Autor Tópico: O direito a propriedade e o genótipo  (Lida 288 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
O direito a propriedade e o genótipo
« Online: 20 de Julho de 2009, 23:03:58 »
Se eu acho um genótipo humano por aí, e decido cloná-lo. Posso? É meu, porque achei, ou é do dono do corpo de onde veio? Se apenas as próprias pessoas detém os "direitos de cópia" sobre o próprio genótipo, mas mesmo assim eu os violo e clono, essa pessoa é então "filho" meu, do dono do genótipo, ou dos pais dela? Seria talvez um tipo de "estupro" onde a pessoa talvez pudesse ter sua morte legalmente aceita, se for contra a vontade do clonado?

Se as pessoas são donas dos direitos de cópia sobre o próprio genoma, a polícia tem o direito de fazer "ampliação" de ADN por reação em cadeia de polimerase, ou isso seria violação dos direitos sobre o genótipo individual? (será que isso já foi protestado em algum caso?)

E se dois irmãos gêmeos discordam sobre criar um clone? Ambos têm o mesmo genótipo, então detém os direitos de cópia individuais sobre o mesmo genótipo. Será que seria simplesmente como uma questão de direitos autorais similar, de uma obra cuja autoria é dividida exatamente ao meio? Chama-se advogados e etc? Complicado, ambos tem os mesmos direitos.... qual será que prevaleceria? O de não criar ou o de criar um novo irmão-clone?

Supondo que o direito de não-clonar prevalecesse, seria isso contornado simplesmente fazendo uma alteração de um códon para um códon sinônimo numa célula? Ou teria que ter diferença no aminoácido codificado? Ou ainda mais?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: O direito a propriedade e o genótipo
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2009, 23:16:23 »
Putz... boa questão. Longe de haver uma boa saída para isso...

Atualmente a coisa funciona mais no "achou, levou", pelo menos no caso de genomas animais, vegetais e de microorganismos. Mas no caso de humanos já há comitês de ética que exigem certas normas de conduta. Acho que não é tão simples quanto a idéia de "achar um genoma e sair clonando". Nem deveria ser.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!