Pessoal,
Há algum tempo venho pensando em fazer uma listinha de livros muito indicados a quem se interessa por ciência, pensamento crítico e afins. Juro que procurei no fórum e não achei. Se estou repetindo algo antigo, desculpem.
Vou fazer uma listinha bem curta do que já li ou que gostaria de ler, e aí quem quiser pode ir completando. Gosto muito dos livros do Sagan, então vou começar logo com três ou quatro.
Ceticismo/Filosofia:O mundo assombrado pelos demônios- Carl Sagan (esse livro foi um ponto de inflexão na minha vida)
Variedades da experiência científica - Sagan
Um pálido ponto azul - Sagan (ainda não li...)
Ensaios céticos - Bertrand Russell
Deus, um delírio - Dawkins (não estou gostando muito, mas vai pela fama)
O discurso do método - Descartes (tem coisas muito boas, apesar de um argumento terrivelmente estranho sobre a existência de Deus)
Seria legal algo de filosofia da ciência também. Eu gosto do Popper, mas não sei se existe algo acessível sobre esse assunto.
Uma indicação meio duvidosa: 'A assustadora história da maldade'. Basicamente uma longa história da moralidade.
Ciência:A origem das espécies - Darwin
O relojoeiro cego - Dawkins (ou Escalada do monte improvável? talvez os dois)
(talvez um livro do Stephen Hawking? nunca li nada dele)
Dança do Universo - Marcelo Gleiser (sim, também tenho minhas reservas, mas apesar disso gostei bastante)
Ficção científica/utopias/distopias:Contato - Sagan (o último, juro)
O jogo do exterminador - Orson Scott Card (tem umas bobeiras mas é bom)
The Giver - Lois Lowry (Acredito que não haja tradução)
1984 - Orwell
Animal Farm - Orwell
Admirável Mundo Novo - Huxley
O caçador de andróides (Do Androids Dream of Electric Sheep? maldita tradução imunda) - Philip K. Dick
Fundação - Asimov (também não li ainda. Talvez outros do Asimov? A história dele sobre a reversão da entropia é perfeita e pode ser lida aqui:
http://www.multivax.com/last_question.html)
Neuromancer - William Gibson
Um livro atípico que eu recomendo pra quem gosta de lógica é o
Ficções, do Jorge L. Borges. Espetacular. Mas é um ponto meio fora da curva.
Down and out in the magic kingdom, outro bem atípico. Uma sociedade futurista onde você faz backup do cérebro nos computadores e é 'restaurado' depois de morrer.
Esse livro é Creative commons e pode ser baixado aqui:
http://craphound.com/down/download.phpIa recomendar algum Kafka também, mas acredito que esteja fugindo demais do tema já