Autor Tópico: Cold Reading  (Lida 5197 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Cold Reading
« Online: 06 de Setembro de 2009, 16:51:43 »
Em que consiste a técnica de "Cold Reading",usada por médiuns para saber informações a respeito de quem os consulta ??
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Cold Reading
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2009, 23:28:25 »
Consiste em fazer algumas pergunatas ao consultado, e com base nelas, e em caracteristicas superficiais da pessoa (modo de falar, vestir, etc) dizer algumas afirmações generalistas sobre ela.

Citação de: [url=http://]http://en.wikipedia.org/wiki/Cold_reading[/url]
Cold reading is a series of techniques used by mentalists, illusionists, fortune tellers, psychics, and mediums to determine or express details about another person, often in order to convince them that the reader knows much more about a subject than they actually do.[1] Without prior knowledge of a person, a practiced cold reader can still quickly obtain a great deal of information about the subject by analyzing the person's body language, age, clothing or fashion, hairstyle, gender, sexual orientation, religion, race or ethnicity, level of education, manner of speech, place of origin, etc. Cold readers commonly employ high probability guesses about the subject, quickly picking up on signals from their subjects as to whether their guesses are in the right direction or not, and then emphasizing and reinforcing any chance connections the subjects acknowledge while quickly moving on from missed guesses.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2009, 00:14:35 »
Gigaview?
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2009, 01:41:43 »
Gigaview?

Sempre alerta.  :)

Exemplos bem básicos: e

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2009, 10:34:43 »
Um dos caras é parapsicólogo??

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2009, 11:52:02 »
Um dos caras é parapsicólogo??

Sim, existem modos estranhos de se ganhar a vida.  :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2009, 21:07:06 »
Gostei dos vídeos. Bem massa. Bom que o parapsicólogo ficou só na denuncia, por mais estranho que fosse. O negócio basicamente funciona, "eu mais ou menos vejo e mais ou menos chuto e você responde a minha próxima advinhação". É Houdini, paladino dos céticos, tem idiota pra tudo no mundo!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2009, 22:48:15 »
Gostei dos vídeos. Bem massa. Bom que o parapsicólogo ficou só na denuncia, por mais estranho que fosse. O negócio basicamente funciona, "eu mais ou menos vejo e mais ou menos chuto e você responde a minha próxima advinhação". É Houdini, paladino dos céticos, tem idiota pra tudo no mundo!

Tem gente que faz leitura fria instintivamente - parecem que tem um "dom" para isso, uma sensibilidade para captar detalhes que passariam desapercebidos pela maioria das pessoas.

Existe uma técnica pouco conhecida de "leitura muscular" onde o leitor percebe alterações de tensão muscular que podem indicar algumas pistas.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2009, 12:33:16 »
Bem,há alguns anos atrás,minha sobrinha comprou em uma feira espírita de livros aqui em minha cidade um livro chamado "estamos no além"  ::) ::) Nesse livro há vários relatos de pessoas que perderam amigos ou parente e que encontraram "conforto" em cartas psicografadas,cartas essas que foram publicadas no livro.Há relatos de pessoas que chegam em um centro espírita sem nunca ter conhecido ou visto o médium que está presente,e de repente o mesmo começa a falar a respeito do falecido e detalhes da vida do mesmo que causaram(e ainda causam)grande espanto nas pessoas que ali vão.Novamente,não se trata de defender o espiritismo,mas como explicar esses fatos ? O "Cold Reading" se aplica nesses casos ??

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2009, 12:56:37 »
Bem,há alguns anos atrás,minha sobrinha comprou em uma feira espírita de livros aqui em minha cidade um livro chamado "estamos no além"  ::) ::) Nesse livro há vários relatos de pessoas que perderam amigos ou parente e que encontraram "conforto" em cartas psicografadas,cartas essas que foram publicadas no livro.Há relatos de pessoas que chegam em um centro espírita sem nunca ter conhecido ou visto o médium que está presente,e de repente o mesmo começa a falar a respeito do falecido e detalhes da vida do mesmo que causaram(e ainda causam)grande espanto nas pessoas que ali vão.Novamente,não se trata de defender o espiritismo,mas como explicar esses fatos ? O "Cold Reading" se aplica nesses casos ??

O que os espírtas fazem é uma mistura de cold reading com hot reading. O hot reading é um trabalho de investigação de informações que acontece antes do "show" e que depois são repassadas ao médium.

Imagine esta situação. Uma pessoa chega ao centro para "receber notícias" de um ente querido falecido. Conversinha aqui, conversinha alí a pessoa deixa escapar informações sobre a vida, a personalidade e detalhes da morte do falecido. Muitas vezes são pessoas que ainda estão abaladas pela perda, recebem conforto e fazem revelações para outras pessoas que frequentam o centro. Isso tudo pode chegar aos ouvidos do médium que constroi uma mensagem do falecido com riqueza de detalhes. Moleza.

Note que isso tudo pode ser feito sem intenção objetiva de fraude. As pessoas comentam, fofocam, especulam e isso pode alimentar a mente criativa de uma pessoa que se acredita médium. Portanto não estou dizendo que todos os médiuns são charlatões mas podem ser vítimas de fraudes inconscientes reforçadas pelo auto-engano fomentado pelo espiritismo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:10:05 »
Outra coisa.

Comprar livros em feira espírita? Você precisa conversar mais com a sua sobrinha sobre lixo.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2009, 16:30:05 »
Recentemente eu "previ" um caso que o gerente de uma empresa estaria tendo com uma funcionária me baseando apenas no que me contava uma pessoa conhecida que trabalha lá. Ela falava várias coisas sobre o comportamento da suposta amante do gerente e do gerente. Nunca vi os "suspeitos".
Apenas tive que fazer umas perguntas "genéricas" sobre o gerente e a suposta amante para alinhar a hipotese...
Esses dias a hipotese praticamente se confirmou! A pessoa conhecida ficou impressionada, ela sabe que eu não acredito em videncia, e quiz saber o truque!
Cold reading na cabeça e um pouco de hot heading... Agora essa conhecida quer saber mais sobre isso!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2009, 17:00:15 »
Outra coisa.

Comprar livros em feira espírita? Você precisa conversar mais com a sua sobrinha sobre lixo.

Elá já é bem crescida...(32 anos)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 09 de Setembro de 2009, 18:58:55 »
Giga, o primeiro é série, pode-se tudo da forma exagerada que quiser. O segundo e o quarto, sei lá, pode até dizer alguma coisa, como pulsação ou qualquer outra coisa. Agora, essa do cara dar um choque na pessoa e ainda descobrir o número, dói, PQP! Rs. Da hipnóse vc até me convenceu, agora, como anteriormente eu disse, tem hora que não dá... Rs. Véio, ver para crer!

Vc que gosta tanto dessas coisas, vc tem algum contato além desses do You Tube?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Setembro de 2009, 19:40:47 »
Giga, o primeiro é série, pode-se tudo da forma exagerada que quiser. O segundo e o quarto, sei lá, pode até dizer alguma coisa, como pulsação ou qualquer outra coisa. Agora, essa do cara dar um choque na pessoa e ainda descobrir o número, dói, PQP! Rs. Da hipnóse vc até me convenceu, agora, como anteriormente eu disse, tem hora que não dá... Rs. Véio, ver para crer!

O choque é só para enfeitar. Truque bem básico. Nesses truques de rua eles erram muito e só vai ao ar o que deu certo. Poderia ser diferente?

Vc que gosta tanto dessas coisas, vc tem algum contato além desses do You Tube?

Não tenho contato. Essa coisas me atraem na medida que elas explicam e desmascaram fenômenos paranormais servindo como um filtro antes de serem expostas ao método científico. Não sou mágico, nem pretendo ser e meu conhecimento é apenas teórico e se resume numa pequena biblioteca que fui construindo sobre o assunto.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Setembro de 2009, 19:47:25 »
Pequena biblioteca??
Alguém aqui no Brasil????

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Setembro de 2009, 20:00:07 »
Pequena biblioteca??
Alguém aqui no Brasil????

Só coisas que fui garimpando por aí... Quase todos são cópias de livros raros e antigos escritos por mágicos e dirigidos exclusivamente a mágicos filiados a clubes de magia, que não se acham a venda em livrarias. De vez em quando aparece alguma coisa em sebos e na internet.

Nenhum de brasileiro nessa área de magia profissional, mas tem uns charlatões que usam os mesmos truques por aí...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2009, 20:13:20 »
Os espiritas??? Rs.

Então, que tem nesses livros???

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Setembro de 2009, 20:36:22 »
Os espiritas??? Rs.

Não conto. É segredo.  :histeria:

Mas se você quiser virar sócio podemos abrir a Tenda do Pai Mabumbo. :histeria:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Setembro de 2009, 20:45:17 »
Os espiritas??? Rs.

Não conto. É segredo.  :histeria:

Mas se você quiser virar sócio podemos abrir a Tenda do Pai Mabumbo. :histeria:

Né, e vc será o consultor tecnico. Mas conta aí, que tem nesses livros!?!?!?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2009, 09:42:26 »
Vc viu...

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1299872-5602,00-MAGICO+BRITANICO+ADIVINHA+AS+SEIS+DEZENAS+DA+LOTERIA+ANTES+DO+SORTEIO.html

Sim, live  :).

Faz parte da nova temporada "The Events"

Vídeo de lançamento: feature=fvsr

Possível solução do mistério da previsão: O truque será divulgado no programa de hoje à noite.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2009, 10:17:18 »
As soluções são sempre sem graça.
Engraçado, a TV brasileira que é promíscua em copiar coisas estrangeiras, nunca se interessou por ele. O cara virou fenômeno. Aquela série "The Mentalist" foi totalmente baseada nele, o terno do cara, inclusive.
_______

Agora, assistir, live, é coisa de viciado! Rs.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2009, 22:49:58 »
Posta o truque aí!! Tô curioso!
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Setembro de 2009, 00:26:25 »
Quem esperava uma revelação ao estilo Mister M se decepcionou. Na verdade ficou nas entrelinhas que a revelação do truque é a coisa menos importante porque todo truque revelado normalmente parece simples, óbvio e idiota e deixa o mágico sem graça, com cara de babaca. Então ele deu a volta por cima dando uma explicação sobrenatural para um ato aparentemente sobrenatural. As pessoas devem acreditar na explicação apresentada porque foi apresentada por quem realizou a performance ou devem duvidar mesmo que não tenham condições de avaliar a explicação fornecida? O caráter sobrenatural da explicação influencia as condições de credibilidade?

Lá vai...Antes do show ele reuniu um grupo de pessoas, cada uma psicografou uma sequência de 6 números e a previsão do resultado da loteria foi a média de cada um dos números psicografados. Essa é mais uma parte da ilusão criada.

Não poderia ser mais idiota, mais esse não é o ponto. Na minha opinião ele está abrindo uma discussão sobre a credibilidade, auto-engano e superstição. Na verdade é um experimento, onde o truque da loteria foi utilizado para criar uma situação que vai ser explorada nos próximos programas. O grupo que "acertou" os números está plenamente convencido de um "poder sobrenatural". Mesmo assim, ele afirma no final que é apenas um truque, o que pode não significar muita coisa por quem se deixa envolver pela possibilidade do sobrenatural. Lembrar que Sir Arthur Conan Doyle achava que Houdini era um médium com poderes especiais apesar de Houdini tentar convencê-lo do contrário, seguindo a ética dos mágicos de não revelar seus truques. Aqui parece igual.

Conhecendo os trabalhos anteriores dele, não se deve esperar nada óbvio e como se trata de uma sequência de shows, acredito que tudo só vai fazer sentido no último show. E a novela continua na próxima semana.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2009, 00:28:41 por Gigaview »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!