Autor Tópico: Origem africana do homem é determinada com precisão  (Lida 1565 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gilson

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
    • Céticos
Origem africana do homem é determinada com precisão
« Online: 02 de Agosto de 2009, 22:38:04 »
31 de julho de 2009


Origem africana do homem é determinada com precisão

por Katherine Harmon
   
Recente estudo genético, de grande abrangência, indica que os humanos se originaram numa localidade perto da fronteira entre as atuais África do Sul e Namíbia – uma indicação muito mais específica que a antiga vaga noção da origem africana.

Pesquisadores de 11 países colaboraram no estudo de mais de 4 milhões de genótipos, cujo resultado foi publicado on-line, em 30 de abril, na Science. Ao analisar sequências genéticas de 121 populações africanas, 60 populações não-africanas e 4 populações afro-americanas, foi possível retroceder na ancestralidade africana a até 14 agrupamentos.

Charles Darwin foi o primeiro a propor a origem africana dos humanos no seu livro, The Descent of Man, de 1871. Atualmente é completamente aceita a idéia de que os humanos modernos passaram metade de seus 200 mil anos de existência na África, tornando essa região de especial interesse para geneticistas, linguistas e antropólogos. O estudo confirma a hipótese dominante de que a África ainda é o local de maior diversidade genética.

Atualmente a África tem mais de 2 mil grupos etnolinguísticos e os pesquisadores conseguiram detectar sua movimentação dentro e fora do continente, ao combinar padrões linguísticos e genéticos. Entre outras descobertas, está a ancestralidade comum entre pigmeus e grupos de língua khoisan (que usam estalidos para se comunicar), e uma ruptura média na herança genética de afro-americanos, nas populações estudadas (cerca de 71% de africanos do oeste subsaariano, 13% de europeus e 8% de outros grupos africanos). Com um mapa mais detalhado dos genes, os pesquisadores esperam compreender melhor aspectos da saúde e de doenças em muitas dessas populações.

“Nós nos concentramos em pesquisas que beneficiem os africanos,” observa Sarah Tishkoff, principal autora do estudo e geneticista da University of Pennsylvania School of Medicine. Ela acrescenta que trabalhos futuros incluirão “estudos de fatores ambientais e de fatores genéticos de risco, em relação a enfermidades e respostas a medicamentos.”

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/origem_africana_do_homem_e_determinada_com_precisao.html


"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)
____________________________________________________

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Origem africana do homem é determinada com precisão
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2009, 13:22:37 »
Esquisito esse apontamento genético da localização da origem da espécie. Para começar, não sei exatamente o que querem dizer com isso. Dá quase que uma sugestão de saltacionismo. Parece um pouco que estão falando de uma fazenda de onde inventaram um tipo novo de porco ou de boi.

Imagino que só possam dizer onde se localizam hoje os genes mais antigos, mais "basais" da espécie, enquanto outros, mesmo no continente africano, já seriam mais derivados. Mas acho que ainda há uma boa distância disso até apontar precisamente a origem. Também me lembro vagamente de uma suposta origem razoavelmente precisa, mas mais ao norte e leste/centro, igualmente por métodos que desconheço.

Offline Gilson

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
    • Céticos
Re: Origem africana do homem é determinada com precisão
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2009, 23:40:28 »
Pela variação de genes, por dna mitocondrial, é possível fazer uma análise de onde, quando determinada linhagem se separou.
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)
____________________________________________________

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Origem africana do homem é determinada com precisão
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2009, 14:56:40 »
Bem, na verdade suspeito que só dê para fazer mais ou menos isso que eu disse, por genética apenas.

As populações migram e seus genes vão com elas. Poderia ser que a espécie humana tivesse "surgido", seja lá onde se trace a linha, no oriente médio, mas no decorrer do tempo foi migrando até chegar à África do Sul. Depois, esses que migraram para o sul, voltaram a subir ao norte, mas praticamente sem se misturar com eles, substituindo-os, se ainda estivessem lá. E assim pelo mundo todo.

Se os descendentes vivos hoje traçam na maior parte do tempo sua ancestralidade apenas aos que já haviam chegado no sul, e que posteriormente se expandiram novamente ao redor do mundo, nem todo exame genético do mundo vai dar a localização de que os ancestrais comuns de toda a humanidade viveram no oriente médio. (muito menos de que a espécie surgiu lá, ou em qualquer lugar)

Ao mesmo tempo, não é fácil decartar a possibilidade de ter havido mistura com descendentes da primeira "onda" em direção ao sul da áfrica, e outras populações que eventualmente tivessem saído do oriente médio rumo à Ásia e Europa.

Com variação de genes, DNA mitocondrial e tudo.

Para se ter uma idéia, ainda é há quem defenda variações de evolução multir-regional, com evidência genética. A idéia de que o Homo erectus se espalhou pelo mundo, e através de muita imigração e fluxo genético, o Homo sapiens evoluiu "ao mesmo tempo" e mais gradualmente ao redor do mundo todo. Sugerem ser complicado distinguir populações jovens mas razoavelmente desconexas, de populações mais antigas, mas com considerável fluxo genético, que faz parecer que se separaram a menos tempo.



Ao mesmo tempo, a coisa toda nem resvala na questão da origem da espécie, que é em si um termo bem vago.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!