Autor Tópico: As ovelhas malhadas  (Lida 11485 vezes)

APODman

• Visitante
As ovelhas malhadas
« Online: 16 de Julho de 2005, 14:38:42 »
Alguém se lembra da passagem da Biblia na qual é dito que para gerar ovelhas malhadas bastaria cruzar duas ovelhas brancas na presença de uma ovelha negra ? ( era algo assim )

Obrigado

rippclaw

• Visitante
Re.: As ovelhas malhadas
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2005, 14:40:07 »
Eu nunca li a bíblia.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: As ovelhas malhadas
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2005, 14:50:18 »
Citação de: rippclaw
Eu nunca li a bíblia.
Claro que não... Se lê-se, teria se tornado ateu...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: As ovelhas malhadas
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2005, 15:07:28 »
Citação de: APODman
Alguém se lembra da passagem da Biblia na qual é dito que para gerar ovelhas malhadas bastaria cruzar duas ovelhas brancas na presença de uma ovelha negra ? ( era algo assim )

Obrigado
Gênesis, capítulo 30, versículos 31 a 43, história de Labão e Jacó:

31 Insistiu Labão: Que te darei? Então respondeu Jacó: Não me darás nada; tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho se me fizeres isto:
32 Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os escuros entre as ovelhas, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário.
33 De modo que responderá por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres ver o meu salário assim exposto diante de ti: tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e escuro entre as ovelhas, esse, se for achado comigo, será tido por furtado.
34 Concordou Labão, dizendo: Seja conforme a tua palavra.
35 E separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, tudo em que havia algum branco, e todos os escuros entre os cordeiros e os deu nas mãos de seus filhos;
36 e pôs três dias de caminho entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão.
37 Então tomou Jacó varas verdes de estoraque, de amendoeira e de plátano e, descascando nelas riscas brancas, descobriu o branco que nelas havia;
38 e as varas que descascara pôs em frente dos rebanhos, nos cochos, isto é, nos bebedouros, onde os rebanhos bebiam; e conceberam quando vinham beber.
39 Os rebanhos concebiam diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
40 Então separou Jacó os cordeiros, e fez os rebanhos olhar para os listrados e para todos os escuros no rebanho de Labão; e pôs seu rebanho à parte, e não pôs com o rebanho de Labão.
41 e todas as vezes que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos bebedouros, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas;
42 mas quando era fraco o rebanho, ele não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
43 E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve grandes rebanhos, servas e servos, camelos e jumentos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

APODman

• Visitante
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2005, 15:11:43 »
Valeu Angelo !

Uma bela aula de genética sem dúvida   :wink:  

Mas se está no Genesis é pq é verdade ! :D

[ ]´s

Tulkas

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2005, 16:44:04 »
Citação de: Alenônimo
Claro que não... Se lê-se, teria se tornado ateu...

:starwars:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2005, 21:28:46 »
importante:

Mais adiante, ou em outra parte que não sei qual é, tem um depoimento de um anjo que viu tudo, e disse que o ocorrido na verdade não foi o que o cara pensou (isso de por as coisas pintadas para os bichos verem enquanto cruzam e darem crias pintadas), mas na verdade ocorreram determinados cruzamentos. Mas não conheço a genética desses bichos pra saber se os cruzamentos propostos dariam a prole que diz ter resultado deles.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2005, 08:01:34 »
Citação de: Danniel
importante:

Mais adiante, ou em outra parte que não sei qual é, tem um depoimento de um anjo que viu tudo, e disse que o ocorrido na verdade não foi o que o cara pensou (isso de por as coisas pintadas para os bichos verem enquanto cruzam e darem crias pintadas), mas na verdade ocorreram determinados cruzamentos. Mas não conheço a genética desses bichos pra saber se os cruzamentos propostos dariam a prole que diz ter resultado deles.
É no capítulo seguinte. Mas não foi um depoimento de um anjo.

Lendo o versículo fica claro que Jacó inventou que um anjo teria dito em um sonho que deus fazia os bodes malhados cobrirem o rebanho para gerar as crias. Isso apenas para justificar para as filhas de Labão o aumento do rebanho.

Mas esta história contradiz o capítulo anterior, no qual é dito que o próprio Jacó escolhia quais as ovelhas que dariam as crias pintadas usando aquele artifício.
GÊNESIS [31]
1 Jacó, entretanto, ouviu as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tem levado tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai adquiriu ele todas estas, riquezas.
2 Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como dantes.
3 Disse o Senhor, então, a Jacó: Volta para a terra de teus pais e para a tua parentela; e eu serei contigo.
4 Pelo que Jacó mandou chamar a Raquel e a Léia ao campo, onde estava o seu rebanho,
5 e lhes disse: vejo que o rosto de vosso pai para comigo não é como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo.
6 Ora, vós mesmas sabeis que com todas as minhas forças tenho servido a vosso pai.
7 Mas vosso pai me tem enganado, e dez vezes mudou o meu salário; Deus, porém, não lhe permitiu que me fizesse mal.
8 Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todo o rebanho dava salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todo o rebanho dava listrados.
9 De modo que Deus tem tirado o gado de vosso pai, e mo tem dado a mim.
10 Pois sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e num sonho vi que os bodes que cobriam o rebanho eram listrados, salpicados e malhados.
11 Disse-me o anjo de Deus no sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui.
12 Prosseguiu o anjo: Levanta os teus olhos e vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te vem fazendo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2005, 10:34:23 »
Eu acho que isso pode ser interpretado com se o Labão tivesse esse conceito tosco de hereditariedade, e fez o que achou que daria certo, mas por sorte, ocorreram apenas os cruzamentos certos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!