Autor Tópico: Brasil levará 247 anos para ter educação de qualidade  (Lida 712 vezes)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Brasil levará 247 anos para ter educação de qualidade
« Online: 03 de Agosto de 2009, 01:58:17 »
Brasil levará 247 anos para ter educação de qualidade

O Brasil vai levar 247 anos para alcançar um nível de qualidade na educação equivalente ao oferecido por países de médio e alto desenvolvimento. É extremamente baixa a velocidade com que os governos federal, estaduais e municipais implementam medidas de melhoria da aprendizagem, e a escola ruim - chata e pouco útil - vem expulsando multidões de estudantes.

Estes dois dados aparecem num estudo que o Instituto Ayrton Senna acaba de divulgar.

As taxas de aprovação e redução do abandono estão melhorando, "mas a velocidade é muito baixa", aponta Viviane Senna. O desempenho também melhora em algumas áreas, mas o ritmo é ainda mais lento. "Em Matemática, estamos andando para trás."

O que se vê na avaliação de desempenho dos alunos do ensino fundamental é desalentador. "Em Português, somente 2 em 10 alunos sabem o que precisam saber em suas séries; em Matemática, apenas 1 em 10", informa Viviane.

Estes alunos são enrolados por escolas que sofrem de falhas graves na gestão de seus poucos recursos e por professores que não foram capacitados para oferecer um processo de aprendizado.

"Na escola ruim, aprende-se pouco", e o círculo vicioso envolve crianças e adolescentes num desgaste contínuo. "Leva-se até 4 anos para fazer uma única série", lembra Viviane. Até que o estudante simplesmente desista daquela rotina sem sentido.

Se a escola pública brasileira fosse um trem rumando em direção ao nível de escolaridade da OCDE (grupo de países de médio e alto desenvolvimento econômico e social), chegaria ao seu destino com menos da metade dos passageiros. Na lenta viagem, cerca de 20% abandonariam os vagões com 3 ou 3,5 anos de escola.

É Viviane quem faz a imagem desse comboio moroso: "Esses 20% desembarcam já na 'Estação Tanzânia", diz ela, referindo-se ao nível de escolaridade daquele país e de outros, como o Haiti. Outros 20% descem na 'Estação Nicarágua', com 4,5 anos de escolaridade, enquanto mais 20% saltam na 'Estação Argélia', com 5,5 anos.

Menos de 5 em cada 10 estudantes brasileiros matriculados na escola pública de acesso 'universalizado' chegam à 8ª série, e somente 3 concluem o ensino médio. "Fizemos a universalização do acesso, mas não da conclusão e do sucesso." Isso significa, segundo Viviane, que "a educação continua sendo para poucos e, portanto, o País ainda é para poucos".

por David Moisés, Seção: Estudos/estatísticas 17:44:36.
http://blog.estadao.com.br/blog/nos?title=brasil_levara_247_anos_para_ter_educacao&more=1&c=1&tb=1&pb=1
Não deseje.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Brasil levará 247 anos para ter educação de qualidade
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2009, 04:14:50 »
Lamentável! Enquanto isto o contribuinte paga IPI sobre livro, caderno, caneta, borracha...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2009, 15:40:25 »
Apenas 247 anos??  O pessoal anda otimista hein.....   

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2009, 19:45:59 »
E de onde veio esse número mágico de 247 anos???

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2009, 20:26:14 »
Eles só churatam um numero.
Não deseje.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2009, 21:45:55 »
Pois é... :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:17:19 »
Lamentável! Enquanto isto o contribuinte paga IPI sobre livro, caderno, caneta, borracha...

Livro não... É imune.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2009, 23:19:07 »
Se o Brasil voltasse a ter a cadeira de Educação Moral e Cívica, podíamos reduzir o número... E quem sabe, adicionar O.S.P.B. no currículo.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2009, 00:43:43 »
Dando aos professores salários e condições condizentes com a responsabilidade deles, tudo se ajeita.

Na Finlândia e na maioria dos países realmente 'civilizados' do mundo, as licenciaturas são profissões do mais alto prestígio. Simplismente porque os governantes sabem que se a educação não estiver bem, uma série de outros problemas sociais acontecem também. O resultado está estampado em IDH's, resultados de provões mundiais, etc.

.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:31:12 »
Me lembro que algum postou um artigo provando que melhores salarios aos professores nao sinificava automaticamente melhorias na educacao e me lembro tambem dos professores que nao deixaram que os colegas que zereram numa prova de verificação qualitativa fossem demitidos..... Professores adoram colocar a culpa nos outros e esquecem de fazer o dever de casa......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:25:16 »
Me lembro que algum postou um artigo provando que melhores salarios aos professores nao sinificava automaticamente melhorias na educacao e me lembro tambem dos professores que nao deixaram que os colegas que zereram numa prova de verificação qualitativa fossem demitidos..... Professores adoram colocar a culpa nos outros e esquecem de fazer o dever de casa......

O problema é em grandíssima parte cultural. A pessoa não se esforçar para trabalhar porque ganha mal é ridículo. Peça demissão. Não tem outro emprego e precisa deste? Logo, faça-o a contento, sem vadiagem ou faz-de-conta.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:30:19 »
Se o Brasil voltasse a ter a cadeira de Educação Moral e Cívica, podíamos reduzir o número... E quem sabe, adicionar O.S.P.B. no currículo.

Mas no Brasil educaçao moral e cívica esta relacionada com o ensino de religiao e culto aos simbolos nacionais

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:47:30 »
Mas no Brasil educaçao moral e cívica esta relacionada com o ensino de religiao e culto aos simbolos nacionais

Na minha época, essa cadeira era a F.H.C. (Formação Humana e Cristã). A E.M.C se limitava na cidadania e valores morais. Bom, sei lá, mas acredito que era uma matéria muito interessante.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2009, 01:47:20 »

Eu não disse que era só salário. Disse condições condizentes também. Querer que um profissional faça seu trabalho sem condições pra isso é demais!

Claro que tem uns profissionais que nem pagando 10 vezes mais melhorariam. Mas a maior parte não ganha bem e tem uma profissão altamente estressante (tanto na rede particular e, principalmente, na rede pública).

E antes de mostrarem gráficos e pesquisas disso e daquilo, procurem ver na prática como a coisa funciona: professores da rede particular tendo que dar 1000 aulas semanais, pressão da coordenação pedagógica, dos pais, etc. Na rede pública, com exceções, alunos agressivos, escolas sem condições.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!