Autor Tópico: Qual linguagem de programação devo aprender?  (Lida 1073 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Qual linguagem de programação devo aprender?
« Online: 09 de Setembro de 2009, 13:22:33 »
Opa, como sei que o fórum é frequentado por muita gente da área (e pelo que leio, mais bem-frequentado do que fóruns sobre tecnologia), queria algumas dicas sobre linguagens de programação =)

Eu já sei PHP, JavaScript e bem pouco de Java, C#, C++ e Pascal. Queria investir em outra linguagem.. que tenha um bom mercado e seja divertida. A parte do mercado eu até conheço, mas queria saber o que vocês gostam de programar.  :P

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: Qual linguagem de programação devo aprender?
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:53:01 »
Eu gosto mais das linguagens ditas "acadêmicas", em especial Common Lisp e Haskell. Claro que às vezes apanho para fazer coisa relativamente simples, mas eu gosto. Em especial do Haskell que parece fazer da POG praticamente impossível.

Dependendo do que vou fazer eu gosto de C também.

Uma linguagem interessante é Prolog. Você cria um banco de dados e faz "perguntas" a partir disso.

Código: [Selecionar]
BANCO DE DADOS:
vizinho(pedro, paulo).
vizinho(pedro, maria).

PROGRAMA:
vizinho(pedro, paulo).     # retorna verdadeiro
vizinho(pedro, jose).      # retorna falso

vizinho(Pedro, X).         #retorna os vizinhos de pedro, ou seja, X = paulo e X = maria.

Não lembro se a sintaxe é exatamente essa, mas esse é o tipo de programa que se faz. Dá para resolver sudoku com relativamente poucas regras e Prolog, é interessante.

Aviso: mini-rant sobre Python

Python é divertido de programar e é bem documentada, mas tem algumas coisas que não fazem sentido ou com que eu discordo. Por exemplo, em C, = é um operador que atribui o valor da direita na variável da esquerda e retorna o valor da direita. A parte do retorna é interessante, porque é possível fazer coisas como

if(!(node = nextNode(&list)) return();
Ou seja, se node for NULL, ele sai da função e pronto. Em Python, você não pode usar '=' no predicado de um if, suponho que eles achem que isso iria "confundir os principiantes" e por isso o código a cima deveria ser algo como:

node = nextNode(list)
if node == None:
    return

É claro, não é nenhum problema que se diga "OMG, como vou resolver isso?", mas é a mentalidade do "isso iria confundir os iniciantes" que me incomoda.

Outra coisa estranha no Python é que strings aceitam "argumentos" mais ou menos como o printf em C, mas você pode usar em qualquer string, não só em uma que será impressa (de qualquer forma, para o exemplo abaixo eu vou usar o print). A idéia é interessante, já que não é necessária criar uma string com sprintf antes de passar como argumento para outra função, mas os dois exemplos abaixo são válidos:

print "valor: %f" 3.15
print "valor: %s" 3.15

Só que teoricamente o %s deveria aceitar apenas strings. Se ele não está nem aí se a flag usada é %f ou %s, porque não usar simplesmente algo como o {0}, {1}, ... do Java?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2009, 17:40:03 »
Opa, como sei que o fórum é frequentado por muita gente da área (e pelo que leio, mais bem-frequentado do que fóruns sobre tecnologia), queria algumas dicas sobre linguagens de programação =)

Eu já sei PHP, JavaScript e bem pouco de Java, C#, C++ e Pascal. Queria investir em outra linguagem.. que tenha um bom mercado e seja divertida. A parte do mercado eu até conheço, mas queria saber o que vocês gostam de programar.  :P

Actionscript é bem interessante dá pra fazer umas coisas bem legais nele, só que você precisa ter o Flash.

Outra opção que você poderia optar é o Assembly, é um tanto chato no inicio porque tem que aprender como funciona o hardware, mas é bem util, até mesmo pra entender melhor as outras linguagens e como os programas funcionam, e dá aquela sensação de poder ao controlar o processador diretamente, sem intermediários.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 17:42:07 por HeadLikeAHole »

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2009, 17:58:02 »
Um tempo atrás eu aprendi um pouquinho de python, é uma linguagenzinha bem interessante. É bem diferente, bem bonitinha, e tem um bom mercado por ser plenamente 'encaixável' dentro de frameworks de outras linguagens. Recomendo pelo menos dar uma olhada.

Outra que me falaram um tempo atrás é aquela Lua, que por sinal é nacional
http://www.lua.org/
http://www.lua.org/portugues.html

Se você quer chutar o pau da barraca, vai mesmo pra prolog, haskell, coisa assim. Mas mercado... mercado é praticamente inexistente nesses casos.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:26:56 »
Para se divertir, C.. Puta linguagem legal..

Para ganhar grana não adianta apenas uma linguagem, tem que ter um pacote de arquitetura completo. Recomendo Java + SOA + Segurança (WS, provisionamento, etc..) + o conhecimento da infraestrutura que suporta isso (montagem de clusters, monitoração, controle de SLA, etc..)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:28:48 »
Para ganhar grana não adianta apenas uma linguagem, tem que ter um pacote de arquitetura completo. Recomendo Java + SOA + Segurança (WS, provisionamento, etc..) + o conhecimento da infraestrutura que suporta isso (montagem de clusters, monitoração, controle de SLA, etc..)
Desculpa, mas.... zzzzzz
Meu blog

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:30:55 »
Porque?

...que tenha um bom mercado e seja divertida...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:32:51 »
Tem um ótimo mercado essa plataforma que você postou. Mas só pensar neles dá sono... :D
Meu blog

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:39:04 »
hehe..  sabe que é legal cara? Mas é um legal diferente..  tipo entra em uma empresa, 2.000 desenvolvedores, +1000 banco de dados, e essa merda tem que se integrar de alguma maneira

Se integra errado, você acopla as disponibilidades entre as diversas plataformas... uma cai, a merda vai para todo lugar. Também a maneira como você transmite as mensagens pode fazer com que sistemas se "conheçam" demasiadamente, tornando os ciclos de homologação cada vez mais longos, e impactos de uma alteração são sentidos na PQP

É um mundo de loucos... se alguém para e fala "vamos refazer isso" é demitido, porque não tem o menor sentido, zilhões de aplicações prontas e desenvolvimentos..

Quem consegue arrumar um pouco da merda ganha grana..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:43:32 »
É um mundo de loucos... se alguém para e fala "vamos refazer isso" é demitido, porque não tem o menor sentido, zilhões de aplicações prontas e desenvolvimentos..

Na empresa onde eu trabalhava eu vivia contando aquela fábula sobre 'colocar fogo na floresta pra assar os porcos'. Você deve conhecer.
Acho que o segredo é criar formas das aplicações conversarem independentemente da plataforma em que foram desenvolvidas. Pelo que parece o Google é assim, várias camadas em linguagens diferentes, todas conversando, e eles vão escolhendo qual é melhor para cada situação específica.

Mas o Google é o Google. E isso eu estou falando de 'ouvi dizer que', nem sei se é assim mesmo na prática.
Meu blog

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:48:02 »
a grande m... é que o escopo do trabalho do google, MS, Oracle é completamente distinto do de uma empresa. Em uma empresa, TI está lá para servir o escopo do usuário que... não conhece o escopo. E pede para alterar tudo. E se conhece, o negócio muda, etc..

E os programadores de empresas não são os programadores do Google. O gerente de projeto é o McGiver e os requisitos e escopo são passados "no fio do bigode", escritos em um pedaço de pão. Engenharia de requisitos? ... Que???
Não tem como funcionar.

Quer programar legal, seguindo a "arte" da programação... vai para os EUA e arruma emprego em uma das MISO.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2009, 10:06:50 »
Programar um mainframe deve ser uma tarefa interessante mesmo. Um primo meu está indo pra essa área e está gostando.

Moderação, não seria interessante juntar este tópico com um outro que surgiu recentemente? Este aqui: ../forum/topic=21230.0.html
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2009, 13:26:30 »
Para se divertir, C.. Puta linguagem legal..

Comecei a ler sobre C um tempo atrás, mas perco a paciência com o baixo nível... talvez agora eu esteja mais maduro, haha.

O conceito de SOA é legal, gosto da idéia. Trabalhei com webservices nesse ano, tentando integrar alguns sistemas... era uma proto-SOA, em PHP. Taí algo do mercado que eu não conheço.. sei que lá fora SOA bomba, mas aqui parece que tá engatinhando ainda

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2009, 16:03:15 »
Aqui SOA tá bombando também.. é o projeto de 10 entre 10 empresas grandes

O perigo é criar uma indireção esmerdeada também... e daqui a pouco vão ter que ter a indireção da indireção

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2009, 11:40:15 »
JAVA e tecnologias afins.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!