Oi galera
Este artigo saiu no jornal A Notícia da cid. de Joinville, SC, o texto além de ser fraco em argumentos é do típico crente que acha que se naum jejuar e comer peixe na sexta feira santa nunca mais vai sair do púrgatório, e esta frase abaixo além de altamente discriminatória já era motivo para danos morais... Talvez esses ateus queiram transformar o mundo numa orgia onde tudo pode sem qualquer sentimento de culpa...
4 de julho de 2009. | N° 472AlertaVoltar para a edição de hoje
ARTIGO
Ateu x fé, por Antônio Alir Dias Raitani*
Uma campanha de ateístas por meio de cartazes nos tradicionais ônibus vermelhos de Londres tenta mudar a mentalidade da população com o seguinte texto: “There’s probably no God. Now stop worrying and enjoy your life”. (“Deus provavelmente não existe. Agora deixe de se preocupar e aproveite a vida”). Estão pretendendo enfraquecer a fé e fortalecer o liberalismo?
Sinceramente, não entendi o recado. O mundo já está cheio de preocupações com a violência, a fome, as guerras, as drogas, a corrupção e tantos outros problemas por causa da falta de sensibilidade de muitas pessoas. Preocupar-se em seguir os mandamentos de Deus é ainda a única saída para quem procura a paz e alguns momentos de felicidade.
Há muitas maneiras de aproveitar a vida, que varia de acordo com a cabeça de cada indivíduo, da sua situação financeira e de tantos outros fatores eventuais. Para uma pessoa pobre, uma refeição decente, uma casa para morar e um modesto lazer para a família são o suficiente para uma vida proveitosa.
Para uma pessoa rica, os sonhos são mais altos e mais dispendiosos, mas a satisfação dependerá do modo como essa pessoa conceitua aproveitar a vida. Talvez esses ateus queiram transformar o mundo numa orgia onde tudo pode sem qualquer sentimento de culpa. E num mundo onde o ser humano será capaz de fazer qualquer coisa para ter à sua disposição todo tipo de prazer. Esse recado é fora de propósito porque com a fé já estamos vivendo dias de pavor, revolta, intranquilidade e vendo a imoralidade se alastrar o que será de nós sem a esperança de uma vida melhor? É isso que um grupo de ateus quer destruir. Nada tenho contra um ateu porque cada um pensa como quer. Mas os que professam a fé também têm o direito de escolha e não devem ser alvos de conselhos contrários às suas convicções. Também não creio que algum cristão professo possa dar importância a essa blasfêmia.
Por outro lado, temos que admitir que existem muitos cristãos sem fé. E esses fazem coisas inadmissíveis e escondem-se dissimulando com um semblante sereno. O pior que pode acontecer para chocar um católico é ter conhecimento pela mídia de um padre pedófilo. Chocar, mas não a ponto de esmorecer a fé. Apenas não compreender que uma pessoa que estudou anos para exercer o sacerdócio possa ir contra tudo que aprendeu e ensinou aos fiéis.
Alguns políticos que têm nas mãos o poder e os instrumentos para fazer o bem e apenas os aproveitam em causa própria não devem ser considerados pessoas com fé, mas assim mesmo fazem questão de parecer quando dão entrevistas, fazem discursos e aparecem na mídia. O imoral que age às escondidas e usa duas caras, sendo uma para o mal e outra como disfarce de pessoa honrada, está enganando a si por não ter a consciência de que é uma pessoa sem fé.
A fé não é um sentimento ao qual se renuncia por influência equivocada.