Autor Tópico: Justiça determina matrícula de aluno prejudicado pelas cotas  (Lida 802 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Justiça determina matrícula de aluno prejudicado pelas cotas
« Online: 27 de Julho de 2009, 20:31:42 »
Citação de: [url=http://][/url]
[O GLOBO] Justiça determina que UFMG faça matrícula de vestibulando que teria sido prejudicada pelo sistema de cotas

RIO - A desembargadora federal Maria Isabel Gallotti, do TRF da 1.ª Região, em caráter liminar, determinou que a Universidade Federal de Minas Gerais faça a matrícula do vestibulando de medicina que não foi aprovadono vestibular. Para a desembargadora, o candidato foi prejudicado pelo sistema cotas. O sistema de bonificação da universidade privilegia alunos originários de escola pública (com 10% a mais na nota) e os que se declaram pardos ou negros (com bônus de 15%). O vestibulando que conseguiu a liminar não atendia a esses critérios e se sentiu prejudicado. [...]

http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2009/07/23/justica-determina-que-ufmg-faca-matricula-de-vestibulando-que-teria-sido-prejudicada-pelo-sistema-de-cotas-756954094.asp

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Justiça determina matrícula de aluno prejudicado pelas cotas
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2009, 03:33:20 »
ótima notícia!

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2009, 07:20:07 »
Torcer para que a análise do judiciário possa ser o fim de nosso nefasto sistema de cotas, e que um sistema para dar  um mínima condição de igualdade  possa ser montado.

ótima notícia![2]

Desconfio (e torço para que) que o jurídico da maior parte das universidades sequer vá contestar a decisão ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2009, 15:59:29 »
Torcer para que a análise do judiciário possa ser o fim de nosso nefasto sistema de cotas, e que um sistema para dar  um mínima condição de igualdade  possa ser montado.

ótima notícia![2]

Desconfio (e torço para que) que o jurídico da maior parte das universidades sequer vá contestar a decisão ...

[2]

E digo mais, recentemente eu passei eu uma universidade federal e quando fui fazer a matrícula, pasmem, pelo menos 12 pessoas tiveram a matrícula cancelada por terem optado pelo sistemas de cotas (100% escola pública) sem comprovação, logo, aqueles que realmente passaram sem as cotas foram prejudicados na primeira chamada ou até já se matricularam em outra universidade, muitas vezes, paga.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2009, 16:11:01 »
Com conhecimento de causa, digo: quem entra para o curso de medicina aqui na UFMG é a classe média alta. E, na maioria das vezes, entra porque é um curso de prestígio (isso explica porque algumas consultas médicas - e os próprios médicos - são uma porcaria). Mais do que em qualquer outro curso, a medicina é um curso de vocação.

O único jeito de balancear isso é com o sistema de cotas (sistema emergencial e provisório, por critério social e preparo/auxílio pra quem está entrando). Se isso desagrada a classe média alta, paciência.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2009, 16:14:54 »
Eu sou muito a favor de cotas para alunos de escolas públicas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2009, 16:24:21 »
Eu sou a favor do mérito, apesar de a universidade que prestei ter a opção por cotas. Só não achei justo os canditados, na hora da inscrição, optarem pelas cotas e na hora da comprovação, não terem estudado integralmente em escola pública, onerando a colocação daqueles que o fizeram.

Tudo bem que a segunda chamada resolveria o problema, mas até ela acontecer, certamente alguns já fizeram suas inscrições outras instituições de ensino.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2009, 16:45:58 »
Eu também sou a favor do mérito desde que todos (ou a maioria) esteja competindo dentro de boas condições. Aí sim, premia-se aquele que se esforçou mais.

Não tem a menor condição... existem cursinhos preparatórios que são específicos para o curso de medicina. O preço da criança: por volta de R$ 300,00 por mês (ou mais!!!). Quem é que pode pagar isso??? E mais uma vez: mais do que em qualquer outro curso, a medicina está relacionada a vocação e não a mérito. O aluno entra na faculdade de medicina porque é de prestígio (não todos, é claro)... mas quando sair para trabalhar num SUS ou em um consultório mais modesto, vai começar a demonstrar que não tem vocação nenhuma para a profissão.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2009, 16:49:31 »
Eu sou a favor do mérito, apesar de a universidade que prestei ter a opção por cotas. Só não achei justo os canditados, na hora da inscrição, optarem pelas cotas e na hora da comprovação, não terem estudado integralmente em escola pública, onerando a colocação daqueles que o fizeram.

Tudo bem que a segunda chamada resolveria o problema, mas até ela acontecer, certamente alguns já fizeram suas inscrições outras instituições de ensino.

Engraçado o fato de a comprovação não ser obrigatória na hora da inscrição. Bom, talvez engraçado não seja a palavra correta.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2009, 16:51:48 »
mas quando sair para trabalhar num SUS ou em um consultório mais modesto, vai começar a demonstrar que não tem vocação nenhuma para a profissão.

Mas não acha que isto é muito comum? Principalmente na área de humanas?
Tenho um amigo que no primeiro dia de residência médica desmaiou assim que um paciênte entrou no hospital acidentado...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2009, 16:54:41 »
Engraçado o fato de a comprovação não ser obrigatória na hora da inscrição. Bom, talvez engraçado não seja a palavra correta.

É que as inscrições só podiam ser feitas via internet. Obviamente que a observação da exigência de comprovantes para aqueles que selecionaram o sistema de cotas no site da instituição estava com letras garrafais.

Enfim, somente no ato da matrícula que os documentos (histórico, declarações, etc.) eram exigidos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!