Autor Tópico: Deputados uruguaios aprovam adoção de crianças por casais homossexuais  (Lida 568 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
27/08/2009 - 17h12
Deputados uruguaios aprovam adoção de crianças por casais homossexuais
Publicidade

da France Presse, em Montevidéu

A Câmara de Deputados do Uruguai aprovou nesta quinta-feira um projeto que legaliza a adoção de crianças por casais homossexuais, uma situação inédita na América Latina. O projeto retorna ao Senado para uma segunda apreciação.

"A aprovação foi por 40 votos contra 53, isto é, com 13 votos contra", disse o deputado Jaime Trobo, do opositor Partido Nacional.

O projeto ganhou votos da coalizão governista de esquerda Frente Ampla, que conta com maioria parlamentar. O PN (centro-direita, principal oposição) votou contra, com apenas um de seus deputados a favor.

O também opositor Partido Colorado (direita, terceiro partido) votou contra, disse o deputado colorado Daniel García Pintos.

Como o projeto sofreu algumas modificações em relação ao que havia sido aprovado pelo Senado no dia 15 de julho, deverá voltar à Casa para que as "aceite ou recuse", explicou a deputada governista Daniela Paysée.

O Senado tem prazo para se pronunciar até 15 de setembro, data na qual encerra o período legislativo, uma vez que o Uruguai vive um ano eleitoral, com as eleições presidenciais marcadas para 25 de outubro.

O Uruguai aprovou em 2008 a união civil homossexuais, e em maio do ano passado, o presidente Tabaré Vázquez assinou um decreto que anulou a norma que impedia o acesso de homossexuais nas Forças Armadas.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u615816.shtml

:ok:

Porque melhor do que ver milhares de crianças envelhecendo em abrigos, é entregá-las a pessoas dispostas a criar laços familiares e dar a esses menores condições de uma existência digna.

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Deputados uruguaios aprovam adoção de crianças por casais homossexuais
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2009, 19:24:56 »
Citação de: Chatólico
Ataque à família!

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2009, 19:48:31 »
22/08/2009 às 09:42

Cresce apoio à união estável entre homossexuais no STF

Agencia Estado
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tem sinalizado ser a favor de reconhecer a possibilidade de união estável entre homossexuais e todos os direitos dela decorrentes, como a concessão de pensão e a permissão para adotar crianças. Há ministros que defendem que o STF deveria deixar claro que esses casais que convivem de forma contínua e duradoura formam uma família.

Atualmente, há falta de sintonia nas decisões dos tribunais estaduais e de juízes dos 26 Estados e do Distrito Federal - as sentenças são totalmente diferentes a respeito do tema. Por causa dessa disparidade, ministros do STF pensam em unificar o assunto editando uma súmula que deveria ser seguida por todo o Poder Judiciário.

A constatação de que não há uma posição clara da Justiça sobre o tema aparece em pesquisa ampla realizada nos tribunais de Justiça pelo relator de uma das ações no STF, o ministro Carlos Ayres Britto.

A reportagem do Estado teve acesso aos dados que integram a ação movida no Supremo pelo governo do Rio com o objetivo de obter do STF a declaração de que os mesmos direitos dados aos casais heterossexuais devem ser concedidos aos homossexuais em relação ao Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado. Ayres Britto pretende julgar a ação neste semestre. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=1214098

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2009, 22:26:26 »
Que notícias mais boas!

Eu sempre pensava naquilo de 'a chance das crianças serem homossexuais é maior', mas também, se realmente forem homossexuais (o que eu nem sei se realmente ocorre, acredito que não) qual seria o problema? :)
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2009, 11:45:01 »
Eu imagino como vai ficar a cabeça dessas crianças.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2009, 11:51:54 »
Isso é pra ser irônico?

Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas em abrigos.
Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas por pais bêbados, drogados.
Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas por pais criminosos.
Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas por pais racistas.

Claro que o fato de ser homossexual não exclui nenhuma das alternativas anteriores, mas antes da adoção é feita uma análise (assumidamente) criteriosa.
Meu blog

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2009, 12:22:18 »
Isso é pra ser irônico?

Não.

Eu sei que tem aquele papo de "o que importa é que eles terão muito amor, carinho, blábláblá", mas isso não excluí o fato de que não será algo natural, e que ela vai sofrer inúmeros preconceitos e constrangimentos.

Imagina uma criança de 10~12 anos, na escola, contando aos amigos que tem "dois pais", isso se ele tiver coragem para contar, óbvio.

E eu não sou contra adoção de crianças por casais homossexuais, na verdade, sou indiferente. Só pra esclarecer.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2009, 13:19:16 »
mas isso não excluí o fato de que não será algo natural, e que ela vai sofrer inúmeros preconceitos e constrangimentos.
Imagino que você queira dizer 'natural' no sentido de 'comum' e não no sentido que os religiosos usam a mesma palavra.

Imagina uma criança de 10~12 anos, na escola, contando aos amigos que tem "dois pais", isso se ele tiver coragem para contar, óbvio.
Você tem razão, mas não acho que temos que regimentar um preconceito (proibir a adoção) por conta de outro preconceito (dos colegas da escola).

A comparação com o movimento negro é fácil mas é válida. 'Imagina, colocar negros na mesma escola em que os brancos. Os brancos iam maltratar os alunos negros, eles iam passar vergonha e sofrer preconceito; então é melhor deixar do jeito que está'.
Meu blog

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2009, 18:41:22 »
Isso é pra ser irônico?

Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas em abrigos.
Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas por pais bêbados, drogados.
Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas por pais criminosos.
Vai ficar melhor do que a cabeça das crianças criadas por pais racistas.

Di,

Como o André bem colocou, a adoção por casais homossexuais tem uma probabilidade bem menor de causar problemas psicológicos à uma criança ou adolescente.

Fiz alguns estudos a respeito do tema há alguns anos e os dados que obtive apenas corroboraram minhas idéias: casais homossexuais, via de regra, são menos preconceituosos e exigentes em relação ao aspecto físico das crianças. Adotam crianças negras e mais velhas, bem como adolescentes - justamente os que são menos procurados e tem mais chances de completar a maioridade dentro de um abrigo.

Hoje em dia não é tão exótico ver um casal homossexual. O que me surpreende é o número de casais formados por mulheres e homens que já vivem juntos há alguns bons anos e que só agora revelam ao mundo sua condição de homossexuais. A existência de afeto entre casais homossexuais e sua equiparação à uma relação heterossexual não apenas é necessária, ela se faz presente e é a realidade de muitas famílias que existem por aí.  Cabe ao direito regulamentar o que já está posto. Cabe à sociedade respeitar a opção de cada um e a liberdade de ser quem é e amar a quem se quer.

O Estado precisa reconhecer que cada cidadão tem o direito de ter sua convivência familiar reconhecida como tal. É direito não apenas dos casais heterossexuais, é direito do cidadão homossexual, que paga seus impostos e sustenta a máquina estatal como qualquer outro.

Além disso, é direito de crianças e adolescentes terem uma família, um local em que possa crescer com dignidade e afeto. Como preferir deixar milhares de crianças em abrigos de reputação duvidosa (a maioria é assim) à colocá-las em lares com pessoas dispostas a lhes oferecer uma família? Em minha modesta opinião, um Estado desses é hipócrita: diz que crianças tem direito à uma família, mas nega quando existem pessoas que querem adotá-las ou emperra ao máximo o processo de adoção.  :no:

Quanto à preocupação de que tais crianças se tornem homossexuais: como se sabe, a homossexualidade não se ensina. É algo que o indivíduo traz em si ou desperta. Ninguém se tornará homossexual porque viu o pai fazê-lo ou um amigo da escola.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2009, 17:31:15 »
Isso é pra ser irônico?

Não.

Eu sei que tem aquele papo de "o que importa é que eles terão muito amor, carinho, blábláblá", mas isso não excluí o fato de que não será algo natural, e que ela vai sofrer inúmeros preconceitos e constrangimentos.

E eu não sou contra adoção de crianças por casais homossexuais, na verdade, sou indiferente. Só pra esclarecer.

Depende muito de como estas crianças serão educadas. Em um ambiente feliz e estável não acredito que prováveis preconceitos e constrangimentos sejam definitivos para estas crianças. Sem contar que todas estão sujeitas a isso por vários outros motivos e não apenas por ter dois pais.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!