Autor Tópico: vigílias...  (Lida 1590 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
vigílias...
« Online: 16 de Julho de 2005, 21:39:08 »
Como é essa história de vigílias?

Alguns acreditam que Deus escuta melhor as orações feitas de madrugada? :shock:

Qual é o versículo-base? "Deus ajuda à quem cedo madruga?"

Interessante.... será que tem a ver com a luz solar..... interferências das radiações solares nas ondas de orações.... ou será o silêncio noturno?? Javé estaria ficando meio surdo?? Tem até um certo aroma de Terra plana isso.

Mas não é um tanto conflitante com aquilo de onipotência e oniciência? A menos que ele escute tão bem as orações feitas a qualquer hora do dia, e por mero capricho dê mais importância àquelas feitas de madrugada, só porque ele é o bonzão e tal, só pra fazer o pessoal ficar varando a madrugada mesmo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: vigílias...
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2005, 22:02:55 »
tem a ver com labor, acho. quem acorda cedo pra trabalhar deus ajuda...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2005, 23:07:28 »
De um ponto de vista pragmático, desenvolver a disciplina e o propósito claro necessários para orar de madrugada costuma ser útil para resolver muitos problemas.

Deus não tem culpa, é só o bode expiatório...  :wink:
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2005, 04:51:03 »
:) Bom eu não sei se existe alguma passagem biblica que diga isso, sobre orar de madrugada.. Mas sinceramente, orar de madrugada é mais facil, o silêncio ajuda a gente a pensar melhor. Nesse ponto, orar nesse período não seria mais facil para Deus interpretar, mas para a pessoa se concentrar melhor na oração.
 :) E como disse o Bruno, a frase é para indicar que Deus ajuda as pessoas que começam a trabalhar logo que despertam. E aquelas que despertam mais cedo, trabalhariam mais. Aquelas que dormem mais tarde, estavam tendo vida boêmia, estavam se divertindo. Mas trata-se de uma frase que parte de pré-conceitos, e o trabalho em questão é o rural, que muito é influencido pela luz solar. No fundo a frase significa, trabalhe e muito, Deus ajuda... mas pensando bem, é um conselho útil, independente de Deus ajudar ou não....
 :wink: Ou seja... Quanto mais se trabalha, mais lucro se obtem. Logo Deus ajudou pois lhe deu lucro! Como era mesmo o nome deste tipo de falácia?

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2005, 16:02:36 »
sobre a frase, eu sei que não tem nada a ver com vigílias, e sei que não é um versículo, ou ao menos, suponho. Era só piada.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2005, 00:57:13 »
|(  Eu não leio a  Biblia, conheço a frase como um ditado popular... Alguns ditados populares são reduções de versículos, outros são versões ... Imaginei, pelo seu comentário, Danniel, que se tratasse de um caso assim. Falei apenas o que sabia sobre o ditado e sobre vigilias (embora tenha considerado que eram assuntos com pouca coisa a ver).

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2005, 01:00:45 »
Hipoglicemia devido ao jejum prolongado e torpor pela vigília são ótimos para causar alucinações...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: vigílias...
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2005, 08:31:18 »
Citação de: Axia
:)  :wink: Ou seja... Quanto mais se trabalha, mais lucro se obtem. Logo Deus ajudou pois lhe deu lucro! Como era mesmo o nome deste tipo de falácia?

Axia

Obtem lucro para quem??

Para o trabalhador ou para o patrão?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2005, 10:37:23 »
Citação de: Stéfano
Hipoglicemia devido ao jejum prolongado e torpor pela vigília são ótimos para causar alucinações...
É um dos truques para aumentar a fé das pessoas... ;)

O duro é que é verdade. Já fiquei de jejum muito tempo uma vez e já vi "coisas". Cessaram rapidamente quando eu comi um sanduíche...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2005, 11:45:39 »
Citação de: Axia
Alguns ditados populares são reduções de versículos, outros são versões

.... eu não sabia disso... quais seriam alguns deles?

... Imaginei, pelo seu comentário, Danniel, que se tratasse de um caso assim.

As vezes meu humor é sutil demais..... nesse caso foi mais ignorância de minha parte em não saber disso de ditados adaptados de versículos

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2005, 22:51:48 »
Citação de: Stéfano

Interessante...
propositalmente ou não essa é uma boa "tática" para fazerem as pessoas verem coisas... :wink:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!