http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL385708-5602,00-FIDEL+CRITICA+LIBERACAO+DA+VENDA+DE+PRODUTOS+ELETRONICOS+EM+CUBA.html"O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou nesta quarta-feira (2), em uma carta aos intelectuais e artistas cubanos, que "tudo o que debilite a revolução é ruim" e criticou modelos sociais que levem ao "individualismo" e ao "egoísmo".
Castro mostrou seu desacordo com o que denominou "imposto direto" sobre o cidadão, que relacionou ao "tipo de existência prometido pelo imperialismo" e às invenções tecnológicas vendidas no comércio do mundo inteiro, como CDs, DVDs, telefones celulares, internet, microondas e e-mails.
Nos últimos dias o novo presidente cubano, Raúl Castro - irmão de Fidel -, anunciou a liberação de compra e uso de uma série de equipamentos desse tipo em Cuba, além de televisores, computadores e motonetas.
A mensagem de Fidel foi enviada ao VI Congresso da União dos Escritores e Artistas de Cuba, que começou na terça-feira e vai até sexta.
Renda
"A quantidade de dólares que implica e que já implicou a venda de cada um destes produtos contribuiu para colocar 'zeros' nas rendas das multinacionais de maneira inimaginável", expôs Fidel.
"Mas é ainda pior que cada um deles (inventos tecnológicos) será substituído por outra invenção mais eficiente, e já não se pode garantir segredo sobre o que um casal conversa em uma agência bancária ou em um parque", acrescentou.------------------------------------------------------------------------------------------
De espionagem ele entende, basta saber que até a internet é censurada em Cuba...
Ele disse uma frase que foi bem divulgada na época e me lembro bem mas não consegui encontrar : " As ondas eletromagnéticas destes aparelhos modernos são prejudiciais à saúde!"
Deveriam contribuir com a saúde dele desligando as tralhas do hospital*, assim ficará a salvo das ondas nocivas.
*Presumindo que ele já não está em um freezer, se estiver é melhor deixar ligado mesmo.