Depois de quase dois anos, o sítio online CeticismoAberto é relançado em uma plataforma completamente nova, apresentado as quase 2.000 páginas de conteúdo original em língua portuguesa de forma mais limpa e organizada. Mais do que isso, o novo sistema é dinâmico, permitindo agora a atualização e a adição de novas informações de forma simples e constante. Aos visitantes fiéis, o novo CeticismoAberto pode ser resumido como a agilidade da antiga seção de notícias aplicada a todo o sítio, com um visual e organização por tags, ou marcadores, e muitos outros recursos.
E não é só. CeticismoAberto agora tem novos sítios especiais, como a Galeria de Fotos Analisadas, incluindo supostos fantasmas e discos voadores; bem como um Fórum de Discussão dedicado, área para a troca de idéias e informações e também palco para que possamos dar o próximo passo: a ONG CeticismoAberto. Podemos e devemos ir além do mundo virtual.
Continue lendo para um tour das novas funcionalidades e sítios especiais, bem como mais detalhes sobre o futuro de CeticismoAberto. Ah, e saiba como concorrer a dois exemplares de livros de Carl Sagan!
Foristas do Clube Cético talvez tenham um deja vu ao visitar o fórum CeticismoAberto... sim, eu copiei descaradamente várias mensagens e outros aspectos do CC... Administradores e moderadores, vai aqui o convite/pedido/abuso para que se inscrevam no fórum CA e participem, como não entendo nada de fóruns online como estes (estou mais acostumado com listas de discussão), pensei em fazer com que todos que são moderadores/administradores no CC sejam também moderadores/administradores no fórum CA.
Isso pode parecer um abuso de minha parte, e de certa forma o é, mas é um pedido de ajuda, com a melhor das intenções. Já cogitei tentar conversar sobre ter o CC como o fórum oficial do CA, mas não seria muito viável, porque o CC já funciona quase formalmente, com sua organização própria, e o CA como organização terá atividades diferentes.
Por outro lado, integrar os dois fóruns, bem como todas as iniciativas de ativismo cético no país, é um objetivo que poderia beneficiar a todos. Ter um widget que mostre no site CA as últimas discussões tanto no fórum CA quanto no CC, ou integrar a área de comentários das páginas do CA com os fóruns... vale notar também que em breve o Google Wave promete revolucionar as discussões online.
Já ando divagando e deve estar claro que escrevo esta mensagem apressadamente, peço desculpas porque sei que deveria organizar melhor estas idéias e propostas dirigidas tanto aos membros quanto administradores do CC. Mas enfim... tem jeito? Por favor, inscrevam-se no fórum CA, e moderadores/administradores, conversemos! Meu email: kentaro.mori@gmail.com