Autor Tópico: ceticismo???  (Lida 1843 vezes)

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
ceticismo???
« Online: 05 de Setembro de 2009, 03:53:23 »
Para ser comentado:

OS CÉTICOS
Affonso Romano de Sant'Anna

Os céticos não fazem história, contemplam-na à distância, comodamente, instalados na sabedoria do não correr riscos. Nossa cultura os tem elogiado. Eu tenho minhas dúvidas sobre eles.
O cético não ajuda na construção do edifício, apenas diz: acho que desse jeito vai desabar. Mas se lhe perguntarem: então, como deve ser, ele dirá, não me perguntem, não sou engenheiro, minha função é não acreditar.
O ceticismo é o barateamento de uma certa filosofia. O cético não vive, desconfia. Não participa, espia. Não faz, assiste. O cético (em não fazendo nada) se julga melhor que todos os que fazem.
Já ouviram falar de “arte conceitual”? – aquela em que o autor não faz a obra, apenas projeta seus propósitos; não realiza, apenas diz como seria se realizasse? Pois o cético é o criador da “vida conceitual”.
Não contem com o cético para uma revolução. E se houver revolução, e se ele se misturar aos vencedores, vai dizer: vocês não perdem por esperar. Não convidem o cético para fundar uma cidade. Não é sequer bom guardião de biblioteca e é com desconfiança que ouve o canto dos pássaros.
O cético não planta uma árvore, já duvidando que a semente brote. Dependêssemos dos céticos estaríamos nas cavernas, não teríamos feito sequer o primeiro machado de pedra lascada. A sorte do cético é que outros plantam e colhem para ele.
Certas épocas elegem o cético como modelo. Tristes épocas. O cético não tem nada a perder, porque não joga. E como, em grande parte, a maioria dos sonhos humanos não se realiza como a gente pretendia, o cético considera-se sempre um profeta. Da inércia, é claro.
Fosse Deus cético e não teria sequer dito fiat. Nem Colombo teria partido para a América com aquelas três caravelas. O cético tem paralisia na alma. O irmão gêmeo do cético é o cínico.
Os céticos, é claro, são ascépticos e esqueléticos de sonhos. Os céticos têm movimentos milimétricos, movem-se em círculos rastejantes, não têm a mágica leveza do equilibrista atlético.
O cético é um ser original que precisa ser melhor pesquisado, pois só tem uma vértebra, a vértebra do invertebrado. O homem de ação age, o romântico, sonha, o cético, tem atitudes bisonhas.
O cético é cauteloso. Parece um santo humilde e, no entanto, é o maior orgulhoso: orgulha-se, não do excesso de carne, mas do osso.
O cético, enfim, é um amante perverso e curioso, pois o seu maior prazer é não ter gozo.

Não creio no que não é provado! Não posso negar o que meus olhos veem, meus ouvidos ouvem e meus dedos tocam.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: ceticismo???
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2009, 18:49:57 »

:histeria:

Você se enganou. A sessão de piadas é um pouco mais em baixo.

Para ser comentado:

Esse lixo de texto?  ::)

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2009, 21:00:26 »
A pedidos, o comentário: Que grande monte de bobagens, hein?
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2009, 22:56:00 »
Bullshit.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2009, 23:08:39 »
que mierda
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2009, 23:15:40 »

Thanks to ImageShack for Free Image Hosting

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2009, 01:27:55 »
Será que o texto é dele mesmo? Não acredito que ele tenha escrito essa porcaria. Aonde foi publicado?

Na internet, todo cuidado é pouco. Vale a pena lembrar os textos falsos atribuídos ao Arnaldo Jabor.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2009, 19:33:01 »

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2009, 19:40:37 »
Eu quero um desses! Quer dizer, DOIS! :oba:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2009, 21:17:23 »
DA NECESSIDADE DO CETICISMO
Gustavo Bernardo

Fonte: Dubito Ergo Sum

A crítica ao ceticismo encontra boa síntese na sentença de Affonso Romano de Sant’Anna: “Os céticos não fazem história: contemplam-na à distância, comodamente, instalados na sabedoria do não correr riscos” (O Globo, 15/04/1999). De fato, é corrente a noção de que os céticos não acreditam em nada e nada fazem para mudar o estado das coisas que criticam. Assim é fácil, diz o vulgo. Suponho, no entanto, que não seja tão fácil. Eu, por exemplo, gostaria de ser cético quando crescesse, mas sei que, perto dos 50 anos, ainda me falta muito. A necessidade de crença e de ilusão é muito forte: me engana que eu gosto, como se diz. É essa necessidade que produz utopias, civilizações e religiões: aposta-se no incerto, decretando-o “certo”.

Como os céticos desconfiam de utopias em geral, o cronista afirma com razão que os céticos não fazem história. A história, no entanto, precisa dos céticos. As utopias políticas e religiosas degringolam facilmente em sistemas totalitários e excludentes, terminando por negar o fundamento generoso que as animara. O cético é como se fosse um grilo falante, criquilando ao pé do ouvido do rei ou do bispo: tem certeza disso? A guerra é necessária? Vossa Excelência precisa mandar vossos jovens à morte ou ao assassinato? O que vos move é a pátria ou o lucro do poder? A perseguição é necessária? Vossa Eminência precisa desvalorizar a crença ou descrença alheia? O que vos move é a fé ou o balido do rebanho?

Mas esse grilo é muito chato, ele faz perguntas demais. Assim o templo não fica pronto, o presidente não se reelege, nossa verdade não se torna a verdade de todos. Alguém pode por favor esmagar o grilo na parede? Argh, que nojo, também não precisava esmagar com tanta força. E havia como esmagar delicadamente?, continua a perguntar, mesmo agonizante, o nosso cri-cri.

Não sou o grilo. Como disse, gostaria de ser cético quando crescer, o que significa que não cresci ainda. Mas lembro a frase completa do grande dogmático francês: dubito ergo sum, vel quod item est, cogito ergo sum. Na sua língua: je doute donc j’existe, ou ce qui est la même chose: je pense donc j’existe. Na nossa língua: “duvido, logo existo, ou, o que é o mesmo, penso, logo existo”. A formulação ampliada, da qual costumamos repetir apenas o finalzinho, consta da última obra de René Descartes, o diálogo La recherche de la vérité – “A procura da verdade”. Embora ele mesmo tenha recorrido à dúvida metódica para ao final acabar com todas as dúvidas, acabou por admitir que duvidar é igual a pensar. Em outras palavras: quem não duvida, não pensa.

Entretanto, em pleno século XXI, já não estaríamos próximos da verdade final, dada pela junção iminente da mecânica quântica com a cosmologia? Ainda há necessidade da dúvida? Sim, e talvez mais do que antes. Segundo o físico brasileiro Marcelo Gleiser, o nível do conhecimento científico vem diminuindo a olhos vistos, apesar da influência crescente da ciência na vida do cidadão (Folha de São Paulo, 09/01/2005). Há fascínio com as aplicações tecnológicas, mas a base científica dessas aplicações fica esquecida em meio à vontade do “quero ter um DVD”. A separação entre tecnologia e consumidor leva ao esquecimento do conhecimento. Não será coincidência que o abismo entre complexidade da ciência e compreensão do público ocorra ao lado do aumento de uma religiosidade tão intolerante quanto mais se elogie a ignorância. A imposição política de valores religiosos restringe a liberdade de pensamento. O criacionismo, que nega a teoria da evolução para explicar tudo por Adão e Eva, ganha força no Brasil e nos Estados Unidos.

Um bom cético põe em dúvida até a teoria da evolução: primeiro, por subentender o progresso linear na natureza; segundo, por ser uma teoria, ou seja, uma aproximação da verdade que não deve ser tomada como verdade em si. Mas aceita essa aproximação como o que de melhor temos para pensar a natureza, enquanto que a obrigação do ensino do criacionismo nas escolas implica grave retrocesso. Uma bela metáfora, a do Genesis, é transformada, com o perdão da palavra, em estupidez.

Conta-se que, quando o general romano voltava da vitória, desfilava numa biga ao lado de um grilo falante que lembrava, ao pé do ouvido, suas derrotas e fraquezas, portanto, sua humanidade. Como os generais, os cientistas também correm o risco de se deixarem tomar pela arrogância ao descobrirem alguma coisa importante, esmagando as dúvidas que foram essenciais até então. O astrônomo Carl Sagan lembrava que há duas atitudes centrais para o método científico: o ceticismo e a admiração. Sem admiração, isto é, sem a capacidade de se espantar, não se pode fazer ciência. Sem ceticismo, isto é, sem o grilo falante interior, também não se pode fazer ciência.

O ceticismo funciona como uma salvaguarda política e científica. Os antigos diziam que o ceticismo é uma espécie de terapia, curando a razão ensandecida dos perigos da auto-referência. Não à toa Sextus Empiricus, seu principal divulgador no princípio da Era Cristã, era um médico. Ora, salvaguardas semelhantes existem em todas as religiões. Na Bíblia, lemos em Êxodo 20, 6: “não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará impune quem pronunciar seu nome em vão”.

Trata-se do mais sábio mandamento de Deus. Do meu lugar agnóstico, suponho que possa ser interpretado como: “não digas que Eu farei o que tu é que queres fazer, como por exemplo exterminar os teus inimigos”. Da mesma maneira, rezar a Deus (ou a um santo, seu preposto) para passar em determinado concurso, ou fazer com que determinada moça se apaixone por mim, implica desrespeito flagrante ao mandamento. Se o Todo Poderoso me atender, prejudicará quem merece passar no concurso ou tornará infeliz a moça: imagine obrigá-la a se apaixonar por um panaca que não liga para os verdadeiros sentimentos da mulher a quem diz amar.

Quem não quiser ser analfabeto científico no mundo em que a ciência é onipresente, precisa continuar perguntando como funciona o DVD. Quem não quiser mais se apoiar em Deus para justificar sua ignorância, precisa voltar a fazer a pergunta teológica de sempre: se Ele é onipotente e benevolente ao mesmo tempo, por que o Mal? A tsunami? A morte de uma criança?

A dúvida precisa ser tão estimulada quanto protegida. Continuo em dúvida sobre o funcionamento do DVD e sobre os desígnios de Deus, mas me mantenho vivo e livre se não paro de fazer perguntas.
8-)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2009, 00:03:39 »

"O pensamento é uma mentira, como o amor e a fé. Pois as verdades são fraudes e as paixões, odores; e, no final das contas, a escolha está entre o que mente e o que fede."

E. M. Cioran - Breviário de decomposição.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2009, 16:00:33 »
Será que o texto é dele mesmo? Não acredito que ele tenha escrito essa porcaria. Aonde foi publicado?

Na internet, todo cuidado é pouco. Vale a pena lembrar os textos falsos atribuídos ao Arnaldo Jabor.
Infelizmente para quem gosta do Affonso Romano de Sant'Anna, o texto é dele mesmo. :umm:
Não sou admirador do professor da Unicamp, e fica mais fácil para mim verificar, como outros já fizeram, que ele escreveu uma tonelada de bullshit para criticar o ceticismo.
Isso não desmerece a qualidade dele como escritor mas revela bastante da ignorância dele sobre o que é ceticismo e ciência. :P

O Gustavo Bernardo Krause  escreveu uma bela resposta no site e também havia escrito uma outra na revista Kriterion - doi: 10.1590/S0100-512X2007000100014, abordando mais diretamente o texto de Octávio Brandão.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline luhemebar

• Nível 03
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2009, 03:20:47 »
Sant'Anna estaria se referindo aos "Pseudocéticos"???
Não creio no que não é provado! Não posso negar o que meus olhos veem, meus ouvidos ouvem e meus dedos tocam.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2009, 04:49:29 »
Sant'Anna estaria se referindo aos "Pseudocéticos"???
Não necessariamente... mas dos céticos de cadeira, contentes com o fato de serem apenas céticos.

Outro detalhe é a definição de cético: para ele, "aquele que duvida de tudo" (evidente no trecho sobre a semente), enquanto a definição atual mais comum é "aquele que duvida do que não tem evidências".
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!