Autor Tópico: Partido burguês está pensando duas vezes antes de manter apoio a senhor feudal  (Lida 278 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline O Grande Capanga

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.872
PT reavalia apoio a Sarney

A situação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) é cada vez mais grave. Nesse momento, ele depende da bancada de 12 senadores do PT para se manter no cargo. Mas depois da divulgação das gravações da Polícia Federal em que ele negocia com o filho Fernando Sarney emprego para o namorado da neta, o PT que já estava constrangido em ter que manter o apoio a Sarney, agora decidiu reavaliar sua posição. Cresce na bancada a posição contrária a Sarney. O maior sinal disso, foi o silêncio da maioria da bancada. O partido não quer mais assumir o desgaste político de ter que segurar Sarney.

No núcleo do governo, a avaliação é de que Sarney ficou muito fragilizado. O próprio Lula tem dito reservadamente que fez o que pode para apoiar Sarney. Segundo estrategistas políticos do Planalto, existe o temor de que o desgaste de Sarney possa contaminar o próprio Lula. Por isso, a determinação agora é de aguardar o processo natural no Senado e como vai se posicionar o Conselho de Ética. Ou seja, o governo quer evitar que a crise política chegue ao Palácio do Planalto. Existe consenso de que o teor das conversas causa grande desgaste, pois revela uma prática patrimonialista da família Sarney. Ou seja, a mistura do público com o privado.

Mesmo assim, casou grande mal estar no PMDB e no governo a divulgação das conversas. A avaliação do grupo político de Sarney é que o ministro da Justiça, Tarso Genro, deveria ter controlado as gravações para evitar o vazamento. O PMDB chegou a repassar esse recado ao próprio Palácio do Planalto, o que causou forte constrangimento. Diante disso, o próprio presidente Lula teria demonstrado contrariedade com o vazamento da Polícia Federal.

http://oglobo.globo.com/pais/moreno/

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!