
Até parece...
Inúmeros brasileiros que recebem o bolsa família preferem trabalhar sem registro em carteira para poder continuar recebendo o benefício - sim, nem todos deixam de trabalhar ao receber o esmola-família. Isso sem contar aqueles que fazem bicos não declarados.
E essa história de que fraudes são punidas com alarde? É verdade sim... Quando uma esposa de vereador ou funcionário de prefeitura é descoberto recebendo o benefício, o alarde é grande. No entanto, quando se trata dos exemplos que citei mais acima, é praticamente impossível descobrir. Se no interior ninguém quer entregar ninguém por motivos pessoais e políticos, na cidade grande não há como fiscalizar corretamente aqueles que recebem o benefício.
É o mesmo que ocorre com o chamado PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que ocupa crianças no turno em que não estão na escola. É essencial que a criança compareça 75% das aulas e que a ausência seja apurada e comunicada aos pais. No entanto, muitos sequer atribuem faltas aos alunos que não comparecem pelo simples receio de ocorrerem retaliações políticas por parte dos pais
eleitores.