Venezuela: após violência e intensos debates, polêmica lei de Educação é aprovada
Publicada em 14/08/2009 às 11h16m
O Globo
Agências internacionais
CARACAS - A Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pelo governo, aprovou por volta da meia-noite (madrugada de sexta-feira no horário de Brasília) um polêmico projeto de lei para a Educação com o qual o presidente Hugo Chávez busca acelerar a revolução bolivariana no país.
O projeto, criticado pela oposição e por grande parte da opinião pública por aumentar o controle do Estado sobre escolas e universidades, foi aprovado por grande maioria no Congresso venezuelano, após uma maratona de horas de sessão.
Na quarta-feira, à espera da votação, seguidores de Chávez atacaram jornalistas que cobriam o evento parlamentar em Caracas.
A lei tem como objetivo mudar totalmente o sistema de ensino venezuelano, da pré-escola à universidade, introduzindo o que o texto chama de "Doutrina Bolivariana". A ideia é adequar o ensino aos princípios socialistas, transformando as escolas em centros de reunião das comunidades sob a supervisão de pessoas pagas pelo governo, e dando ao governo federal o poder de definir as carreiras que os estudantes universitários deverão seguir.
O projeto foi inicialmente aprovado em 2001, mas acabou não sendo aplicado por pressão sociedade civil, e passou por mudanças.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/08/14/venezuela-apos-violencia-intensos-debates-polemica-lei-de-educacao-aprovada-757403987.asp