Autor Tópico: O mito em torno de "Remover Hardware com Segurança".  (Lida 2231 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
O mito em torno de "Remover Hardware com Segurança".
« Online: 23 de Agosto de 2009, 23:08:02 »
O mito em torno de "Remover Hardware com Segurança".

Este mito é bem recente. Nem de longe é tão antigo (e difícil de combater) quanto o mito da necessidade de estabilizador, que impera no Brasil desde o PC XT (1982). Eu diria que ele começou a se formar em 2000, por causa do Windows 2K, mas só ganhou força mesmo com a popularização do Windows XP e, principalmente, dos pendrives.

A maioria das pessoas parece acreditar que se você desplugar um pendrive do computador sem primeiro seguir todo o ritual envolvendo o ícone "Remover Hardware com Segurança" (vou chamar de "RHS" daqui em diante), uma ou mais dessas catástrofes vai acontecer:

* Vai fritar o pendrive;
    * A porta USB vai pro beleléu;
    * Seu gato vai morrer de fome;
    * Um tsunami vai varrer Brasília (humm... se fosse só no Congresso...);
    * etc..

O engraçado é que a maioria nem sabe qual o real motivo para o procedimento existir. Para mim toda essa preocupção é desnecessária e até cômica (como quando alguém faz aquela cara de espanto quando puxo meu pendrive de vez).

Quando você segue o ritual, o Windows se certifica do seguinte:

* Que nenhum arquivo no pendrive esteja em uso. Se estiver, diz que você não pode fazer a remoção;
    * Que não haja nenhuma operação de escrita (cache) pendente para ele.;

Para evitar que você siga o procedimento, demore a retirar o pendrive e acabe fazendo algo perigoso para os dados nesse meio tempo, o Windows desconecta o pendrive logicamente (até onde sei, não é uma desconexão física) e ele some do Explorer. Pode ser até que o Windows faça mais alguma coisa, mas não acredito que seja relacionada com hardware.

Elementos que confirmam minha crença:

* Apenas dispositivos do tipo "mass storage" habilitam o procedimento RHS. Sua webcam aparece na lista de dispositivos a remover com segurança? E a impressora? E o adaptador Bluetooth? Mouse e teclado também não? O que exatamente existe de "mais delicado" entre um pendrive e um (mais caro) adaptador bluetooth USB para que eu possa remover este último sem precisar me preocupar com nenhum ritual preparatório?;
    * A Microsoft, aprendendo com as reclamações oriundas do Windows 2000, desligou no XP (por default, mas pode ser religado) o cache de escrita para discos removíveis e eliminou a mensagem de alerta. Assim você puxa de vez o pendrive e não recebe mais aquele aviso chato do Windows 2000. Se o problema fosse relacionado com hardware eu não creio que a MS teria seguido por esse caminho e sim teria reforçado os avisos.

Esta é a (irritante) mensagem que aparece no Windows 2000 sempre que você puxa o pendrive sem seguir o procedimento RHS:

Esta mensagem aparece apenas para dispositivos "mass storage". Se você usa Windows 2000 puxe o cabo da impressora, do mouse, do teclado, da webcam... e veja se o Windows faz a menor objeção.

Perceba que o texto da mensagem não menciona dano ao hardware. "Falhas no computador" é uma expressão genérica que não está centrada em hardware. O fato é que puxar o pendrive com um arquivo aberto pode fazer com que o programa que usava esse arquivo tome diversas atitudes que vão desde uma inócua mensagem de erro até entrar em um loop consumindo 100% da CPU e travando o computador. Nada a ver com hardware, mas produz uma "falha no computador" assim mesmo.

Eu tentei encontrar evidências do ponto de vista eletrônico para a alegação de que simplesmente puxar o pendrive pode danificar o hardware, mas não encontrei nenhuma. Pelo contrário: USB é e sempre foi explícitamente uma tecnologia "hot plug". Não existe "hot plug" se você tem que pedir permissão para remover o dispositivo. E no plug USB os pinos de alimentação são propositalmente mais longos que os de dados justamente pensando nisso.

Na especificação USB (documento oficial do padrão) eu só encontrei citações que reforçam o meu ponto de vista (destaques em negrito são meus):

4.6 System Configuration

The USB supports USB devices attaching to and detaching from the USB at any time. Consequently, system software must accommodate dynamic changes in the physical bus topology.

...

7.2.4.2 Dynamic Detach

When a device is detached from the network with power flowing in the cable, the inductance of the cable will cause a large flyback voltage to occur on the open end of the device cable. This flyback voltage is not destructive.

...

9.2.1 Dynamic Attachment and Removal

USB devices may be attached and removed at any time. The hub that provides the attachment point or port is responsible for reporting any change in the state of the port.

Como experiência adicional (mas não muito científica), eu coloquei um multímetro na alimentação de uma das portas USB do meu PC e me certifiquei de que media 5V, conectei um pendrive nessa porta e segui o procedimento RHS para fazer a ejeção. O Windows "desconectou" o pendrive, mas em nenhum momento a tensão no mesmo deixou de ser 5V. Ou seja: se você acredita que o procedimeno remove a alimentação do pendrive, está enganado. Isso pode até ser verdade em alguma placa-mãe, mas eu honestamente duvido disso.

A fé nesse mito já se espalhou para longe das fronteiras da informática. E por isso já tem gente por aí inventando seu próprio ritual para conectar e desconectar pendrives nas portas USB de DivX players. O fato de não existir uma opção "ejetar USB" nesses aparelhos deveria servir de dica de que o procedimento não é necessário, mas a fé no mito é tão grande que algumas pessoas preferem acreditar que os fabricantes de DivX players (Philips, LG, Pioneer, etc) não estão dando a devida atenção ao problema.

Fato: Desconectar um pendrive repentinamente pode (não necessariamente vai, a não ser que você use Linux) fazer com que você perca os dados que estava escrevendo (veja nota abaixo) nesse pendrive. Se você conectou o pendrive apenas para ler seu conteúdo, nada vai acontecer (nem ao hardware, nem aos seus dados) se você desconectá-lo repentinamente.

Nota: conforme foi bem lembrado nos comentários, todo o conteúdo do pendrive pode ser perdido e não apenas o que você estava escrevendo. A FAT pode ser corrompida e requerer formatação especial.

Até que alguém apareça com evidências técnicas do contrário, o resto para mim é mito.

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2009/04/o-mito-em-torno-de-remover-hardware-com.html

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: O mito em torno de "Remover Hardware com Segurança".
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:15:36 »
"Remover hardware com segurança" nada mais é que desmontar o dispositivo, no jargào do Linux.

Isso permite que, como o rapaz diz aí, as operações pendentes de escrita sejam realizadas e, principalmente, que o sistema operacional "saiba" que os arquivos do pendrive não estão mais acessíveis.

O windows não sabe fazer limpeza de ponto de montagem, então algumas informações ficam em cache quando se remove um dispositivo sem desmontá-lo. Exemplo: se você espeta um pendrive no windows, l6e seu conteúdo e depois o arranca sem desmontar primeiro, o Windows mantém guardadas as informações da estrutura de arquivos do dispositivo. Se você espetar um pendrive diferente, o explorer vai mostrar os arquivos do pendrive anterior, mas vai falhar ao tentar abrí-los e lê-los do pendrive espetado.

Acho engraçados esses caras que "manjam" de "informática" que acreditam no que as caixinhas do Windows dizem.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:18:10 »
Isto não é completamente um mito. De fato existe um problema de dados corrompidos quando se retira o pendrive sem nenhuma precaução... eu mesmo já tive MP3 se "embaralhando" com este procedimento, também já aconteceu com arquivos RAR. O Windows parece ser mais "sensível" para isto do que o Linux... mas criei hábito e nem forcei mais para testar se isto procede ou se trata de mito (Windows vs. Linux).

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:19:01 »
Obrigado!  :ok: Eu sempre associei o problema com o fator eletricidade, mas aqui:
conectei um pendrive nessa porta e segui o procedimento RHS para fazer a ejeção. O Windows "desconectou" o pendrive, mas em nenhum momento a tensão no mesmo deixou de ser 5V.

se for verdade, faz com que o “ritual”  seja realmente bobagem!  :lol:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:23:02 »
conectei um pendrive nessa porta e segui o procedimento RHS para fazer a ejeção. O Windows "desconectou" o pendrive, mas em nenhum momento a tensão no mesmo deixou de ser 5V.

se for verdade, faz com que o “ritual”  seja realmente bobagem!  :lol:

Desmontar ou "remover com segurança" não faz absolutamente nada na parte elétrica. Serve apenas para notificar o Windows --- ou o SO de sua preferência --- que o dispositivo vais er removido e que seu conteúdo nào estará mais disponível (tanto para leitura quanto apra escrita).

Dispositivos USB foram projetados para esse tipo de hotplugging (conectar e desconectar com os dispositivos ligados) e não podem apresentar problemas com isso. O pior que pode acontecer é mesmo corrupção de dados se a conexão for interrompida na hora errada.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:23:26 »
Eu não sabia que o povo ficava tão aterrorizado assim com as mensagens do rWindows...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:29:50 »
Só quero deixar bem claro que não é bom criar o hábito de arrancar de vez o pendrive sem antes desmontá-lo. Fazer isso é criar uma situação não prevista pro sistema, cujo resultado é indefinido.

Não entendo essa rebeldia de arrancar o pendrive sem pensar...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:33:58 »
Lendo as outras coisas desse cara, eu só posso concluir que usar muita GUI faz mal.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2009, 07:34:54 »
No Linux, já notei que o pendrive pisca algumas vezes quando se clica em "remover com segurança", como se estivesse terminando alguma operação que estava em aberto.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2009, 09:26:11 »
É justamente o sistema salvando as informações que ficaram no cache (na memória RAM).

Tanto o Linux como o Windows fazem isso (por isso desconsiderem o penúltimo parágrafo da anta que escreveu o texto), e em ambos os casos pode haver perda de arquivos ou do sistema de arquivos. O pendrive não vai queimar por isso, no entanto.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2009, 11:34:35 »
ESSA COISA DE DESMONTAR O HARDWARE COM SEGURANÇA É SÓ 1 COISA Q ELES KEREM Q NOIS FAZEMOS PQ É TD 1 PARTE D 1 GRANDE ESKEMA D CONTROLE COMPORTAMENTAL!!!!!!!!!111

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:24:30 »
Tenho a impressão de que não acontece o mencionado (em um dos links no final) de cópias para pendrives no linux ficarem só "agendadas" para quando você mandar tirar o pendrive. Se fosse assim, imagino que seria rápido como mover um arquivo para outro lugar na mesma partição, no momento em que se faz, e depois demoraria para deixar ejetar. Ao menos hoje em dia, no linux que uso, não é assim.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2009, 15:25:49 »
Depende, na verdade, da configuração do sistema. Assim como no Windows.

O "padrão de fábrica" depende da distribuição, no caso do Linux.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2009, 16:53:23 »
Depende bastante de quanta memória você tem e do algoritmo usado para gerenciar o cache.

A leitura e escrita de dados em discos rídgidos é muito lenta se comparada ao processador ou à leitura e escrita na memória RAM, por isso os sistemas operacionais usam cache. Esse cache guarda os blocos de dados que devem ser escritos ou que foram lidos recentemente. Por isso, por exemplo, abrir um programa uma segunda vez geralmente demora menos tempo: ele já está quase todo na memória RAM.

Quando o cache está cheio e algum programa quer ler/escrever um bloco (que não esteja no cache), o sistema operacional tem que liberar algum bloco do cache. Se foi um bloco que só foi lido, ele descarta o bloco. Se foi um bloco que foi modificado, ele salva as modificações no disco e descarta o bloco. Geralmente o sistema operacional dá preferência a manter blocos de leitura na memória já que
1) geralmente é mais comum ler um bloco mais de uma vez que escrever um bloco mais de uma vez (exemplo do programa a cima) e
2) se um bloco de escrita (modificado) estiver na memória quando acabar a luz, por exemplo, a modificação será perdida, já que ela não foi gravada no disco.*

Por causa do item 2), não adianta só salvar blocos modificados quando o cache está cheio. O Linux com ext3, por padrão, verifica se há blocos modificados a cada 5 segundos, se houver, ele salva no disco. Não sei se com outros filesystems o tempo é o mesmo, mas a idéia é a mesma (ext4 e XFS, por exemplo, possuem delayed allocation que faz a locação de novos blocos no disco ser menos frequente).

Quando você copia arquivos do seu computador para um pendrive, no começo geralmente é rápido, já que ele só está escrevendo no cache. Depois a coisa começa a desacelerar porque o sistema precisa salvar os blocos do cache no disco para poder copiar novos blocos. Quando você desmonta um dispositivo, o sistema força um 'sync', que escreve os blocos modificados que ainda não foram salvos, e limpa o cache relacionado àquele dispositivo.

*Além disso, o sistema primeiro salva no disco blocos de meta-informação: diretórios e inodes, só depois ele salva arquivos normais.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2009, 12:39:43 »
E meu pendrive q nunca se deixa ser removido com segurança, acusa q algum sistema ainda o utiliza. Daí não tem jeito, vou lá e puxo ele... Nunca deu nada!

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #15 Online: 29 de Agosto de 2009, 05:04:55 »
Quando eu removo meus pendrives é com uma segurança inabalável!

Não da nem tempo do bill pensar!
Não deseje.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Agosto de 2009, 11:54:06 »
Tenho a impressão de que não acontece o mencionado (em um dos links no final) de cópias para pendrives no linux ficarem só "agendadas" para quando você mandar tirar o pendrive. Se fosse assim, imagino que seria rápido como mover um arquivo para outro lugar na mesma partição, no momento em que se faz, e depois demoraria para deixar ejetar. Ao menos hoje em dia, no linux que uso, não é assim.
No Kurumin 6, que é antigo, a gravação (ou parte dela) só é realmente feita quando se manda desmontar o pendrive. No Kubuntu 8.04, a gravação é feita quando se manda fazer e não na hora de desmontar.
Aliás, o mesmo acontecia com disquetes e Zip drives.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2009, 12:54:26 »
Pode ter sido só coincidência, mas eu perdi um mp3 daqueles baratinhos (foston) por ter puxado sem "remover"... Tinha esquecido de copiar mais um arquivo, e quando pluguei de volta o bichinho não aparecia mais...

Lembrei: tempos depois um amigo o abriu, lavou, ele voltou a funcionar, mas logo pifou de vez.

Geralmente eu prefiro "finalizar" o dispositivo antes de remover, mas se o windows ficar chateando dizendo que não pode remover mesmo depois de eu ter fechado todas as janelas, eu puxo!
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2009, 20:44:37 »
Nota: conforme foi bem lembrado nos comentários, todo o conteúdo do pendrive pode ser perdido e não apenas o que você estava escrevendo. A FAT pode ser corrompida e requerer formatação especial.

Esse é o grande problema quando falamos de Pen Drives danificados sem o procedimento de remoção. Como dito, o cache pendente pode conter informações a serem gravadas na FAT (o index da estruturas de arquivos) que, caso seja removido antes, quando o Windows tentar ler o Pen Drive novamente ele não irá "entender" esse "index" e os dados podem ficar inacessíveis.

Contudo, bastaria desativar o cache em unidades removíveis que não seria mais necessário "remover o hardware com segurança".

E esse procedimento do Windows realmente não desativa a alimentação da porta USB. Eu removo com segurança o meu MP4 e deixo ele carregando na porta USB.

Ah... e MP3s da Foston são péssimos e possuem vida curta mesmo, independente se há ou não rituais para removê-los.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2009, 21:08:13 »
O dia que eu levei meu pendrive para a faculdade para usar o SSH, quando eu cliquei para remover com segurança, o Windows reclamou que eu não tinha direito de administrador para fazer isso... :hein:

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2009, 14:17:18 »
Como falaram aí, já corrompi  arquivos mp3 e RAR do meu pendrive, tirando sem "desmontar".
E isso foi quando nem tinha aberto eles no pc em que tava plugado... Coisas de windows...
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2009, 16:45:56 »
A mensagem apocalíptica do Windows pode ser explicada com sucesso pela Navalha de Hanlon.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!