Aproveitando para avisar que já saiu mais uma edição do
radar Ockham. Uma notícia interessante do número 9:Exorcismo termina em mortePoucas semanas depois de ser transferida para um isolado mosteiro na Romênia, a jovem freira Marica Irina começou a demonstrar comportamentos estranhos. O psiquiatra local logo diagnosticou a condição de Marica como esquizofrenia. Já o padre Daniel Petre Corogeanu, diretor do mosteiro, decidiu que a freira estava possuída pelo demônio.
Aplicando seu receituário medieval, o padre e outras quatro freiras acorrentaram Marica em uma cruz por três dias, durante os quais tentaram expulsar o demônio do seu corpo. A freira não resistiu ao "tratamento" e morreu.
"Você não pode expulsar o demônio com pílulas", disse o padre em entrevista coletiva à TV, logo após sua prisão. Se condenados, o padre e suas freiras poderão pegar 25 anos de cadeia.
O episódio chocou o país e abriu a discussão sobre um problema mais abrangente: a explosão da religiosidade após a queda do regime soviético.
Durante décadas, o governo comunista restringiu as atividades religiosas no país, não exatamente proibindo, mas dificultando a prática religiosa. Talvez os anos de repressão tenham criado no povo uma sede de religiosidade, ou talvez as igrejas tenham se apressado demais para abocanhar o mercado de devotos; o fato é que depois da queda do comunismo o número de templos triplicou e o número de monges quadruplicou na Romênia. "Muitas igrejas foram construídas e tem havido um certo tipo de competição" diz Alfred Bulai, sociólogo de Buareste. Como acontece nesses casos, a qualidade dos profissionais formados caiu sensivelmente, produzindo aberrações como o bispo Daniel. Dan Ciachir, escritor especialista na igreja Ortodoxa Romênia, diz que com a pressão da demanda quase qualquer um pode se tornar um padre.
Padre Daniel era jogador de futebol há 10 anos. Depois de ser reprovado no vestibular da universidade local, começou a estudar teologia. Passado algum tempo, foi contratado para ajudar na construção do pequeno mosteiro nas montanhas. Finda a construção aceitou o convite para dirigí-lo e.. é isso; o próximo passo foi autorizar-se a praticar exorcismos.
Na entrevista que concedeu à televisão romena Padre Daniel defendeu seus métodos, dizendo que eles eram baseados na tradição oral da igreja. "Só Deus sabe por que ela foi levada" disse o padre. "Eu acho que esta é a maneira como Deus queria que ela fosse salva".
http://www.projetoockham.org/boletim_09.html