Na semana passada minha filha, de 15 anos, disse uma coisa que me deixou muito orgulhoso. Enquanto ela ouvia, sem querer evidentemente, uma música evagélica que vinha do vizinho, ela disse uma coisa interessante. Num determinado trecho da música, dizia que Deus é GRANDE. Ouvindo isso, minha filha disse: é, é grande mesmo. Tão grande que não consegue vê os pequeninos.
Ela não é agnóstica porque sou agnóstico. Quando ela era menor, na epoca em que eu era "crente", certa vez, enquanto ela lia a estória de Noé, ela perguntou porque Deus tinha que matar as crianças e os animais. Ela ficou muito chocada com aquilo. Eu apenas disse que ela tinha razão em pensar daquela forma.
Ou seja, ela se tornou atéia, na verdade, primeiro que eu. Eu apenas não desviei o seu raciocíneo.
Uma certa amiga dela que é crente disse que em algum dia ia provar que Deus existe. Então ela respondeu: não precisa se esforça tanto, basta ajudar quem precisa que ali estará Deus. Outra coisa foi quando ela disse a sua amiga, que se Deus é tão amoroso, como dizia sua amiga, porquê tanto sofrimento na África e em outros lugares? é evidente que sua amiga não tinha resposta.
Pois é. Deus é tão grande que não consegue vê os pequeninos, assim como nós não conseguimos ver as bacterias em volta. São muito pequenas para um ser tão grande .