para ver a coisa de outro ângulo. Qualquer programador ganha 4.000 por mês, um professor bom deveria ganhar muito mais que isso. Eu tive alguns poucos professores excelentes que imagino ganhavam tão bem quanto a maioria mediocre que dava aula na mesma escola.
A grande questão é que a maior parte dos professores vale pouco, só que isso cria um teto que afeta os professores brilhantes, que são algumas das pessoas mais importantes que uma pessoa pode encontrar na vida.
Acho que deveria haver um critério prático para separar e bonificar os melhores. Tipo o que estão tentando fazer nos EUA, pagar pela qualificação dos alunos em um provão federal.
Pois é... eu adoraria que fosse assim. Aí ia ver minha mamãe feliz da vida. Professora pública há 20 anos (Português e Inglês), ela fala 4 idiomas, tem duas especializações, trabalho apresentado em evento científico e até apareceu no noticiário local, por idealizar um projeto que ensinava os alunos a ter uma visão crítica de mundo, analisando os erros da mídia. Preparou alunos que foram premiados em concursos de oratória, incentiva a todos a mudarem de vida através do estudo, mostrando para eles que devem se praparar para o vestibular e tentar o ingresso numa universidade pública. Uma de sua ex-alunas (ela geralmente pega um turma de 1o. ano e vai até o fim com eles) hoje tem doutorado (foi minha bixete). Uma passou em medicina, ainda no segundo ano, na mesma universidade pública da primeira... a média de aprovação é de 10 a 15 alunos por ano...
Mas ela é a exceção a uma regra lastimável... 
eu tinha um professor de cálculo numérico mediocre e um de cálculo II brilhante. Fiquei um mês com dúvidas sobre cálculo numérico e quando perguntei ao professor brilhante, ele me ensinou em... 5 minutos... e aprendi perfeitamente.
Os dois deveriam ganhar igual, e digo mais, o de cálculo numérico era (muito) mais antigo e provavelmente tinha um salário maior.
O problema é que isso não pode dar certo. Primeiro não é capitalismo. E também não é socialismo. Não é, na verdade, merda nenhuma. Como vai haver pessoas brilhantes que queiram ganhar pouco? como os melhores se sentem ganhando como os piores? porque estudar e se especializar? apenas por amor?
se for por amor apenas, a eficiência vai ficar ainda mais rara.