Autor Tópico: Mulher consegue ver cores e sentir sabores na música  (Lida 1103 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Mulher consegue ver cores e sentir sabores na música
« Online: 27 de Julho de 2009, 17:15:39 »
Ontem no Fantástico, eu assisti a essa reportagem. Fiquei um pouco desconfiado, mas como sou leigo no assunto resolvi compartilhar com vocês. O que vocês acham disso? vejam a reportagem:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1243580-15605,00.html
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Mulher consegue ver cores e sentir sabores na música
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2009, 17:17:31 »
(Ainda nao li)

Parece ser o que se chama de sinestesia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinestesia
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2009, 17:56:28 »
A reportagem é bastante superficial...Antes de uma formatação inesperada eu tinha um artigo médico bem legal sobre sinestesia. Basicamente é um transtorno neurológico que "quebra" a barreira entre os sentidos, então eles são estimulados ao mesmo tempo por uma fonte que deveria estimular um só.
Essa mulher deve ser um caso bastante drástico, mas se me lembro bem características leves não são tão incomuns.
Bom, eu tenho sinestesia e não afeta assim meu cotidiano, quase ninguém percebe, só não me peçam pra descrever cheiros e sons.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2009, 21:24:35 »
A reportagem é bastante superficial...Antes de uma formatação inesperada eu tinha um artigo médico bem legal sobre sinestesia. Basicamente é um transtorno neurológico que "quebra" a barreira entre os sentidos, então eles são estimulados ao mesmo tempo por uma fonte que deveria estimular um só.
Essa mulher deve ser um caso bastante drástico, mas se me lembro bem características leves não são tão incomuns.
Bom, eu tenho sinestesia e não afeta assim meu cotidiano, quase ninguém percebe, só não me peçam pra descrever cheiros e sons.
Descreva o cheiro de uma flatulencia, Maeve? Please??!!!! hihi
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2009, 21:32:27 »
Na verdade, o processo de sinestesia pode até ser forçado com a ingestão de algumas substâncias de cunho delirante ou alucinógeno.

LSD por exemplo, em algumas pessoas pode gerar sinestesia, da mesma forma que os cogumelos A. Muscaria e P. Cubensis.

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2009, 14:31:15 »
Na verdade, o processo de sinestesia pode até ser forçado com a ingestão de algumas substâncias de cunho delirante ou alucinógeno.

LSD por exemplo, em algumas pessoas pode gerar sinestesia, da mesma forma que os cogumelos A. Muscaria e P. Cubensis.

E viva a psicodelia.
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2009, 17:29:28 »
E morra os Hippies :lol:
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2009, 00:12:00 »

HA HA  |(
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2009, 10:14:20 »

HA HA  |(
Essa até eu consigo, descrição auditiva de um flatos: possui notas amadeiradas de tecnobrega, funk e pagode com um toque floral de música evangélica.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2009, 10:45:51 »
Não vejo o Fantástico, mas parece que é de um programa do Discovery, sobre pessoas com incríveis características, que até tinha comentado noutro tópico:

../forum/topic=20472.0.html#msg453942
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!