Fumar....suicidio a longo prazo.
Crônica de um não fumante saudável.
Ontem, fiquei sabendo da morte do filho de um meu amigo. Rapaz de 38 anos. Enfisema pulmonar. Mais uma vítima do tabaco...
É incrível como nossos jovens ainda não se deram conta do veneno que representa o ato de fumar. Autêntica tentativa de suicídio. O pior, é que é suicídio consciente. Quando eu era jovem, e lá se vão mais de 40 anos, os jovens só fumavam porque era lindo soltar aquela fumacinha pelas narinas. Era ser macho...
Eu nunca fumei, por ter sabido observar os efeitos maléficos do "canudinho fatal" nos pulmões de meu pai. Meu velho serviu de cobaia para mim que, felizmente, soube ter o discernimento de NUNCA ter fumado, apesar das pressões da turminha de colegas que insistiam para que eu fumasse. Por vezes tiver que defender "no braço", meu direito de não fumar.
Mas agora, com toda a mídia trabalhando nesse sentido, não se pode aceitar que alguém comece a fumar alegando desconhecer os efeitos fatais que isso provoca. Que me desculpem os fumantes. Mas que é falta de inteligência, não se pode discutir.
Podem alegar que cada qual se mata como quer, mas pelo menos o façam longe dos não fumantes. Se querem que suas tendências suicidas sejam respeitadas, respeitem também o direito à vida daqueles que preferem maneiras mais suaves de morrer. Pode ser até com uma bala perdida. Pelo menos não será suicídio. Bem amigos, por hoje chega, estou chateado, indignado, com tudo o que se refira ao sinistro vício.
Só me resta, por conseguinte, dar uma profunda respirada no ar limpo da praia em um salutar passeio matinal.
Fico muito satisfeito quando alguém me fala que deixou de fumar. Parabenizo com efusão todos aqueles que, num rasgo de lucidez., resolvem abandonar esse vício.
Marcial Salaverry