tolerância...

Ou melhor ainda, se nas camisas estivesse escrito "deus porra nenhuma, ganhamos essa merda foi com nosso esforço mesmo" :hihi:. Aliás, se as comemorações deste estilo pegarem, fica aí a sugestão para a ATEA, muito melhor do que recadinhos em ônibus. Difícil vai ser achar jogador de futebol ateu :D.

Exatamente, o problema foi o exagero, aquilo de ajoelhar de mãos dadas é demais mesmo. Gostaria de ver o pessoal  com essas outras camisetas se haveria a mesma tolerância.

Céticos

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Julho de 2009, 14:05:40 »
Ufa! Pensei que só eu havia achado ridícula a postura religiosa do Brasil na final da copa das confederações. :no: Isso sem mencionar o fato de que fica parecendo que estamos mandando a mensagem preconceituosa de que 'somos os escolhidos de deus, a nação eleita, a religião correta e que se danem vocês e seus deuses falsos... afinal, ganhamos e vocês perderam. Onde está o deus de vocês agora?'. É um comportamento tosco e embaraçoso para os demais times/seleções. E quanto ao Kacá... Coitado, é só mais um idiota sendo sugado por um casal que já demonstrou o quanto é desonesto e usa a religião como meio de enriquecer... e mesmo assim ele continua dando dinheiro ao império dos Hernandes. Coitado. :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #23 Online: 05 de Julho de 2009, 14:15:13 »
Ufa! Pensei que só eu havia achado ridícula a postura religiosa do Brasil na final da copa das confederações. :no: Isso sem mencionar o fato de que fica parecendo que estamos mandando a mensagem preconceituosa de que 'somos os escolhidos de deus, a nação eleita, a religião correta e que se danem vocês e seus deuses falsos...

Pior, faz os outros pensarem que somos todos um bando de crentes. ;)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Julho de 2009, 15:18:06 »
Como se já não bastassem todos os nossos defeitos, ainda por cima somos carolas :umm:...
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!