Autor Tópico: Novo sistema de locação libera o filme direto no computador  (Lida 1127 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Novo sistema de locação libera o filme direto no computador
« Online: 15 de Agosto de 2009, 20:37:55 »
Novo sistema de locação libera o filme direto no computador

São Paulo - As comodidades para quem quer receber vídeos em casa já ultrapassam o serviço de "leva-e-traz" dos discos, oferecido por locadoras online: agora é possível alugar arquivos digitais de vídeo, que chegam via internet direto para seu computador.

A Livraria Saraiva é a primeira a operar o sistema, implantado há três meses, no Brasil. O funcionamento é simples: no site da rede, o usuário escolhe os filmes que quer receber, paga, baixa um programa de gerenciamento de downloads e baixa o arquivo de vídeo escolhido dentre os 650 títulos de que a rede dispõe.

O usuário tem prazo de 30 dias para "usar" o arquivo e, a partir do momento em que ele o executa pela primeira vez, tem 24 ou 48 horas - varia conforme contratos com os estúdios - para assistir quantas vezes quiser. "Ao fim desse prazo o arquivo fica bloqueado pelo sistema DRM (Digital Rights Management , em inglês). O usuário pode mantê-lo, mas não consegue executá-lo sem licença", explica Deric Guilhen, diretor de produtos digitais da Saraiva.

Implementar o novo modelo de locação também está nos planos da Pipoca Online, que oferece serviço de locação de DVDs pela internet. A empresa já fez testes com o sistema, mas a estabilidade e velocidade das conexões de banda larga não se mostraram satisfatórias. "O download ainda é difícil. As conexões de banda larga ainda não têm estabilidade e velocidade suficiente para isso", afirma Eduardo Quintiliano, diretor de marketing da Pipoca Online. "Por enquanto é inviável para nós", avalia ele.

Guilhen, da Saraiva, relata não ter problemas com conexão. "Temos o nosso próprio datacenter, com banda de 2 gigabytes, a velocidade de download depende mais da emissão do que da capacidade de download do usuário", afirma. "Reclamações que ouvimos são mais sobre dificuldades operacionais, de como usar os softwares." As informações são do Jornal da Tarde

Fonte: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/08/15/ult4332u1200.jhtm
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: Novo sistema de locação libera o filme direto no computador
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2009, 10:32:04 »
 :hmph:

A locação com DRM me parece menos problemática que a dita “venda” com DRM, mas ainda vejo problemas. O DRM para funcionar precisa se conectar ao servidor da loja que está vendendo a música. Imaginem, então, a cara de alegria dos consumidores de uma loja se dissessem que iriam desligar esse servidor: eles compraram um produto legalmente, mas serão privados dele porque... sim. O dinheiro não será devolvido e qualquer tentativa de burlar o DRM é considerada ilegal. Isso quase aconteceu com o Wal-mart, mas eles acabaram voltando atrás e não desligaram o servidor... por enquanto.

Este primeiro problema não se aplica à locação, mas o segundo sim: quando surgiu a compra de músicas com DRM, elas tocavam no seu computador e só. Nada de iPods, celulares, nada. Imagino um problema similar acontecendo com esse aluguel de filmes. A pessoa vai locar o filme e talvez gravar num DVD para assistir no seu home theater e não vai assistir nada.

Um terceiro problema, mas que não se refere ao DRM, é o consumo de banda. A maioria (ou talvez todas) as pessoas que têm banda larga no Brasil têm um limite de quanto podem baixar por mês. No meu caso são 30GB. A locadora virtual no caso ou vai ter que reduzir a qualidade do vídeo ou as pessoas que costumam alugar seus filmes pela internet vão terminar o mês com uma velocidade menor que o habitual.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2009, 11:18:37 »
Rapaz, então vou fazer a festa quando aumentar minha banda larga!

Dai é só baixar aquele programa de remover drm.
Não deseje.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2009, 11:52:51 »
E eu acho que existe realmente pessoas que vão pagar e usar isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2009, 12:29:14 »
Eu tambem vou pagar, só que vou usar um pouquinho mais...
Não deseje.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2009, 13:13:55 »
E eu acho que existe realmente pessoas que vão pagar e usar isso.
Depende bastante do público. Enquanto o cara que alugar assistir no computador dele, tudo bem. Quando um dia os amigos dele forem na casa dele, ele tentar assistir na TV numa tela maior e não funcionar, aí vão ouvir reclamações.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2009, 19:45:32 »
To falando..... Nada e o suficiente pra quem quer ser malandro e não pagar....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2009, 21:11:41 »
Mas já é alguma coisa contra a pirataria de filmes...Eu ví no site da Saraiva, os filmes custam de 1,90 até 6,90 a locação.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2009, 22:36:09 »
Este primeiro problema não se aplica à locação, mas o segundo sim: quando surgiu a compra de músicas com DRM, elas tocavam no seu computador e só. Nada de iPods, celulares, nada. Imagino um problema similar acontecendo com esse aluguel de filmes. A pessoa vai locar o filme e talvez gravar num DVD para assistir no seu home theater e não vai assistir nada.

Alguns tipos de DRM permitem por exemplo que você ouça a música ou veja o filme em 5 computadores e infinitos dispositivos móveis (como iPods e celular), mas o DRM específico que a Saraiva usa é o Microsoft, ou seja, quem não usa Windows não pode usar, e mesmo quem usa Windows não pode assistir o filme num iPod.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2009, 08:09:53 »
Hecha la ley, hecha la trampa...

Daqui a pouco alguém cria um sniffer que captura estes pacotes que trafegam na rede. DRM? piada, né?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2009, 23:44:19 »
Interessante, pode ser besta agora, mas talvez daqui a uns anos seja uma boa opção. Mas qual a relação do preço? E o filme vem com as opções típicas do DVD?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!