Autor Tópico: Enfraquecer a fé e fortalecer o liberalismo...  (Lida 1540 vezes)

Offline Cla

• Nível 00
  • *
Enfraquecer a fé e fortalecer o liberalismo...
« Online: 24 de Julho de 2009, 14:32:16 »
Oi galera

Este artigo saiu no jornal A Notícia da cid. de Joinville, SC, o texto além de ser fraco em argumentos é do típico crente que acha que se  naum jejuar e comer peixe na sexta feira santa nunca mais vai sair do púrgatório, e esta frase abaixo além de altamente discriminatória já era motivo para danos morais...  Talvez esses ateus queiram transformar o mundo numa orgia onde tudo pode sem qualquer sentimento de culpa... :hmph:

4 de julho de 2009. | N° 472AlertaVoltar para a edição de hoje
ARTIGO
Ateu x fé, por Antônio Alir Dias Raitani*

Uma campanha de ateístas por meio de cartazes nos tradicionais ônibus vermelhos de Londres tenta mudar a mentalidade da população com o seguinte texto: “There’s probably no God. Now stop worrying and enjoy your life”. (“Deus provavelmente não existe. Agora deixe de se preocupar e aproveite a vida”). Estão pretendendo enfraquecer a fé e fortalecer o liberalismo?

Sinceramente, não entendi o recado. O mundo já está cheio de preocupações com a violência, a fome, as guerras, as drogas, a corrupção e tantos outros problemas por causa da falta de sensibilidade de muitas pessoas. Preocupar-se em seguir os mandamentos de Deus é ainda a única saída para quem procura a paz e alguns momentos de felicidade.

Há muitas maneiras de aproveitar a vida, que varia de acordo com a cabeça de cada indivíduo, da sua situação financeira e de tantos outros fatores eventuais. Para uma pessoa pobre, uma refeição decente, uma casa para morar e um modesto lazer para a família são o suficiente para uma vida proveitosa.

Para uma pessoa rica, os sonhos são mais altos e mais dispendiosos, mas a satisfação dependerá do modo como essa pessoa conceitua aproveitar a vida. Talvez esses ateus queiram transformar o mundo numa orgia onde tudo pode sem qualquer sentimento de culpa. E num mundo onde o ser humano será capaz de fazer qualquer coisa para ter à sua disposição todo tipo de prazer. Esse recado é fora de propósito porque com a fé já estamos vivendo dias de pavor, revolta, intranquilidade e vendo a imoralidade se alastrar o que será de nós sem a esperança de uma vida melhor? É isso que um grupo de ateus quer destruir. Nada tenho contra um ateu porque cada um pensa como quer. Mas os que professam a fé também têm o direito de escolha e não devem ser alvos de conselhos contrários às suas convicções. Também não creio que algum cristão professo possa dar importância a essa blasfêmia.

Por outro lado, temos que admitir que existem muitos cristãos sem fé. E esses fazem coisas inadmissíveis e escondem-se dissimulando com um semblante sereno. O pior que pode acontecer para chocar um católico é ter conhecimento pela mídia de um padre pedófilo. Chocar, mas não a ponto de esmorecer a fé. Apenas não compreender que uma pessoa que estudou anos para exercer o sacerdócio possa ir contra tudo que aprendeu e ensinou aos fiéis.

Alguns políticos que têm nas mãos o poder e os instrumentos para fazer o bem e apenas os aproveitam em causa própria não devem ser considerados pessoas com fé, mas assim mesmo fazem questão de parecer quando dão entrevistas, fazem discursos e aparecem na mídia. O imoral que age às escondidas e usa duas caras, sendo uma para o mal e outra como disfarce de pessoa honrada, está enganando a si por não ter a consciência de que é uma pessoa sem fé.

A fé não é um sentimento ao qual se renuncia por influência equivocada.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Enfraquecer a fé e fortalecer o liberalismo...
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2009, 16:11:38 »
Parei de ler aqui...

Preocupar-se em seguir os mandamentos de Deus é ainda a única saída para quem procura a paz e alguns momentos de felicidade.

BULLSHIT!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2009, 18:27:35 »
O que me conforta é o fato de sermos capazes de evoluir. Num momento da história, a grande maioria acreditava em vários deuses. Na história contemporânea, a grande maioria acredita em um deus.

Certamente a próxima página da história será a de que a grande maioria deixará de acreditar em um deus e passará a acreditar na própria razão.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2009, 18:42:24 »
O que me conforta é o fato de sermos capazes de evoluir. Num momento da história, a grande maioria acreditava em vários deuses. Na história contemporânea, a grande maioria acredita em um deus.

Certamente a próxima página da história será a de que a grande maioria deixará de acreditar em um deus e passará a acreditar na própria razão.

Não confio muito nisso. Até porque a mesma História nos mostra que sempre existiu crença em alguma coisa.

Esse cara tá atrasado, esse argumento de que sem fé o mundo viraria uma orgia é velho. E não me lembro de ateus que ignoram a moral da sua sociedade por não terem religião, alguém devia dizer isso a ele.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2009, 18:45:14 »
Não confio muito nisso. Até porque a mesma História nos mostra que sempre existiu crença em alguma coisa.

Eu confio. Quer um exemplo: E você, no que crê (no sentido religioso, claro)?

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2009, 19:17:01 »

Sou só um indivíduo e por mais que tenha formado minhas crenças nesse meio e ele tenha me influênciado não sirvo de parâmetro pra nada.
Minha resposta pessoal pra isso é obscura até pra mim mesma...possivelmente paradoxal e contraditória.
O número de ateus na atualidade é enorme se comparado ao de outras épocas, mas podemos confiar nos dados religiosos de um ou mais séculos atrás? Hoje tudo é mais permitido e divulgado. E posso estar redondamente enganada, mas me lembro de ter lido que a religião que mais cresce é o islamismo, a antiga, rígida e repressora religião de Maomé.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2009, 20:13:31 »

Sou só um indivíduo e por mais que tenha formado minhas crenças nesse meio e ele tenha me influênciado não sirvo de parâmetro pra nada.
Minha resposta pessoal pra isso é obscura até pra mim mesma...possivelmente paradoxal e contraditória.
O número de ateus na atualidade é enorme se comparado ao de outras épocas, mas podemos confiar nos dados religiosos de um ou mais séculos atrás? Hoje tudo é mais permitido e divulgado. E posso estar redondamente enganada, mas me lembro de ter lido que a religião que mais cresce é o islamismo, a antiga, rígida e repressora religião de Maomé.

Viu? O número de ateus é enorme não é? Já é um começo.

Sim, o Islã cresce sem dúvida. Mas acaba. É tudo um ciclo.

Foram três mil anos de crenças em vários deuses.
Acredito em uns outros três mil anos de crença num único deus.
E aí quem sabe, viveremos esses embotamentos mentais e by-passamos o ciclo, já que uma vez livre, ninguém quer retroceder.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2009, 21:21:05 »
O problema, senhor Mostarda, é que a crença travestida de ciência cresce, e não vejo sinais de que ela possa diminuir. O que eu tenho de amigas que se dizem atéias mas que lêem o horóscopo não é pouco...
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2009, 14:14:26 »
Parei de ler aqui...

Preocupar-se em seguir os mandamentos de Deus é ainda a única saída para quem procura a paz e alguns momentos de felicidade.

BULLSHIT!

Putz. Como alguém pode achar que isso é verdade? Mandamentos de deus? Qual deus? O mesmo que abandonou o planeta e permitiu que seus próprios filhos morressem de fome, causou inúmeras guerras, tira a inteligência e o senso crítico das pessoas, etc, etc, etc? Ou o seu deus própio, que é só amor, só felicidade, entre outras características que só tu acreditas?
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2009, 17:34:09 »
O problema, senhor Mostarda, é que a crença travestida de ciência cresce, e não vejo sinais de que ela possa diminuir. O que eu tenho de amigas que se dizem atéias mas que lêem o horóscopo não é pouco...

Entendo, mas como eu mencionei acima, o politeísmo, na grande maioria dos povos, durou uns 4 ou 5 mil anos. O monoteísmo deve durar uns 3 mil anos... Acredito que faltam uns mil anos para que as pessoas, em sua grande maioria, se livre de crenças... Inclusive do horóscopo :-)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2009, 17:54:35 »

Entendo, mas como eu mencionei acima, o politeísmo, na grande maioria dos povos, durou uns 4 ou 5 mil anos. O monoteísmo deve durar uns 3 mil anos... Acredito que faltam uns mil anos para que as pessoas, em sua grande maioria, se livre de crenças... Inclusive do horóscopo :-)
Cara, esse tipo de especulação considero como crença demais...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2009, 18:07:08 »

Cara, esse tipo de especulação considero como crença demais...

Amém! É brincadeira... É que as vezes eu me impolgo  :) :D :lol: :hihi: :biglol: :ok:

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2009, 18:12:31 »

Não dá para afirmar nada quanto ao futuro. Pode ser que retrocedemos a idade da média ou quem sabe virar uma civilização galática, não dá pra ter certeza.

Mas tomando como certa a evolução da humanidade, eu acho que demorará um bom tempo para se livrar da crença, pelo que eu sei o homo sapiens tem certa propensão biologica a acreditar, e mesmo com todas as evoluções da ciencia hoje, a maioria da população é ignorante, principalmente quanto a ciencia.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2009, 18:34:47 »
Não dá para afirmar nada quanto ao futuro. Pode ser que retrocedemos a idade da média ou quem sabe virar uma civilização galática, não dá pra ter certeza.

Mas tomando como certa a evolução da humanidade, eu acho que demorará um bom tempo para se livrar da crença, pelo que eu sei o homo sapiens tem certa propensão biologica a acreditar, e mesmo com todas as evoluções da ciencia hoje, a maioria da população é ignorante, principalmente quanto a ciencia.

E mil anos daqui para frente não está bom?  :)

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2009, 20:53:55 »

E mil anos daqui para frente não está bom?  :)

Mustard, prever é exatamente uma das coisas que mais se ataca\debate nesse forum.
Conhece um livrinho chamado "Que é História?", do Edward Carrr? Ele discuti exatamente as idéias que você propôs e chega a conclusão de que, não é possivel fazer previsões usando a Historia, que a idéia de ciclos é ultrapassada e que infelizmente não aprendemos com nossos erros. Simplesmente porque a História, a humanidade em si é feita por pessoas e elas tem o direito (e o costume) de ser completamente idiotas.
Recomendo a leitura!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2009, 21:13:53 »
Maeve, agradeço a recomendação de leitura! Obrigado!

Concordo com você e com o HeadLikeAHole.

Entendo que nós realmente não aprendemos com nossos erros. Eu estou apenas generalizando e sendo muito, muito otimista mesmo. Mas quando se vê de perto um ritual indígena cuja as cinzas de um ancestral, são misturadas a uma espécie de um mingal e distribuido ao restante da tribo, você percebe claramente que em alguns anos, aquilo tudo nunca mais existirá.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2009, 21:43:28 »
Maeve, agradeço a recomendação de leitura! Obrigado!

Concordo com você e com o HeadLikeAHole.

Entendo que nós realmente não aprendemos com nossos erros. Eu estou apenas generalizando e sendo muito, muito otimista mesmo. Mas quando se vê de perto um ritual indígena cuja as cinzas de um ancestral, são misturadas a uma espécie de um mingal e distribuido ao restante da tribo, você percebe claramente que em alguns anos, aquilo tudo nunca mais existirá.

A  historiadora que flerta com a antropologia vai ficar muito triste quando isso não mais existir.....agora você me deu uma questão pra pensar, adoro meu ceticismo, mas será que quero ver todas as crenças sumirem?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Julho de 2009, 21:55:27 »
A  historiadora que flerta com a antropologia vai ficar muito triste quando isso não mais existir.....agora você me deu uma questão pra pensar, adoro meu ceticismo, mas será que quero ver todas as crenças sumirem?
Eu quero... esse monte de supertição idiota tem tudo que sumir da história...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!