Qualquer parâmetro pode ser utilizado quando se quer implementar algum tipo de segregação.
Linha de experimentos que visa algumas vezes demonstrar exatamente isso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Minimal_group_paradigm
The Minimal group paradigm is a methodology employed in social psychology.[1] While it may be used for a variety of purposes, it is most well known as method for investigating the minimal conditions required for discrimination to occur between groups. Experiments using this approach have revealed that even arbitrary and virtually meaningless distinctions between groups (e.g. the colour of their shirts)[2] can trigger a tendency to favour one's own group at the expense of others.[3][4][5][6] [...]
Acho que muitos desses devem ter o problema desse "favorecimento" ser causado não por algo muito relacionado a discriminação "de verdade", mas simplesmente pelo contexto de experimento, de fazerem parecer um "jogo", onde não faz sentido você passar a bola para as pessoas do outro time. Não sei se já foi feito algum que observasse esse efeito numa situação mais espontânea, com os voluntários tapeados para achar que estão sendo estudados em algum outro aspecto qualquer, mas mesmo assim acabam se comportando dessa maneira. Acho que esse seria o "design" ideal de algo assim.
O experimento original de Elliot tem o problema de não ter se dado em um ambiente adequadamente controlado, sem os aspectos de avaliadores independentes "cegos" e tudo mais. Mesmo o experimento da prisão de Stanford é duramente criticado como algo cheio de problemas (além dos éticos, que nem me interessam tanto para dizer a verdade), como ter sido "divulgado" com atenção praticamente exclusiva naqueles indivíduos que satisfizeram as "previsões" desejadas por Zimbardo (ignorando os "guardas" que se comportavam bem, a maioria), bem como o fato de Zimbardo ter estimulado/encorajado que os guardas cometessem abusos. Mesmo que o ambiente tenha seus efeitos no comportamento das pessoas, ainda é difícil atribuir os resultados (aqueles que confirmam a tese) do experimento apenas a isso, e não também ou principalmente a um efeito da proposta do experimento já atrair alguns voluntários com tendências sádicas, para uma situação onde isso é encorajado/liberado.