Boa educação? Com as crianças sendo doutrinadas a amar o ditador? Se isso é "boa" nem quero ver a péssima...
Digo quanto ao analfabetismo.
Se considerar que a educação se resume basicamente e convencer as crianças sobre a superioridade do socialismo, apesar de isso ser contra a tudo o que estão vendo na realidade, deve ser um fracasso completo, considerando a quantidade de cubanos tentando fugir do paraíso comunista.
SE considerarmos que qualquer atitude de contestação ao que é empulhado, ops, ensinado, leva automaticamente para um centro de internação ( FEBEM deles ), é óbvio que a educação nas salas, a disciplina e o rendimento deve ser maior quer o aluno médio da escola pública brasileira. Só pra constar, Cuba tem 40 cidades aproximadamente, e conta com mais de 400 centros educacionais "especiais".
E, além do mais, não há muito interesse por estudar nos cubanos, porque não fará diferença. Advogado pra quê, se o partido está sempre certo? Engenheiro pra quê, se nada é construído desde que os Americanos foram embora? Designer pra quê, se nada é produzido na ilha? Agronômo pra quê, se a única coisa plantada é fumo e cana? ( Fumo e cana pro povo em geral também, porque depois de formados na excelentes faculdades cubanas, vão todos pra roça ).
Enfim, Cuba hoje vive do turismo sexual das cubanas e da educação de guerrilheiros. Milhares de idiotas latino-americanos vão para lá fazer seus cursos para depois fazerem parte da cúpula das FARC, Sendero Luminoso, MST, etc. A OLP foi treinada em Cuba. Parece ter um acordo com o Irã também...
Nisso eles são bons!