Autor Tópico: Um Novo CeticismoAberto  (Lida 1614 vezes)

Offline Mori

• Conselheiro Honorário
  • Nível 03
  • *
Um Novo CeticismoAberto
« Online: 01 de Setembro de 2009, 19:35:06 »
Depois de quase dois anos, o sítio online CeticismoAberto é relançado em uma plataforma completamente nova, apresentado as quase 2.000 páginas de conteúdo original em língua portuguesa de forma mais limpa e organizada. Mais do que isso, o novo sistema é dinâmico, permitindo agora a atualização e a adição de novas informações de forma simples e constante. Aos visitantes fiéis, o novo CeticismoAberto pode ser resumido como a agilidade da antiga seção de notícias aplicada a todo o sítio, com um visual e organização por tags, ou marcadores, e muitos outros recursos.

E não é só. CeticismoAberto agora tem novos sítios especiais, como a Galeria de Fotos Analisadas, incluindo supostos fantasmas e discos voadores; bem como um Fórum de Discussão dedicado, área para a troca de idéias e informações e também palco para que possamos dar o próximo passo: a ONG CeticismoAberto. Podemos e devemos ir além do mundo virtual.

Continue lendo para um tour das novas funcionalidades e sítios especiais, bem como mais detalhes sobre o futuro de CeticismoAberto. Ah, e saiba como concorrer a dois exemplares de livros de Carl Sagan!

Foristas do Clube Cético talvez tenham um deja vu ao visitar o fórum CeticismoAberto... sim, eu copiei descaradamente várias mensagens e outros aspectos do CC... Administradores e moderadores, vai aqui o convite/pedido/abuso para que se inscrevam no fórum CA e participem, como não entendo nada de fóruns online como estes (estou mais acostumado com listas de discussão), pensei em fazer com que todos que são moderadores/administradores no CC sejam também moderadores/administradores no fórum CA.

Isso pode parecer um abuso de minha parte, e de certa forma o é, mas é um pedido de ajuda, com a melhor das intenções. Já cogitei tentar conversar sobre ter o CC como o fórum oficial do CA, mas não seria muito viável, porque o CC já funciona quase formalmente, com sua organização própria, e o CA como organização terá atividades diferentes.

Por outro lado, integrar os dois fóruns, bem como todas as iniciativas de ativismo cético no país, é um objetivo que poderia beneficiar a todos. Ter um widget que mostre no site CA as últimas discussões tanto no fórum CA quanto no CC, ou integrar a área de comentários das páginas do CA com os fóruns... vale notar também que em breve o Google Wave promete revolucionar as discussões online.

Já ando divagando e deve estar claro que escrevo esta mensagem apressadamente, peço desculpas porque sei que deveria organizar melhor estas idéias e propostas dirigidas tanto aos membros quanto administradores do CC. Mas enfim... tem jeito? Por favor, inscrevam-se no fórum CA, e moderadores/administradores, conversemos! Meu email: kentaro.mori@gmail.com

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: Um Novo CeticismoAberto
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2009, 19:49:37 »
Ficou bacana o espaço. Parabéns... :ok:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2009, 21:52:28 »
Belo site. Gostei muito das porpostas de lá. Pena que não ando com tempo para ler, provavelmente devo olhar com calma para ele no fim de semana.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2009, 22:07:52 »
Eu gosto da idéia de unificação. Já acho mais ou menos chata a fragmentação em fCC, RéV, Realidade, o do projeto Ockham, e outro spin-off do realidade cujo nome não me lembro. Até que seria legal ver isso se fosse devido a emergência espontânea de idéia parecida por grupos desconhecidos, mas boa parte é "separatismo".

Nem só por isso, mas também simplifica as coisas. A maior vantagem de haver mais de um é se ter um reserva em ataques de hacker ou coisas do tipo. Mas por outro lado, sei lá. Também tem diferenças de "clima" entre os fóruns, uns preferem uma moderação mais firme, outros fazem mais o estilo "programa do ratinho", acaba sendo melhor que os que preferem cada estilo que tenham seu próprio lugar, para poderem fazer como quiserem em vez de ficar só reclamando.

Gostei do estilo de cores. Coincidentemente o CSS que uso aqui combina até um pouco mais com o "ceticismo aberto", é branco/azul claro e laranja.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2009, 11:46:21 »
Muito legal o novo site.

Uma outra coisa que eu fiz por um tempo e que seria interessante incentivar (aqui e em todos os outros lugares) é o pessoal ajudar com edições na Wikipedia lusófona. Tem muita besteira lá, muita coisa pra limpar, muita informação pra colocar. Acho que seria um jeito bom de trazer informação crítica para o público 'comum', sem fazer nenhum proselitismo.

Se quiserem dar uma olhada sobre o que estou falando, vejam o artigo sobre o efeito ideomotor ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_ideomotor ) ou sobre inédia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A9dia )
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Sísifo

• Nível 03
  • *
  • Quidquid agis, prudenter agas et respice finem
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2009, 17:56:43 »
Não gostei. A página ficou mais pesada. A rolagem das páginas está mais custosa mesmo desabiltando os plug ins
Acceptans actum, cum omnibus suis qualitatibus acceptare videtur

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2009, 14:15:06 »
Novo site ta muito legal mesmo!!
O curioso é que quando eu descobri esse site eu era bem crédulo e me amarrava em ficar vendo foto de fantasma na internet, e esse site tinha um monte de foto boa, isso foi em meados de 2004 haushaushaushaushas
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2009, 14:37:01 »
Parabéns pelo site, Mori. Fui um dos primeiros a fazer login lá!    :)

O Ceticismo Aberto foi muito importante no meu processo de sedimentar o pensamento cético, aprendi e aprendo muito lá.  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2009, 20:52:18 »
Tudo bem, boa a idéia, mas essa fragmentação, concordo com o Buckaroo... Que fosse tudo num só. E ainda tem a SBCR, que é via mail somente!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2009, 20:55:04 »
Cabei de me cadastrar...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2009, 21:30:48 »
Eu gosto da idéia de unificação. Já acho mais ou menos chata a fragmentação em fCC, RéV, Realidade, o do projeto Ockham, e outro spin-off do realidade cujo nome não me lembro.

RéV e Realidade tem propostas e (ausência de) organização totalmente diferentes daqui e dos demais foruns que você citou.

Ainda bem que há essa "fragmentação". Seria impossível qualquer debate inteligente se esses fóruns fossem unificados.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2009, 13:03:25 »
Boua! :ok:

Hehe, Esse site não pode morrer nunca.
Live forever!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!