Autor Tópico: Documentos da FAB confirmam OVNIS no Pará  (Lida 1895 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Documentos da FAB confirmam OVNIS no Pará
« Online: 18 de Julho de 2009, 18:08:11 »
http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=52518

Documentos da Aeronáutica revelam a missão especial que filmou e fotografou aparições de óvnis no País e mostram como funcionava o departamento criado pelos militares para investigar os relatos sobre discos voadores.

Duas dezenas de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram envolvidos em uma missão sigilosa no meio da selva amazônica, no Pará, 30 anos atrás. Denominada Operação Prato, ela é a mais impressionante investigação de óvnis (objetos voadores não identificados) realizada pela Aeronáutica que se conhece. É uma espécie de caso Roswell brasileiro, com missões secretas, histórias e fenômenos sem explicação. Enquanto em Roswell, marco da ufologia mundial, os militares americanos primeiro admitiram a existência dos óvnis e depois negaram, os relatórios da FAB não deixam dúvidas: os oficiais do I Comando Aéreo Regional (Comar), em Belém, designados para a operação, que ocorreu nos quatro últimos meses de 1977, afirmam ter presenciado - mais de uma vez - UFOs cruzando o céu da Amazônia.

Detalhes da Operação Prato estão em relatórios sigilosos que acabam de ser liberados pelo governo federal para consulta no Arquivo Nacional, em Brasília. Desde o ano passado, estão vindo a público documentos, alguns guardados há mais de 50 anos. Todos os arquivos secretos de UFO estão sob responsabilidade da Casa Civil desde 2005. Há 1.300 folhas de um total estimado em 25 quilos de material, com descrições, croquis e fotos de óvnis referentes a três lotes de informações da FAB. Os dois primeiros contêm relatos dos anos 50 e 60. O último, aberto em maio e do qual faz parte a Operação Prato, cobre a década seguinte. No próximo mês, será a vez do acervo dos anos 80. ISTOE recriou em desenhos histórias contidas nos documentos.

Os arquivos também mostram que a Aeronáutica teve um departamento específico de estudos sobre UFOs entre 1969 e 1972. O Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani) funcionava nas instalações do IV Comar, em São Paulo. Composto por pesquisadores civis e autoridades militares, o Sioani saía à procura de casos pelo País. O material liberado revela com detalhes a doutrina desse departamento - além de cerca de 70 casos apurados, todos retratados com desenhos feitos pelos militares.

Entre o material disponível, a Operação Prato é considerada a mais intrigante. Das cerca de duas mil páginas de relatórios, 500 fotografias e 16 horas de filmagem documentadas pelos militares do I Comar, de Belém, apenas 200 páginas e 100 fotos tornaram-se públicas. Há relatos de 130 avistamentos por militares e civis. A missão, liderada pelo capitão da Aeronáutica Uyrangê Hollanda, tinha como objetivo investigar as ocorrências provocadas por um fenômeno batizado de chupachupa, que começou a ser relatado em 1976 por moradores da região oeste do Maranhão e se espalhou por Colares, a 80 quilômetros da capital paraense, como uma epidemia.

No total, 400 pessoas teriam sido atingidas por luzes que, segundo os depoimentos, lhes sugavam o sangue. Em um dos documentos oficiais, a médica Wellaide Cecim, que tinha 24 anos na época e atendeu a maioria dos pacientes, diz que os feridos apresentavam "paresia (amortecimento parcial do corpo), cefaleia, tonturas, tremor generalizado e queimaduras de primeiro grau, bem como marcas de pequenas perfurações". Para desmistificar o fenômeno, o capitão Uyrangê, junto com sua equipe, foi designado para colher depoimentos durante o dia e ficar em vigília à noite munido de máquinas fotográficas Nikon, com teleobjetivas de 300 mm a 1000 mm, filmadoras e gravadores.

Acabou, porém, registrando e presenciando o que até então acreditava ser ficção científica. "Meu irmão viu várias naves", contou à ISTOÉ Uyranê Soares de Hollanda Lima, referindo- se ao chefe da Operação Prato, que morreu em 1997. Comissário de bordo aposentado, Uyranê lembra bem de uma ligação feita por Uyrangê, no auge das investigações. "Ele me disse: 'Hoje, um disco voador ficou a 50 metros da minha cabeça. Era do tamanho do (avião) DC-10 que você voa. Filmei e fotografei tudo.'" Para os ufólogos, o termo disco voador faz referência a objetos de vários formatos e cores que não são aviões, executam diversos tipos de manobras e aparecem em locais variados.

Há diversas ocorrências documentadas. A de número 16 da pasta Registro de Observações de Óvni, por exemplo, detalha um avistamento feito pelos militares, que escrevem sobre um "corpo luminoso, emitindo lampejos azulados de intensidade" de cor "amarela (âmbar ou quartzo-iodo)" que percorria uma "trajetória de curva à direita, descendente e ascendente" a uma velocidade estimada de 800 km/h. Ele foi presenciado em Colares, às 19h do dia 1º de nov embro de 1977, pela equipe do I Coma r : "Além da luminosidade, o óvni apresentava um pequeno semicírculo avermelhado na parte superior. Sentido de deslocamento sudoeste/ nordeste. Ausência de ruído ou deslocamento de ar." Entre as informações liberadas sobre a Operação Prato, não há registro de contatos com ETs, tampouco explicação para o fenômeno do chupa-chupa.

Os arquivos, agora públicos, trazem depoimentos de civis, trocas de correspondências entre militares sobre óvnis, recortes de jornais da época e várias conversas entre pilotos e controladores de voos sobre estranhos fenômenos no espaço aéreo nacional: "Sierra Bravo Juliete, solicitaremos que... se possível, nos fornecesse toda a performance desse objeto luminoso e faremos uma gravação de vídeo, positivo?", comunica a torre de controle de Brasília, como mostra um relatório, a uma aeronave, em 6 de dezembro de 1978.

"Afirmativo, inclusive (a luminosidade) está agora a nossa direita, nos acompanhando, ela aumenta e diminui a intensidade... está... não é camada, não é nada... a gente vê que ela aumenta e diminui a intensidade", responde o piloto. Diante de fenômenos desconhecidos no céu, a FAB orienta os pilotos a preencher um formulário. Hoje, o sistema é informatizado, mas, até meados dos anos 70, o papel ficava em bases aéreas e aeroportos. Estima-se que só 10% dos pilotos façam isso.

No momento, apenas os relatórios de UFOs classificados como reservados e confidenciais da Aeronáutica tornaram- se públicos. Espera-se que o Exército e a Marinha façam o mesmo. São aguardadas, também, as páginas com os carimbos de secreto e ultrassecreto. Por lei, as que cumpriram 30 anos de ressalva deveriam ser públicas, mas na prática não é o que ocorre. "Não se quebra uma cultura de uma vez. E eu não sou a favor de divulgar documentos que ferem a privacidade das pessoas, induzem pânico à população ou colocam a segurança do País em risco", defende o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-comandante de operações da FAB e ex-presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2071/artigo144400-1.htm
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Documentos da FAB confirmam OVNIS no Pará
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2009, 19:15:49 »
OOOOO meu Paaiii... quando que eles compreenderão que OVNI ser o mesmo que um ET é algo impossivel?

Explico: se for um ET em sua nave espacial, então trata-se de um Objeto Voador Tripulado Muito Bem Identificado (OVTMBI), o que é completamente diferente de um OVNI, por questões obvias...

Esse negócio de achar que OVNI é ET é de uma estupidez tão estupida...
« Última modificação: 19 de Julho de 2009, 13:29:30 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2009, 20:11:56 »
 ::)
Num é que é verdade!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2009, 22:41:59 »
Já lí esse relatório "secreto" (Operação Prato). Parece que foi escrito por um grupo de cachaceiros perdidos na selva. Ridículo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2009, 23:56:09 »
Operação Prato? Essa palhaçada de novo?:

http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=981
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2009, 00:17:21 »
      Assisti ao documentário do THC. O tal capitão encarregado das operações, suicidou-se anos mais tarde após a entrevista concedida à MUFON. No documentário, ele não me parecia nem um pouco normal. Inclusive, segundo amigos e colegas, o "cara" não batia bem das bolas, o que me leva a crer que tudo aquilo não tenha passado de mais uma "operação faz de conta". Deveria se chamar operação "prato cheio". Cheio de quê? Bem... Deixe-me ver... Merda. Talvez, bosta. Sei lá! Me ajudem ai!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2009, 10:31:00 »
Acredito que todas as Forças Aéreas do mundo inteiro possuem relatórios confirmando OVNIS. Mas não há uma se quer que comprovem nada além de OVNIS.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2009, 10:37:46 »
O Tupac resumiu bem, se bem que eu colocaria "OVNI ser o mesmo que ET é muito improvável".

Muito mais provável a ocorrencia separada ou combinada de fenômenos atmosféricos, má interpretação da imagem (pareidolia), ilusão de óptica e episódios de alucinação. Esses tipos de fenômenos já ocorreram muitas vezes e vários "OVNIS ETs" foram rebaixados a objetos voadores bem identificados.

Mas os ufólatras acham que se for determinado 99 de 100 casos como um dos fatores acima, o outro 1 caso ainda não determinado passa a ser a prova da HET.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2009, 10:48:54 »
Mas os ufólatras acham que se for determinado 99 de 100 casos como um dos fatores acima, o outro 1 caso ainda não determinado passa a ser a prova da HET.

Ufólatra é aquele cara que tem preguiça de ler a Bíblia, adora ficção científica e acha que a física é algo muito simples de se entender, por isso que os ET's vem e vão do planeta terra exatamente com foi "evidenciado" no filme MIB.

Em outras palavras: Precisam se tratar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2009, 11:12:33 »
Ou deixar a preguiça de lado e começar a estudar e aprender sobre ciencia... Se deixassem a pseudo-ciencia de lado já seria algum progresso.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2009, 11:23:21 »
ET phone home!
ET phone home !!!
ET phone home !!!!!!

:histeria: :histeria: :histeria: :crazy: :demente:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2009, 14:25:29 »
O Tupac resumiu bem, se bem que eu colocaria "OVNI ser o mesmo que ET é muito improvável".
Yeah, Yeah...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2009, 15:44:01 »
Aqui tem mais algumas informações
http://www.aereo.jor.br/?p=10084
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2009, 19:10:32 »
Eu já vi uma "Mãe do Ouro".

Muito legal. Em uma montanha em frente à casa de meu primo sempre acontece o fenômeno, mas eu ainda não tive oportunidade de filmar. Quando eu vi da primeira vez, ele olhou com desinteresse e disse: "É a mãe do ouro...". Ele nunca sequer cogitou extraterrestres ou coisa assim.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2009, 19:26:41 »
Ano passado estive nessa cidade (Colares). Incrível como os ETs já fazem parte da cultura local Como estive na época do carvanal, vi um Carnaval ufológico cheio de "Ufoliões"!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #15 Online: 30 de Julho de 2009, 13:05:48 »
Que coisa doida, rapá.
Aí, pra quem quer mais notícias como essa: www.cubbrasil.net
« Última modificação: 30 de Julho de 2009, 13:16:06 por 1 Vs 99 »
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!