Autor Tópico: A morte e a ilusão de Deus  (Lida 1468 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
A morte e a ilusão de Deus
« Online: 05 de Agosto de 2009, 19:40:54 »
Aconteceu nas duas últimas semanas do mês passado (julho). Eram os últimos dias de minhas férias.
Aparentemente tudo estava bem. Um pai de família dedicado, uma esposa amiga e companheira. Eles se amavam e viviam felizes. Era a vida que eles haviam pedido a Deus. Mas de repente o mundo desaba e tudo fica sombrio e aquele projeto de vida vai de água abaixo. Meu irmão se encontra no mais amargo momento de sua vida: sua amada está sendo levada pelo ”amoroso Deus” que preserva e cultiva a família, como muitos se iludem em acreditar.

Era um sábado comum quando aquela jovem, em um lugar distante do interior do Pará, sentiu-se mal; foi levada ao hospital mais próximo (a uns 200 quilômetros de distância). Sendo, naquele momento, vitimada por um AVC, ela sangra pelo nariz em um veículo indo por uma estrada esburacada na presença de um motorista e de seu amado. Era um momento terrivelmente cruel.

Ao chegar ao hospital de Tucuruí, ela foi às pressas levada a uma UTI. Desacordada, ela deveria ter passado por uma série de exames, mas devido à precariedade daquele hospital, ela apenas agonizava naquele leito que parecia mais com seu último recinto de vida. O tempo passa. Meu irmão desesperado corre para todos os lados na tentativa de acordar de tão tenebroso pesadelo.

Pelo telefone eu converso com meu pobre e abatido irmão, chorando, ele implora para que todos orem, clamem ao Deus da vida que devolva sua querida esposa, pois sua vida era em função de sua amada e de seus 2 filhos.  Um sentimento de frustração me invade o âmago, pois eu apenas tentava consolar aquela criatura desiludida e golpeada por aquela situação tão infame.

Mas aquele deus de quem muitos falam ainda não havia levado aquela mãe, ela ainda estava ”vivendo” por intermédio de aparelhos, já se passara três dias, e agonia de meu irmão parecia eterna, suas lágrimas já se extinguiram. E o Deus todo misericordioso ainda não havia decidido entrar em cena, exceto pela situação que aquela mulher estava passando.

Então eu preparei as malas e viajei de Castanha do Pará até Pacajá no mesmo Estado. Saí de minha cidade às 9:45 da noite, cheguei a Pacajá às 11: da manhã do dia seguinte. Ao chegar, meu irmão vem em minha direção, não consegui conter minhas lágrimas, abracei-o e tentei confortá-lo da melhor maneira possível. Infelizmente, nessas horas não há quase nada a dizer, principalmente sendo agnóstico como eu, ao contrário da maioria que lhe dizia que aquilo era a vontade de deus, eu preferia falar de coisas racionais que pudessem aliviar sua dor, ainda que fossem poucas naquele momento.

O velório começou cerca de 6 horas da manhã até o dia seguinte. Durante esse tempo, eu pude ouvir muitas coisas. Não discuti nada em relação à crença ou descrença em deus, mas pude perceber que as pessoas em geral dependem muito de tal crença, chegando até se sentirem mais aliviadas ao ouvir coisas do tipo “é a vontade de Deus”, “não se desespere, foi o plano do Senhor” etc.

Eu sei que tudo é uma questão de tempo. Pois logo meu irmão não mais chorará pela sua amada, é assim a natureza humana, o tempo nos alivia e nos conforma. Mas sei também o quanto é contraditório e sem sentido o que os crentes dizem acerca de um deus de amor. Nenhum pai bondoso deixaria 2 crianças sem mãe para trás, assim só porque ele sentiu vontade e pronto. Não. Embora eu admita que o consolo de um deus seja útil em horas de sofrimento, não consigo assimilar a existência de tal deus.

Enfim, às vezes não sentimos o grau de tristeza e conturbação que alguém pode sentir em momentos de sofrimento profundo; muitas vezes, nós ateus e agnósticos, não temos noção da fraqueza que há dentro de nós e como podemos nos comportar nessas horas. A dor tira a capacidade de pensar de uma pessoa. Talvez seja por isso que, mesmo sendo livre pensadores e conscientes em relação às falácias por trás das crenças cegas, nós ainda precisamos avançar muito para compreender as fraquezas dentro de nós como seres humanos, pois uma coisa é gozar de boa saúde e tranquilidade, outra é se deparar com um caminho onde você não sabe o que fazer diante de situações profundamente conturbadoras da vida.

Sei também que a verdade, a sinceridade, a honestidade e a franqueza são muito melhores do que o consolo ilusório da existência de um deus que cuida de seus filhos. Mas também sei que ainda estamos longe de aprender a acalentar um coração quebrado perante perdas tão dolorosas que só uma ilusão pode torná-la menos reais e dolorosas. Pois a morte, em muitos casos, só pode ser camuflada por intermédio de uma droga: a ilusão de deus.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Lucas Eduardo

• Nível 03
  • *
Re: A morte e a ilusão de Deus
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2009, 20:59:40 »
Triste história. Infelizmente é muito comum.

Raramente vou a velórios, enterros. Mesmo que muitos saibam que sou ateu, não acho que seja uma hora de falar algo contrário do que a pessoa precisa.
Se acredita, deixem que sejam acalmados dessa maneira.

Se as pessoas, em estado equilíbrado, não compreendem o vazio que o sobrenatural representa, imagina numa hora de aflição como essa.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2009, 22:24:55 »
É engraçado a ironia de que os ateus, pelo menos aqueles que conheço, lidam melhor com a morte do que os crentes. Dizem eles que tudo é vontade divina, que existe "vida após a morte", mas não aceitam quando ela chega, não aceitam "o momento que Javé escolheu". Muito estranho.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2009, 12:45:27 »
Também não gosto de velórios ou de prestar condolências... Não sei dizer que foi a vontade de deus ou que deus não dá tarefa maior do que somos capazes de superar. Dessa forma, fico um tanto quanto inquieta com as demonstrações de fé e apego que as pessoas demonstram. Há um ano e poucos meses, minha avó faleceu, também vítima de um AVC. Minha mãe e minha tia ficaram completamente desamparadas e eu não sabia o que dizer. Tentava abraçá-las e lembrar que a morte foi o alívio que minha avó desejava: segundo o médico, ela não voltaria a andar sem ajuda e precisaria viver confinada em uma cadeira de rodas. Sabia que esse era o grande medo dela e vi sua morte como um alívio, como a vontade dela sendo feita...

Quanto a mim, era triste saber que não veria a pessoa que praticamente me criou como filha e na casa de quem eu dormi durante 16 anos de minha vida. No entanto, prefiro guardar as lembranças do que foi a tentar acreditar que ela está em algum lugar bonito. Acabou e restam apenas exemplos do que ela foi. No fim das contas, somos apenas aquilo que transmitimos aos outros. A lembrança é a forma de manter vivo aquele que se foi...

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2009, 13:13:32 »
ronysalles,

Situação muito difícil! Sinto pelo seu irmão, mas concordo com voce!

Antes a verdade dura para se assimilar logo a situação e partir para uma ação positiva, que uma mentira confortante, que é como um analgésico combatendo o sintoma mas não a causa.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2009, 14:59:40 »
É engraçado a ironia de que os ateus, pelo menos aqueles que conheço, lidam melhor com a morte do que os crentes. Dizem eles que tudo é vontade divina, que existe "vida após a morte", mas não aceitam quando ela chega, não aceitam "o momento que Javé escolheu". Muito estranho.

Também acho... Já q eles acreditam em deus e q este é amor, compaixão, porto seguro etc. e q esse deus está lá de braços abertos para recepcionar o ente querido q "viverá" eternamente em compahia do todo poderoso, não entendo porque ficam tão triste. A meu ver, deviam ficar felizes, contentes em "assistir" a ida do parente ao céu, ao paraíso, o qual eles adoram mencionar. Esta é mais uma das bizarrices religiosas.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2009, 18:54:02 »
Legal, Lua. É isso mesmo. às vezes algumas pessoas me perguntam se acredito em eternidade. E digo que sim. Mas não como os crentes dizem e sim como você disse: "Acabou e restam apenas exemplos do que ela foi. No fim das contas, somos apenas aquilo que transmitimos aos outros. A lembrança é a forma de manter vivo aquele que se foi..."

Também não gosto de velórios ou de prestar condolências... Não sei dizer que foi a vontade de deus ou que deus não dá tarefa maior do que somos capazes de superar. Dessa forma, fico um tanto quanto inquieta com as demonstrações de fé e apego que as pessoas demonstram. Há um ano e poucos meses, minha avó faleceu, também vítima de um AVC. Minha mãe e minha tia ficaram completamente desamparadas e eu não sabia o que dizer. Tentava abraçá-las e lembrar que a morte foi o alívio que minha avó desejava: segundo o médico, ela não voltaria a andar sem ajuda e precisaria viver confinada em uma cadeira de rodas. Sabia que esse era o grande medo dela e vi sua morte como um alívio, como a vontade dela sendo feita...

Quanto a mim, era triste saber que não veria a pessoa que praticamente me criou como filha e na casa de quem eu dormi durante 16 anos de minha vida. No entanto, prefiro guardar as lembranças do que foi a tentar acreditar que ela está em algum lugar bonito. Acabou e restam apenas exemplos do que ela foi. No fim das contas, somos apenas aquilo que transmitimos aos outros. A lembrança é a forma de manter vivo aquele que se foi...

“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Marcelo Tavares

• Nível 01
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2009, 21:14:50 »
Creio que a fé ajuda muito a superar problemas difíceis, eu sou ateu, mas há momentos em que eu gostaria muito de poder ter a inocência de um crente (de qualquer religião que seja), porém nunca consegui, nem mesmo quando eu frequentava igrejas e etc, algo sempre me soava estranho... mas enfim, não cabe discutir isso agora.

...Vivo com minha mãe que não pratica nenhuma religião (envangélica de fachada), ela sabe que sou ateu e me respeita por isso, mas sempre que algo dá errado, ou eu fico sem grana no meio do mês ela já fala: "tá vendo, vc deu as costas pra Deus!" ou "depois que vc virou ateu não tem dinheiro para nada!" ...Porém, ela atualmente está passando por uma fase muito complicada, com problemas de saúde e financeiros, e eu não tento fazer com que ela deixe de acreditar em Deus e enxergue a realidade, pois eu sei que isso vai fazer muito mal à ela, eu incentivo ela ir à igreja e buscar "auxílio" e ter fé, pois é melhor que ela se engane do que se suicide... infelizmente nem todos possuem a nossa maneira de levar a vida... abraços a todos! =)
« Última modificação: 22 de Agosto de 2009, 21:22:52 por Marcelo Tavares »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2009, 21:41:11 »
ronysalles, eu penso que a pessoa se predispõe a achar que certas coisas não entenderá e 'entrega a Deus', então nessas horas em que não faz sentido pensar num 'Deus de amor' pensa que o Altíssimo sabe mais do que eu e se limita a lamentar a perda.

Eu sinto por você e seu irmão, realmente nessas horas não tem palavras, principalmente para os seus sobrinhos, Ás vezes esse tipo de choque pode fazer um crente 'balançar' sua crença, mas eu não contaria com isso.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2009, 22:15:18 »
ela atualmente está passando por uma fase muito complicada, com problemas de saúde e financeiros, e eu não tento fazer com que ela deixe de acreditar em Deus e enxergue a realidade, pois eu sei que isso vai fazer muito mal à ela, eu incentivo ela ir à igreja e buscar "auxílio" e ter fé, pois é melhor que ela se engane do que se suicide...
Meu raciocínio é bem parecido. Minha irmã encontrou, na igreja, amigos, convivência, vida social, além de conforto para todos os seus medos e anseios. Em minha família, isso é alvo de críticas negativas. Eu, porém, prefiro apoiá-la, pois entendo o quanto essa fé faz bem a ela e o quanto ela estaria mal sem essa mesma fé.
8-)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2009, 00:42:42 »
Minha irmã encontrou, na igreja, amigos, convivência, vida social, além de conforto para todos os seus medos e anseios.

Todos? Não é muito demais, não?

Pois eu simplesmente duvido que alguém consiga conforto para todos seus medo... duvido.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2009, 13:30:51 »
Ok, Spit! Você venceu.  ::)

Todos não, mas os principais.
8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!