Autor Tópico: Profissão de motoboy é regulamentada  (Lida 1005 vezes)

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Offline Fabi

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Profissão de motoboy é regulamentada
« Online: 17 de Agosto de 2009, 22:48:23 »
17/08/2009 - 12h33
Com o maior número de motoboys do mundo, Brasil regulamenta a profissão
Da Infomoto

O Brasil tem o maior número de motoboys do mundo. Segundo dados do Sindimoto - SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo), em todo o país são mais de 900 mil profissionais sobre duas rodas. No Estado de São Paulo, por exemplo, são cerca de 500 mil motoboys. Só na capital paulista, 200 mil. Do total, apenas 20% tem registro em carteira. Para dar "cara nova" aos profissionais de entregas rápidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em 29 de julho, a lei que regulamenta o serviço de motofrete e de mototaxi no território nacional. Agora, cabe a cada poder público municipal dar a autorização para o funcionamento dos serviços.
 
Na visão de Gilberto Almeida dos Santos, presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo, a criação da profissão é um marco para a categoria. "Este trabalhador precisava ter normas claras e regras de conduta, além de qualificação profissional. Dessa forma o trânsito terá mais fluidez e diminuição do índice de acidentes", explica Gil, do Sindimoto - SP, dizendo que a nova lei colocará a categoria nos "trilhos", melhorando a imagem profissional do motoboy, como aconteceu com a dos taxistas.

Com avanços no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também na legislação trabalhista, agora o Sindimoto - SP pleiteia junto ao Ministério das Cidades redução do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) para os motofretistas. "A redução do seguro aliado a cursos gratuitos de pilotagem, corredor exclusivo com limite de velocidade, além de uma melhor remuneração, com certeza dará cara nova à categoria, frequentemente marginalizada pela sociedade. Muitas vezes as pessoas se esquecem que são os motoboys que cruzam a cidade para transportar documentos importantes e entregar pizzas quentinhas nas residências", ressalta Gil.

Para auxiliar na busca por melhores condições para o uso racional da motocicleta, a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclo motores, Motonetas, Bicicletas e Similares) terá a missão de acompanhar a regulamentação da nova profissão, além de colaborar na criação do curso de treinamento para os motoboys.

"A associação tem como foco principal o de contribuir com a elaboração de programas de treinamento específico para os profissionais de entregas rápidas, além de formar instrutores para essa massa de motociclistas profissionais. Depois de o curso ser aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a entidade fará uma ampla divulgação nos municípios por meio de campanhas educativas", conta Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Abraciclo.

MOTOBOY DENTRO DA LEI

De acordo com a regulamentação aprovada, para exercer a profissão de motofretista, o candidato terá de ter 21 anos completos; dois anos de Carteira Nacional de Habilitação na categoria "A", ou seja, motocicleta, além de habilitação em curso especializado que será regulamentado pelo Contran.

Para aumentar a segurança, os profissionais deverão trabalhar com colete dotado de refletores. A lei também regulamenta a motocicleta que deverá ser usada pelo profissional. A primeira exigência é registro na categoria "aluguel", isto é, placa vermelha. As motos também deverão contar com alguns dispositivos de segurança, como: mata-cachorro e antenas corta-pipa. O baú utilizado para o transporte de carga deverá seguir as regulamentações do Contran e com faixas refletivas. Os novos profissionais terão um ano para se ajustarem à nova regra.

PAULICÉIA DE MOTOBOYS

Na cidade de São Paulo, o primeiro passo para serem reconhecidos é se inscrever, via on-line, para o curso especial de treinamento e orientação de trânsito. Esta é a primeira etapa para que esses profissionais obtenham o "Condumoto", documento expedido pelo Departamento de Transporte Público (DTP), órgão da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), que regulamenta a atividade na cidade de São Paulo. De acordo com a lei 14.491, sancionada em julho de 2007, ele será obrigatório para quem trabalha com motofrete.

Na página da SMT na internet - www3.prefeitura.sp.gov.br/smt/condumoto -, o condutor deve preencher um formulário com seus dados pessoais, além de informações da moto - placa, modelo e ano de fabricação. Também é necessário optar pela região da cidade e horário no qual pretende realizar o curso.

O treinamento será gratuito e terá uma carga horária de oito horas, dividida em dois dias. O condutor pode optar em fazer o curso às segundas e terças-feiras ou às quartas e quintas-feiras, ambos das 18 às 22 horas. As aulas também serão realizadas aos sábados e domingos, das 8 horas ao meio-dia.

Após a conclusão do curso, o condutor deverá se dirigir ao DTP e apresentar a documentação exigida para a obtenção do Condumoto: extrato da pontuação da carteira emitido pelo Detran, duas fotos 3x4, carteira de habilitação, comprovante de residência, RG e CPF, além do pagamento de uma taxa de R$ 11,08. (por Aldo Tizzani)
Fonte: http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/08/17/ult5498u253.jhtm
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Offline Fabi

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2009, 22:53:44 »
Agora a grande pergunta: A Imagem dos motoboys é "distorcida" pela sociedade?

Eu acho que os motoboys não respeitam as leis de trânsito, colocam a vida das pessoas em risco, e sempre causam algum acidente e sempre dizem: "Furaram o sinal". Agora eu pergunto: Que sinal é esse? Se mal "o sinal" fica verde eles vão sem nem olhar para os lados, como se tivessem dirigindo um ônibus gigante, e todo mundo tem que parar.
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Offline Lua

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:27:46 »

O mesmo se aplica aos motoristas de automóveis, ônibus, caminhões, etc. Muitos desrespeitam as leis de trânsito, fazem ultrapassagem proibida, dirigem bêbados, estacionam em local proibido, furam o sinal, desrespeitam a faixa de pedestres, etc.

Antes os motoboys não eram respeitados em razão de não serem reconhecidos como profissionais, de forma que não são considerados respeitáveis ou confiáveis por grande parte da sociedade brasileira. Regulamentada e reconhecida como profissão, a situação muda de figura: haverá responsabilização do condutor assim como do taxista, bem como das empresas que prestarem o serviço. O problema dos 'pecados cometidos no trânsito' não se restringe aos motoboys, mas a grande parte dos condutores de veículos automotores. Brasileiro não tem educação no trânsito, infelizmente.
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Offline N3RD

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2009, 12:52:41 »
Brasileiro não tem educação

Exato!  :biglol:

Não deseje.

Offline Pellicer

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2009, 13:10:23 »

O mesmo se aplica aos motoristas de automóveis, ônibus, caminhões, etc. Muitos desrespeitam as leis de trânsito, fazem ultrapassagem proibida, dirigem bêbados, estacionam em local proibido, furam o sinal, desrespeitam a faixa de pedestres, etc.

Antes os motoboys não eram respeitados em razão de não serem reconhecidos como profissionais, de forma que não são considerados respeitáveis ou confiáveis por grande parte da sociedade brasileira. Regulamentada e reconhecida como profissão, a situação muda de figura: haverá responsabilização do condutor assim como do taxista, bem como das empresas que prestarem o serviço. O problema dos 'pecados cometidos no trânsito' não se restringe aos motoboys, mas a grande parte dos condutores de veículos automotores. Brasileiro não tem educação no trânsito, infelizmente.

Concordo, mas tem dois fatores que fazem o motoboy comum desrespeitar mais o trânsito que o motorista de carro comum. O primeiro é que a moto é menor então é mais fácil passar pelo meio dos carros e ser o primeiro da fila no semáforo, se você é o segundo não tem como passar. Motos também podem fazer retorno proibido onde colocaram concreto pra não fazerem esse tipo de coisa.

O outro é característica de quem trabalha dirigindo. O tempo que um motoboy, taxista, motorista de ônibus ou caminhão perde respeitando limite de velocidade, farol vermelho, conversão proibida, dá mais prejuízo do que as eventuais multas que eles podem tomar, principalmente se sabem onde é fiscalizado e onde não é. Inclusive os motoristas de ônibus de viagem possuem mais chances de perder emprego por não chegar no destino no tempo esperado do que por desrespeitar leis de trânsito.

Essa regulamentação vai diminuir acidentes com motoboys se eles conseguirem uma renda que dependa mais de tempo trabalhado do que entrega feita. Agora vai convencer o motoqueiro que trabalha entregando documentos durante o dia e pizza durante a noite parando só pra dormir que ele corre menos risco de vida se ao invés de entregar 15 documentos entregar só 10 (e ganhar 1/3 a menos).

Offline Mr. Mustard

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2009, 14:50:25 »
Brasileiro não tem educação no trânsito, infelizmente.

Concordo com isto aqui. O resto é conversa.

Offline X

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2009, 16:12:34 »
Brasileiro não tem educação no trânsito, infelizmente.

Concordo com isto aqui. O resto é conversa.

Além de concordar, ainda acrescento que os motoristas nordestinos são reis na imprudência com os pedestres, principalmente.

Offline Mr. Mustard

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2009, 16:18:35 »
... ainda acrescento que os motoristas nordestinos são reis na imprudência com os pedestres, principalmente.

Vocês estão no lucro! Em São Paulo os motoristas já esqueceram o que são pedestres...  :( :hihi:

Offline Pellicer

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Re: Profissão de motoboy é regulamentada
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2009, 16:45:41 »
... ainda acrescento que os motoristas nordestinos são reis na imprudência com os pedestres, principalmente.

Vocês estão no lucro! Em São Paulo os motoristas já esqueceram o que são pedestres...  :( :hihi:

Faixa de pedestre é praticamente inexistente. Já cansei de ter que esperar os carros passarem pra atravessar. E quando eu estou dirigindo, eu respeito e os carros atrás ainda ficam buzinando. E eu tenho uma regra geral. Eu não respeito nenhuma faixa de pedestre sem semáforo numa rua com limite de velocidade maior ou igual a 60km/h. O motivo é que eu posso respeitar, mas o motoqueiro ou carro do lado muito provavelmente não vai e é capaz de acabar atropelando o pedestre que está atravessando, sem contar na chance de o carro que estiver vindo atrás não conseguir freiar. A prefeitura deveria colocar semáforo ou passarela em todas essas faixas de pedestres.

Em São Paulo eu encontro isso na Sena Madureira (70km/h e é uma grande curva), na saída da 23 de maio que vai pra paulista (70km/h dificilmente respeitado) e na saída da marginal pinheiros que vai pra estrada de Itapecerica (70 km/h e 4 ou 5 pistas pra atravessar).

 

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