Autor Tópico: Coisas interessantes  (Lida 2238 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Coisas interessantes
« Online: 26 de Agosto de 2009, 15:36:24 »
Decidi criar esse tópico para que os foristas possam mostrar novidades interessantes de ciência & tecnologia que não
merecem necessariamente um tópico só para elas.

Aqui vão algumas contribuições:

//////////////////////////////////////////////////////
Além da Teoria de Cordas e da Gravidade Quântica de Loop, surgiu agora uma nova candidata a Teoria Quantica da Gravidade:
a teoria de Horava-Lifshitz. Ela se baseia numa quebra da invariancia de Lorentz a curtas distâncias, e tem a vantagem de ser
renormalizável*.

Links:
http://physics.aps.org/articles/v2/71
http://scitation.aip.org/getabs/servlet/GetabsServlet?prog=normal&id=PRVDAQ000079000008084008000001&idtype=cvips&gifs=yes
http://xxx.lanl.gov/abs/0904.3412

*o Santo Graal do pessoal dessa área.

////////////////////////////////////////////////////////////

Alguns grupos que pesquisam novas formas de conseguir produzir energia por fusão nuclear prometem
reatores de fusão para breve. Um desses grupos está sendo financiado pela marinha americana e o chefe dele
diz que resultados devem sair nos próximos anos. Outro grupo utiliza o chamado Foco denso de plasma. Esse
grupo promete obter fusão de hidrogênio e boro (esse tipo de fusão não produz nêutrons).

Links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Polywell
http://nextbigfuture.com/2009/08/lawrencevillle-plasma-focus-fusion.html

Vamos esperar pra ver...

////////////////////////////////////////////////////////////

Um dia, em meio a uma sessão intensa de procrastinação, fiquei me perguntando se alguem já havia
analisado a fundo o jogo de campo minado. Depois de uma googlada rápida, descobri que não só já
o estudaram, como descobriram de que o Campo Minado é NP-Completo!:

Links:
http://for.mat.bham.ac.uk/R.W.Kaye/minesw/ordmsw.htm
http://sed.free.fr/complex/mines.html

//////////////////////////////////////////////////////////////////
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Coisas interessantes
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2009, 18:03:06 »
Ela se baseia numa quebra da invariancia de Lorentz a curtas distâncias, e tem a vantagem de ser
renormalizável
Mas hein!?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2009, 18:41:58 »
Ela se baseia numa quebra da invariancia de Lorentz a curtas distâncias, e tem a vantagem de ser
renormalizável
Mas hein!?

Hum... Longa história. Vou supor que você escreveu isso porque não entendeu patavina, caso contrário, me desculpe.

É o seguinte: quando o Einstein apresentou a Teoria da Relatividade, no fundo, o que ele propôs foi que o Universo obedece
a um certo tipo de simetria (dizer isso é afirmar que a natureza não muda se você fizer algum tipo de transformação - da
mesma forma que um quadrado fica inalterado quando você o gira ao redor do centro por um ângulo de 90 graus). Essa
simetria é conhecida como Invariância de Lorentz. No caso da Relatividade Geral, ela se baseia na existência de um caso
mais geral dessa simetria, conhecida como covariância geral. O que isso quer dizer é que o fundamento dessa teoria é a
afirmação de que a Física não muda se você fizer um tipo de mudança de coordenadas. Essa mudança de coordenadas vale
não só para as posições, mas para o tempo também, que entra nas contas como mais uma coordenada (daí chegamos ao
conceito de espaço-tempo de quatro dimensões). Essa teoria permite que a gente descreva a gravidade como sendo o
resultado de uma curvatura do espaço-tempo.

Os físicos tem tentado desde a primeira metade do século XX escrever uma teoria da gravidade que fosse baseada na
Mecânica Quântica, mas que também batesse com a Relatividade Geral. Essa teoria descreve a gravidade como uma
interação mediada por uma partícula chamada gráviton. Só que se você tenta fazer qualquer previsão com essa teoria,
começam a aparecer fórmulas que "explodem" - vão ao infinito. Isso também acontece na teoria quântica do eletromagnetismo,
a Eletrodinâmica Quântica, só que nesse caso existe um truque, conhecido como Renormalização, que permite eliminar esses
infinitos. O problema é que foi provado que esse truque não funciona para a Gravidade Quântica - ela é dita "não-renormalizável".
A teoria de cordas e a gravidade quântica de loop surgiram como tentativas de encontrar outros tipos de teoria quântica
da gravidade que não tivessem esse problema.

O que esse tal de Horava mostrou, foi que é possível fazer uma teoria quântica da gravidade que seja renormalizável, só que para
isso é preciso nos livrarmos da invariância de Lorentz, pelo menos a pequenas distâncias.

Pelo menos foi o que entendi. Isso está bem além do meu nível.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2009, 21:13:42 »
Vou postando nanocoisas legais aqui à medida que saírem. Provavelmente vou fazer isso com mais cuidado depois que defender.

Bom trabalho, Dr. Manhattan! :ok:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2009, 12:00:25 »
 :ok:
Tendeu, acho! A Invariância de Lorentz é o mesmo que dizer que a coisa continua a mesma coisa independente do que se faça com ela e por onde se olhe?? Ou, uma mudança de coordenadas apenas, muda as coordenadas? Ou... Cabou-se a imaginação... :'(
E esse tal aí descobriu uma maneira de "regularizar uma conta que não batia" excluindo uma condição necessária pra outras teorias??? Se foi isso, é estranho!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2011, 03:32:13 »
            Ar com ares tecnológicos

Surgiu mais uma maravilha da tecnologia, desta vez pelas mãos do brilhante James Dyson, um criador genial que dá um novo aspecto e tecnologia aos electrodomésticos convencionais. A sua criação foi desta vez uma fantástica ventoinha, aliás, multiplicador de ar, de baixíssimo consumo.

Dyson é uma empresa de electrodomésticos, criada pelo britânico James Dyson. Esta empresa, fundada há quase 20 anos, tem vindo a surpreender-nos e desta vez fê-lo com um multiplicador de ar, ou ventoinha como vulgarmente chamamos.

Multiplicador de ar Dyson

Este multiplicador de ar é um ventilador de ar que produz uma potente e suave brisa. Tem a grande particularidade de não ter lâminas ou uma hélice, utilizando uma tecnologia que aproveita o ar e o multiplica 15 vezes, tecnologia semelhante à usada em turbo-compressores e motores a jacto. O pequeno motor eléctrico puxa o ar através de pequenas fissuras na base, projectando-o através da moldura de forma circular. O ar sai então por uma fenda fina de apenas 1,3 milímetros, sendo projectado a grande velocidade.

Através desta tecnologia, este maravilhoso ventilador produz até 27 litros de ar por segundo, consumindo apenas pouco mais de 45 Watts, 20 a 30 vezes menos que um aparelho de ar condicionado.

Além de toda esta tecnologia, o aparelho pode ainda oscilar para a direita e para a esquerda, até 90 graus. Pode ser inclinado para cima e para baixo e tem ainda botões sensíveis ao toque e um regulador de velocidade.

Funcionamento do multiplicador de arQue tal esta bela e simples obra de arte? Além de ser super silenciosa temos ainda a vantagem de não nos magoarmos nas hélices que não existem!
http://www.tecnologiadoglobo.com/2009/12/ventoinha-sem-helice-multiplicador-de-ar/
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2011, 03:40:16 »
Citação de: Dr. Manhattan
Os físicos tem tentado desde a primeira metade do século XX escrever uma teoria da gravidade que fosse baseada na
Mecânica Quântica, mas que também batesse com a Relatividade Geral. Essa teoria descreve a gravidade como uma
interação mediada por uma partícula chamada gráviton. Só que se você tenta fazer qualquer previsão com essa teoria,
começam a aparecer fórmulas que "explodem" - vão ao infinito.

Li um artigo uma vez em que diziam que faz sentido as fórmulas irem ao infinito, não darem uma resposta coerente, porque a teoria da Relatividade Geral é uma teoria do espaço-tempo dinâmico, e a teoria quântica de campos supõe um espaço fixo de fundo (o da relatividade restrita).

Faz sentido, né. Mas estou comentando sem nunca ter estudado nada disso, naturalmente.

Para colocar alguma coisa interessante, essa entrada no Stanford Encyclopedia é muito boa e para mim foi uma leitura agradável, sobre experimentos em física:

http://plato.stanford.edu/entries/physics-experiment/index.html#RE

Ah, pensei em outra coisa. Este artigo aqui ("What classicality? Decoherence and Bohr's classical concepts")

http://arxiv.org/abs/1009.4072

É excelente para entender melhor a forma de Bohr ver a mecânica quântica (o que é curiosamente pouco divulgado) e sua relação com a descoerência. Gostei muito.

(Obrigado por ter me ensinado um pouco sobre a descoerência via MP, Manhattan.)

Edit: A eficácia irracional da matemática nas ciências naturais: (em inglês)
http://www.dartmouth.edu/~matc/MathDrama/reading/Wigner.html

De onde vêm as leis da física: (em inglês)
http://www.colorado.edu/philosophy/vstenger/Nothing/Laws.pdf
« Última modificação: 01 de Outubro de 2011, 03:47:04 por The Dark Adonis »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Coisas interessantes
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2011, 22:51:18 »
A conhecida marca de relógios Timex, em comemoração dos seus 150 anos, pretende desenvolver um micro-relógio para ser implantado na unha. Para todos os que gostam de novas tecnologias (e não roem as unhas) podem, dentro de pouco tempo, implantar na unha um relógio totalmente transparente.
Conheça um relógio que pode ser implantado na unha
Para aqueles, como eu, que não gostam de usar relógio de pulso e que gostam de novas tecnologias e engenhocas, poderão em breve ter um relógio, completamente discreto, implantado na unha!

Em comemoração de mais um aniversário, a famosa marca de relógios Timex, quer celebrar os seus 150 anos de existência com um relógio que pode ser integrado no próprio corpo humano. Em colaboração com uma revista de design, a Core 77, o Nail Watch (relógio na unha) é feito de um material completamente translúcido, não sendo perceptível na unha.

O relógio inserido na unha está sempre num estado inactivo. Para colocar o relógio em funcionamento, basta passar um dedo na ponta da unha onde o relógio está implantando. Ao fazer isso, o relógio ilumina-se, mostrando as horas. Ainda possui um sensor de luz que faz com que o relógio se ilumine com diferentes cores, consoante o tom da unha e da luz ambiente.
http://www.tecnologiadoglobo.com/2011/08/marca-timex-quer-criar-relogio-implantado-na-unha/

« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 23:02:12 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2011, 15:19:21 »
Quartos não-ilumináveis

Aqui vai um artigo que saiu hoje no site io9.com sobre um probleminha matemático interessante: seria possível criar um quarto onde você pudesse acender uma luz e um certo ponto e houvesse outro ponto aonde a luz não chegasse? Esse problema foi proposto nos anos 50 e por estranho que pareça a resposta é sim. Aliás, uma das primeiras soluções foi obtida pelo jovem Roger Penrose, ainda nos anos 50.

Um detalhe curioso é uma certa sincronicidade: ouvi falar desse problema pela primeira vez uns anos atrás. Então coincidentemente, dois dias atrás lembrei dele e percebi que seria possível fazer uma %#$%censurado*&% censurado que não parece ter sido feito ainda [1]. Ontem tirei um tempo para dar uma pesquisada na literatura sobre esse problema, e então hoje me deparei com esse artigo. Só a conscienciologia deve explicar isso :).

The Unilluminable Room of George Tokarsky

The Unilluminable Room of George Tokarsky In the house that math built, there are many rooms. The Unilluminable Room is one of the strangest. How do you build a room that is guaranteed to have one spot of complete darkness? Here's the weird solution to this 26 year mystery.

Imagine a room where all the walls are covered in floor-to-ceiling mirrors. If someone were to light a match in this room, no matter how big or how complicated it was - with little side passages and oddly shaped foyers - you would always see it. The light would bounce off mirrors until it hit every spot in the room. Likewise, if someone were to launch an inexhaustible rubber ball at one of the walls, eventually it would bounce around until it hit you. But what if there were a room in which this wasn't possible? What would it take to create a room that had at least one spot of darkness when a candle was placed in it?

This question was posed in the sixties, and it was puzzled over for decades. As long as all the walls of the room were straight, it seemed impossible to find a mirrored room that a light couldn't illuminate fully.
Finally, George Tokarsky, a mathematician, came up with a room in 1995. Its overall description would be an 'L' shape, but there are many little triangular nooks in the room that angle light away from one critical. It has twenty-six sides, all straight, and there are two points (shown here in red) that are mutually exclusive. A light placed in one will not be seen in the other. A ball thrown from one spot will never hit the other. At the time, this could happen in no other room.

There have, since 1995, been found other rooms where light can't reach. There is a 24-sided room with straight walls that has an unilluminable point, and there are rooms with curved sides that can never fully be illuminated. But Tokarsky was the first to get it done. So to him we respectfully say, "Let there be dark!"

fonte: http://io9.com/5857597/the-unilluminable-room-of-george-tokarsky

[1] Depois que o meu artigo for submetido para publicação eu explico do que se trata. :lol:

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:49:14 »
Sim, é possível entrelaçar sistemas macroscópicos!

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/entrelacamento_quantico_liga_dois_diamantes.html

Muito bom :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!