Alguns milhões de anos atrás um hipotético meteoro se chocou com a península de Yucatã no Mexico (isso é uma teori).
Meteoros costumam deixar marcas, logo, deixa de ser "teoria".
Naquela época existiam criaturas formidáveis, os Dinossauros. O impacto da rocha fez com que muitos morressem no impacto e nos sismos sequentes. Após o choque uma imansa nuvem de poeira cobriu o sol, sem o sol as plantas não podiam fazer fotossíntese e com isso os herbívoros primeiros os carnívoros logo após e o necrófagos logo em seguida. O estrago poderia ser total senão fosse a incrível consciência que tem a natureza ou Deus o que preferirem.
Para muitos, Deus é igual à natureza.
A evolução nesses casos agiu com muita sabedoria. Como se sabe os répteis toda a energia que eles buscam do ambiente é usada para eles crescerem ao contrário dos mamíferos que é para manter eles homeotérmicos.
??
1o, até onde sei dinossauros eram homeotermicos como os mamiferos e aves.
2o, evolução não é uma entidade que age cuidando dos seres vivos, os seres vivos cuidam de si mesmos.
A natureza já direcionou eles para que como tinha pouca comida eles diminuissem de tamanho( com muito sincronismo), como eles se adaptaram conseguiram sobreviver.
Diminuissem de tamanho? Não seria melhor dizer que os maiores, morrerram?
Os maiores animais pereceram para que o homem pudesse ter sua evolução espiritual na terra, senão os mamíferos não evoluiriam e não chegaria no Homem.
É uma interpretação falha, já que considera o homem como o ápice da Evolução, quando na verdade, como todos sabem, são as baratas.

Com certeza, isso que você falou não é a ciência quem fala. É apenas uma tentativa leviana de inserir a necessidade de um Deus para dar importância a um ser (nós).
As coisas são muito complexas, lêem o artigo da nature do apodman e verão
Exato, as coisas são muito complexas. .