Autor Tópico: Falar palavrão pode aliviar dor física  (Lida 1567 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Falar palavrão pode aliviar dor física
« Online: 14 de Julho de 2009, 02:47:58 »
Falar palavrão pode aliviar dor física, diz estudo

Falar palavrões pode ajudar a diminuir a sensação de dor física, segundo um estudo da Escola de Psicologia da Universidade de Keele, na Inglaterra, publicado pela revista especializada NeuroReport.

No estudo, liderado pelo psicólogo Richard Stephens, 64 voluntários colocaram suas mãos em baldes de água cheios de gelo, enquanto falavam um palavrão escolhido por eles.

Em seguida, os mesmos voluntários deveriam repetir a experiência, mas em vez de dizer palavrões, deveriam escolher uma palavra normalmente usada para descrever uma mesa.

Enquanto falavam palavrões, os voluntários suportaram a dor por 40 segundos a mais, em média. Seu relato também demonstrou que eles sentiram menos dor enquanto falavam palavrões.

O batimento cardíaco dos voluntários também foi medido durante a experiência e se mostrou mais acelerado quando eles falavam palavrões.

Os cientistas acreditam que o aumento do ritmo de batimentos cardíacos pode indicar um aumento da agressividade, que, por sua vez, diminuiria a sensação de dor.

Para os cientistas, no passado isso teria sido útil para que nossos ancestrais, em situação de risco, suportassem mais a dor para fugir ou lutar contra um possível agressor.

O que está claro é que falar palavrões provoca não apenas uma resposta emocional, mas também uma resposta física, o que pode explicar por que a prática de falar palavrões existe há séculos e persiste até hoje, afirma o estudo.

"(A prática de) Falar palavrões existe há séculos e é quase um fenômeno linguístico humano universal", diz Stephens.

"Ela mexe com o centro emocional do cérebro e parece crescer no lado direito do cérebro, enquanto que a maior parte da produção linguística ocorre do lado esquerdo. Nossa pesquisa mostra uma razão potencial para o surgimento dos palavrões, e porque eles persistem até hoje."

Um estudo anterior, da Universidade de Norwich, mostrou que o uso de palavrões ajuda a diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090713_palavroesestudo_ba.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Falar palavrão pode aliviar dor física
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2009, 14:20:03 »
Não que 'falar palavrão' amenize dor alguma, na minha opinião. Apenas te dá mais adrenalina, e com ela vc suporta a dor por mais tempo. A dor continua a mesma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2009, 14:20:53 »
P*** que P****, eu não acredito nessa P***$%@!#$....  :z:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2009, 00:14:05 »
Me lembrei agora daquele texto sobre o poder libertário do palavrão.  :hihi:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2009, 10:22:01 »
Os cientistas acreditam que o aumento do ritmo de batimentos cardíacos pode indicar um aumento da agressividade, que, por sua vez, diminuiria a sensação de dor.

:desconfiado: sei...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2009, 18:53:07 »
Alivia o c%&@*$o!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2009, 08:36:05 »
Quando a gente leva uma topada de arrancar o chaboque do dedão, o que é que vem em seguida...? (hehehe)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2009, 10:43:12 »
Quando a gente leva uma topada de arrancar o chaboque do dedão, o que é que vem em seguida...? (hehehe)

PQP!  :vergonha: :hihi:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2009, 23:12:28 »
Um “pqp, vai tomar no o$*&?%c, etc...”  na hora da raiva é uma bela válvula de escape, mas se ameniza a dor tenho as minhas dúvidas....

Alguém poderia fazer uma experiência.... Se possível grave um vídeo da experiência para postar aqui...
Sugiro que acertem a mão com um objeto pesado, uns 5 quilos ta beleza.... em seguida comecem a vomitar palavrões.... depois é só descrever se houve uma diminuição da dor.
Algum candidato?  ::)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2009, 07:54:44 »
na hora da raiva é uma bela válvula de escape, mas se ameniza a dor tenho as minhas dúvidas...
Acho que isto é simples: A adrenalina sobe melhor quando falamos um palavrão, assim como a usamos quando com raiva. A adrenalina sobe e ameniza o sentimento de dor, mas a dor continua mesma. Acho que é isto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Falar palavrão pode aliviar dor física
« Resposta #10 Online: 05 de Março de 2013, 19:43:09 »

http://youarenotsosmart.com/2010/08/11/catharsis/

[...]

Bushman’s work also debunks the idea of redirecting your anger into exercise or something similar. He says it will only maintain your state or increase your arousal level, and afterward you may be even more aggressive than if you had cooled off.

Still, cooling off is not the same thing as not dealing with your anger at all. Bushman suggests you delay your response, relax or distract yourself with an activity totally incompatible with aggression.

These results contradict any suggestion that hitting the punching bag would have beneficial effects because one might feel better after doing so (which is what advocates of catharsis often say). People did indeed enjoy hitting the punching bag, but this was related to more rather than less subsequent aggression toward a person…hitting a punching bag does not produce a cathartic effect: It increases rather than decreases subsequent aggression.

- Brad Bushman, Roy Baymeister and Angela Stack, from the study on catharsis

<a href="http://www.youtube.com/v/KJN-lLC7fwY&amp;feature=player_embedded" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/KJN-lLC7fwY&amp;feature=player_embedded</a>

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Março de 2013, 22:20:17 »
Passemos então a apenas recitar mantras de palavrões, em ritmo calmo, monástico e totalmente zen.  :lol:

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Março de 2013, 09:05:42 »
Alivia o c%&@*$o!

Ajuda ao seu "desempenho" em condições específicas menos racionais.... :vergonha:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Empasmacado

• Nível 00
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Março de 2013, 08:20:54 »
Eis a razão pela qual eu raramente sinto alguma dor!

:biglol:

É verdade sim!
As vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!