Galerinha, digam aí quem é o maior picareta religioso de todos os tempos. Coloquei aí uma pequena lista. Sei que existem inúmeros outros.Mas se fosse colocar na lista, por exemplo, todos os evangélicos que podem concorrer ao título, ficaríamos o dia todo lendo a lista sem saber quem escolher.
Tem uns mais famosos. Se lembrarem de algum outro de muita evidência que eu tenha esquecido, citem pra ser colocado na lista.
Por favor justifiquem o voto.
Eu particularmente voto no Rivail. Seria natural votar em Jesus, mas embora o cristianismo seja a farsa mais bem sucedida da humanidade até hoje, não acho que JC teve muito a ver com isto. Ele era um candidato a profeta qualquer como inúmeros contemporâneos dele (isso se é que existiu de fato). Teve apenas a sorte de o seu movimento ter continuado por algum tempo e depois ter sido adotado como religião oficial pelo império romano. Portanto não acho que tenha sido um picareta assim tão mal intencionado. Ele não tinha a mínima noção da farsa que seria construída sobre o seu personagem.
Quanto ao Rivail, este sim, é um picareta de marca maior. Tinha a intenção clara de sustentar o puro charlatanismo e ainda enganou ( e engana até hoje ) um monte de gente inocente (ou que se fazem de inoicentes) dizendo que aquilo é ciência.
Se olharmos bem para o que ele escreveu com bastante atenção podemos até dizer que ele era um visionário. Embora o R.P.G. só viesse a ser criado em 1974, ele antecipou isto em 110 anos. Dêem uma olhada no livro dele. Aquilo é o mais puro R.P.G. E de boa qualidade. O melhor de tudo é que tem um montão de gente jogando aquilo sem perceber. O cara era um gênio.