Autor Tópico: Menos impostos, maior poder aquisitivo  (Lida 466 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Menos impostos, maior poder aquisitivo
« Online: 28 de Agosto de 2009, 14:55:04 »
Aos que defendem que com a diminuição dos impostos haveria um aumento do poder aquisitivo da população, gostaria de saber se com a diminuição dos impostos, esse poder aquisitivo realmente aumentaria. Acredito que "diminuiria*", já que as coisas ficariam proporcionais.

*O que diminuiria seria o valor "absoluto": supondo que eu ganhe mil e 1/4 são pra impostos, eu iria ganhar 750 livre, o que no final daria no mesmo.

É mais ou menos isso que quero dizer.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Menos impostos, maior poder aquisitivo
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2009, 17:49:05 »
Eu penso que se reclama é pela qualidade de serviços que recebemos... cobra-se impostos como país de primeiro mundo e devolve-se serviços de terceiro mundo. Neste aspecto os impostos que pagamos são elevadíssimos e uma redução, compatível a qualidade do serviço prestado, seria o ideal.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2009, 01:34:40 »
Aos que defendem que com a diminuição dos impostos haveria um aumento do poder aquisitivo da população, gostaria de saber se com a diminuição dos impostos, esse poder aquisitivo realmente aumentaria. Acredito que "diminuiria*", já que as coisas ficariam proporcionais.

*O que diminuiria seria o valor "absoluto": supondo que eu ganhe mil e 1/4 são pra impostos, eu iria ganhar 750 livre, o que no final daria no mesmo.

É mais ou menos isso que quero dizer.

Não entendi o seu raciocínio. Uma pessoa com salário de 1000 reais, com 250 reais descontados por impostos, vai ter um salário de 750 reais livres de impostos caso esses impostos sejam extintos? Foi o que eu entendi.

E não é uma diferença de salário que vai mudar o poder aquisitivo. É simplesmente pagar menos nos produtos. Gasolina por exemplo poderia ter o preço cortado pela metade de um dia pro outro apenas por redução de impostos. Gastando menos com gasolina, sobra mais dinheiro pra outras coisas.

Eu penso que se reclama é pela qualidade de serviços que recebemos... cobra-se impostos como país de primeiro mundo e devolve-se serviços de terceiro mundo. Neste aspecto os impostos que pagamos são elevadíssimos e uma redução, compatível a qualidade do serviço prestado, seria o ideal.

Pra mim seria melhor ter serviços de qualidade do que uma redução de impostos. Mas digo isso por opinião mesmo, não sei se é de fato o melhor.

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2009, 15:03:38 »
Quando as pessoas falam que menos impostos aumentarão o poder aquisitivo, se referem ao preço dos produtos, muitos produtos ficam muito caros por causa da alta taxação, se houver um corte nos impostos a tendencia é que os preços caiam, e consequente isso aumentaria o poder aquisitivo das pessoas mesmo que eles não recebam nem 1 centavo a mais de salário
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2009, 15:35:33 »
Sem contar que com a redução dos impostos que as empresas pagam, seria possível pagar salários maiores ou contratar mais pessoas. Se eu não me engano, um empregado que ganha um salário mínimo custa quase o dobro para o empregador devido aos impostos.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!