É possível fazer um algoritmo genético em conjunto com um experimento social. O algoritmo geraria várias imagens, e pessoas votariam pra escolher a imagem mais "bonita" ou "mais parecida com qualquer coisa" dentre duas ou três. Então o algoritmo mutaria as imagens mais escolhidas e assim por diante...
A ideia é boa, mas tem que ser muito bem pensada. O problema é um algoritmo genético geraria zilhões de imagens inúteis pra cada uma que fosse 'aproveitável'... as pessoas precisariam de muita paciência. Ou o algoritmo precisaria de algum pré-filtro... não sei.
Agora estou com uma ideia de fazer colônias de formigas copetindo entre si. Acho que daria um programinha bem legal.
Também, poderíamos buscar sites como o que o Tash postou.
Um experimento com algoritmos genéticos que não é tão amedrontador (mas também muito interessante) foi o que um cara fez com teclados:
http://klausler.com/evolved.htmlResumindo absurdamente a história:
1. Ele ficou usando um teclado normal com um programa que armazenava o tempo que ele levava para bater uma determinada tecla depois de ter batido determinada outra tecla. Por exemplo, bater o 'e' depois o 'a' leva X. Bater o 'g' e depois o 'j' leva 3X/4 (por serem usados dedos de mãos diferentes, você acaba batendo as teclas mais rapidamente).
2. Armazenou esses dados usando a posição relativa no teclado, não mais a letra que ela representa. Para ele não interessava mais se era o 'a' e o 'e'... virou 'primeira tecla da segunda linha, terceira tecla da primeira linha', por exemplo.
3. Gerou milhares de teclados aleatórios, atribuindo teclas aleatórias pras posições do teclado, e simulando quanto tempo ele levaria para digitar uma lista grande de palavras, baseado nos dados que havia coletado anteriormente. Eliminava os teclados que demoravam muito pra digitar, e gerava 'filhos' pros teclados que iam bem. Enfim, um framework típico de algoritmo genético.
O resultado foi bem próximo do que se chama DVORAK. Bem legal.
Outro exemplo bem legal: um algoritmo genético que joga tetris
http://www.lightsoft.se/_lightsoft/?p=43