Autor Tópico: Espiritualidade x religiosidade  (Lida 3996 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Espiritualidade x religiosidade
« Online: 16 de Setembro de 2009, 19:59:03 »
Em 2006, após várias decepções religiosas e pesquisas relacionadas à crença, cheguei a conclusão de que eu me adequaria melhor ao que sugere o agnosticismo. Naquela ocasião, recebi um telefonema, era um grande amigo. Aproveitei a oportunidade, em meio à conversa, e disse a ele que eu estava realmente duvidoso da historicidade de Jesus, o meu amigo era membro das Testemunhas de Jeová.

Ao me referi de Jesus daquela forma, ele ficou um pouco atônito e refutou. Para ele Jesus era histórico e ponto final. Eu não alonguei o diálogo, até porque não tinha base para tal. Não pudemos continuar, pois estávamos ao telefone. Ontem, por volta de umas 3 horas da tarde, eu recebi uma ligação – três anos depois, era o dito, meu amigo Testemunha de Jeová.

Falamos sobre várias coisas, nada de religião. Mas quando foi no dia seguinte, ao responder um e-mail, além das coisas que relatou sobre sua vida, ele perguntou bem no final: “e aí, você ainda acha que Jesus não existiu?”; “como vai sua religiosidade?” Então eu lhe enviei o seguinte e-mail:

Em 2006 eu me tornei agnóstico. Eu não posso dizer que não tenho uma espiritualidade, pois a meu ver, a espiritualidade não está vinculada diretamente à prática de uma determinada religião, até porque existe um número incalculável de religiões pelo mundo; a maioria divergente entre si.

Em relação à existência de Jesus Cristo, eu cheguei à conclusão de que pode ter havido um homem chamado Jesus por volta do primeiro século dessa era. No entanto, tenho que ser franco e dizer: o Messias bíblico, tal como a bíblia descreve, com todas aquelas façanhas, como andar sobre a água, transformar água em vinho, fazer cego enxergar etc. Tudo isso não passa de mitologia. Quando se tem uma mente livre do poder de influência da religião somada ao conhecimento, não é difícil de perceber que o Cristianismo, assim como Hinduísmo, judaísmo etc. não passam de produtos do intelecto humano.

Mesmo assim eu não desconsidero o valor do exercício de uma determinada fé – desde que a mesma não fira os valores morais universais, como por exemplo, o direito à liberdade de ser agnóstico ou ateu. Em geral, do ponto de vista religioso, tais pessoas são vistas como anormais. É aí onde a religião perde seu valor espiritual e parte para agressão, ou seja, assim como uma pessoa tem o direito de crer em algum deus, profeta etc. nós agnósticos ou ateus, temos o direito de não crer. Um ótimo exemplo é perguntar ao um evangélico se ele/ela crê nos deuses do Monte Olímpio, aqueles da mitologia Grego-romana, é óbvio que eles dirão que não, ou seja, eles também são ateus de alguma forma, em relação ao deus dos outros.

Esse é um assunto que chama bastante à minha atenção. Já fiz parte de vários debates desse gênero; aliás, esse é um assunto muito prazeroso de se debater. Desde que me tornei agnóstico, eu estudo a bíblia, mais que antes; hoje eu faço parte de um fórum no qual eu tenho vários artigos postados. Lá as pessoas discutem sobre a historicidade de Jesus, contradições bíblicas, conflitos religiosos, discriminação religiosa, humanismo e tantos outros. Caso você se interesse, eu envio o link pra você.

Muitas vezes as pessoas confundem espiritualidade com religiosidade. A espiritualidade, a meu ver, está mais ligada ao seu bem estar consigo mesmo e com a natureza. A religiosidade, por sua vez, está ligada a doutrinação, um conjunto de regras e normas sugeridas para um determinado grupo de pessoas que por elas estejam interessadas, ou que por elas foram induzidas.

Após quase 10 anos de religiosidade, eu só descobri a espiritualidade quando  olhei para vida de uma forma mais livre e humanista, ou seja, racional. Para mim, a religião não funciona, no entanto compreendo que ela serve para outros.

Voltando a questão da existência de Jesus. Existe muita coisa por trás da estória de Jesus que poucos religiosos sabem. Caso você se interesse pelo assunto, continue a enviar questionamentos; estou disposto a esclarecer o que estiver ao meu alcance.
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Espiritualidade x religiosidade
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:14:33 »
Ele respondeu?

se usar o termo espiritualidade vai apenas confundir o interlocutor da real mensagem que quer passar. Melhor procurar outra palavra, sei lá se humanismo,
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:32:40 »
COncordo com o Agnozinho (hehe). É importante cuidar das palavras para que a intenção da mensagem não seja deturpada, espiritualidade abre muito espaço pra mal entendidos, principalmente quando se conversa com um xiíta... hehe
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:34:01 »
COncordo com o Agnozinho (hehe). É importante cuidar das palavras para que a intenção da mensagem não seja deturpada, espiritualidade abre muito espaço pra mal entendidos, principalmente quando se conversa com um xiíta... hehe
caraca, agnozinho?  :P
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:37:18 »
Eu usaria a palavra transcendência no lugar de espiritualidade.

Falei disso em algum tópico aqui espalhado pelo fórum, acho que é naquele que um pseudo-ateu abriu dizendo que o ateísmo leva ao niilismo. A religião sequestrou a transcendência e diz ao mundo todo que é só dela, quando não é.

Li alguma coisa do Dalai Lama sobre isso esses dias, bem interessante. Depois dou uma procurada.

Mas voltando... Rony, eu concordo e não concordo com algumas coisas que você disse.

Citação de: ronysalles
Mesmo assim eu não desconsidero o valor do exercício de uma determinada fé – desde que a mesma não fira os valores morais universais, como por exemplo, o direito à liberdade de ser agnóstico ou ateu. Em geral, do ponto de vista religioso, tais pessoas são vistas como anormais. É aí onde a religião perde seu valor espiritual e parte para agressão, ou seja, assim como uma pessoa tem o direito de crer em algum deus, profeta etc. nós agnósticos ou ateus, temos o direito de não crer. Um ótimo exemplo é perguntar ao um evangélico se ele/ela crê nos deuses do Monte Olímpio, aqueles da mitologia Grego-romana, é óbvio que eles dirão que não, ou seja, eles também são ateus de alguma forma, em relação ao deus dos outros.

Entendo o que você queira dizer, mas é importante que a gente reconheça que também existem _muitos_ ateus ignorantes, muitas vezes moleques, que gostam de xingar e etc. Não acho que isso seja uma atitude justificável de nenhuma forma. Só traz mais preconceito pro nosso lado.

Dizer que os crentes são ateus com relação aos outros deuses também é um pouco duvidoso. Ateísmo, afinal, é falta de crença em pelo menos um Deus. Se você acredita em pelo menos um, é estranho afirmar que também é um ateu, mesmo falando de maneira relativa. Você pode afirmar sem problemas, por exemplo, que o teísta é descrente de todos os outros deuses.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:39:46 »
Ele respondeu?

se usar o termo espiritualidade vai apenas confundir o interlocutor da real mensagem que quer passar. Melhor procurar outra palavra, sei lá se humanismo,

É, eu sei. Na verdade, pra começo de conversa, eu achei melhor usar esse termo... eu acho que ele vai responder. Caso seja sim, irei esclarecer melhor o que eu quis dizer. Mesmo assim, eu entendo o que vocês disseram. Mas vejam, aí está apenas a cópia do e-mail que enviei; não é um texo, digamos diretamente escrito pra postor aqui. É por isso que fiz a introdução.

um abraço!
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:43:11 »
Ele respondeu?

É, eu sei. Na verdade, pra começo de conversa, eu achei melhor usar esse termo... eu acho que ele vai responder. Caso seja sim, irei esclarecer melhor o que eu quis dizer. Mesmo assim, eu entendo o que vocês disseram. Mas vejam, aí está apenas a cópia do e-mail que enviei; não é um texo, digamos diretamente escrito pra postor aqui. É por isso que fiz a introdução.

um abraço!

Falou Andrezinho, ao poucos a gente vai melhorando as ideias. Obrigado pelo apoio.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:48:35 »
transcendência, transcendência humanista...hummm

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:51:55 »
Citação de: Dalai Lama
My call for a spiritual revolution is thus not a call for a religious revolution. Nor is it a reference to a way of life that is somehow other-worldly, still less to something magical or mysterious. Rather, it is a call for a radical re-orientation away from our habitual preoccupation with self towards concern for the wider community of beings with whom we are connected, and for conduct which recognizes others’ interests alongside our own.

"Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa. Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano - tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia - que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros."

Ele aparentemente continua, mas nessa parte eu confio menos porque não consegui achar em nenhum site grande:

"É por isso que às vezes digo que talvez se possa dispensar a religião. O que não se pode dispensar são essas qualidades espirituais básicas."
Meu blog

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2009, 12:05:11 »
Olá André T.,

Fiquei curioso sobre a citação do Dalai Lama e achei no site da Editora Sextante (link abixo) propaganda para o livro "Uma ética para o novo milênio", do Dalai Lama.

Lá tem a tradução portuguesa que eles fizeram para o texto que você cita em inglês (as diferenças em relação à sua tradução são mínimas).

E lá não aparece a parte da qual você tem dúvidas quanto a autoria.

Se bem que antes de citarem esse trecho, tem a seguinte citação:
"Ao pregar uma revolução espiritual, estaria eu afinal defendendo uma solução religiosa para nossos problemas? Não. Cheguei à conclusão de que não importa muito se uma pessoa tem ou não uma crença religiosa. Muito mais importante é que seja uma boa pessoa."
Que é muito parecida com o trecho duvidoso.

Link para site da editora sextante onde se divulga o referido livro:
http://www.esextante.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=47&sid=2

---

Pessoalmente, não vejo muitos problemas com o termo 'espiritualidade', mas entendo perfeitamente que seu uso pode gerar confusões.

Talvez 'transcendência' ... mas essa palavra também pode gerar confusões.

"Espiritualidade humanista"? "Espiritualidade secular"? "Espiritualidade sem crenças"?

Bem... Ronysalles, eu gostei muito do seu e-mail. Espero que seu amigo o leia de mente/coração aberto.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2009, 12:21:19 »
Bom, eu não tenho problema algum com a palavra espiritualidade. As pessoas confundem, sim, mas até aí, as pessoas confundem quase qualquer coisa que a gente diga... :-)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2009, 14:04:00 »
caraca, agnozinho?  :P
:lol:

Bom, eu não tenho problema algum com a palavra espiritualidade. As pessoas confundem, sim, mas até aí, as pessoas confundem quase qualquer coisa que a gente diga...
Por isso a necessidade de ser o mais claro possivel. Contenção de danos.

p.s. o Rony chamou o André de Andrezinho... hauhauhauahuahuah... será efeito?
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 14:06:54 por Tupac »
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2009, 14:27:04 »
Olá André T.,

Fiquei curioso sobre a citação do Dalai Lama e achei no site da Editora Sextante (link abixo) propaganda para o livro "Uma ética para o novo milênio", do Dalai Lama.

Lá tem a tradução portuguesa que eles fizeram para o texto que você cita em inglês (as diferenças em relação à sua tradução são mínimas).

E lá não aparece a parte da qual você tem dúvidas quanto a autoria.

Se bem que antes de citarem esse trecho, tem a seguinte citação:
"Ao pregar uma revolução espiritual, estaria eu afinal defendendo uma solução religiosa para nossos problemas? Não. Cheguei à conclusão de que não importa muito se uma pessoa tem ou não uma crença religiosa. Muito mais importante é que seja uma boa pessoa."
Que é muito parecida com o trecho duvidoso.

Link para site da editora sextante onde se divulga o referido livro:
http://www.esextante.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=47&sid=2

Oi Pablito (nem é por causa da moda dos diminutivos... é porque é esse mesmo o seu nick :D )

O livro parece bem interessante. Fico em dúvida se é uma boa leitura pra pessoas como nós... hehehe

Alguém sabe se a visão de moralidade dos budistas é utilitarista? Existe uma terceira maneira de formar uma base moral que seja reconhecida? Só me lembro agora de moralidade (pseudamente) absoluta, como no caso dos cristãos e do 'imperativo categórico' kantiano, ou de uma visão utilitarista secular.
Meu blog

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2009, 15:34:46 »
Oi Pablito (nem é por causa da moda dos diminutivos... é porque é esse mesmo o seu nick :D )

O livro parece bem interessante. Fico em dúvida se é uma boa leitura pra pessoas como nós... hehehe

Alguém sabe se a visão de moralidade dos budistas é utilitarista? Existe uma terceira maneira de formar uma base moral que seja reconhecida? Só me lembro agora de moralidade (pseudamente) absoluta, como no caso dos cristãos e do 'imperativo categórico' kantiano, ou de uma visão utilitarista secular.

Olá(zinho - hehe),

Não conheço o livro. Nunca o li.

Tentando pensar na moralidade numa visão budista, é importante lembrar que a noção de karma tem um (ou ‘o’) papel central nela – a noção de que as ações implicam em resultados e que os responsáveis pela ação sofrerão as conseqüências de seus atos.

Sei que há pelo menos dois níveis de leitura disso entre os budistas.
Um mais místico/religioso, que implica na idéia de recompensa e acúmulo de méritos pelas boas ações e sofrimento de reveses como resultado das más ações.
E um outro que acredito que se possa chamar de utilitarista (ou “mais utilitarista”, pelo menos), em que se entende que as ações têm resultados e que o agente é responsável pelo resultado dessa ação – e tendo em vista que os seres estão todos conectados, o que recai sobre um ser no fundo atinge todos, voltando-se mesmo que de modo indireto, contra quem realizou a ação. (li algumas coisas de Tich Nhat Hahn sobre isso e foi assim que entendi)

Do modo com entendo, especialmente nesse segundo nível, há pelo menos uma certa relativização moral, tendo em vista que os atos não são per se bons ou maus, mas podem ser qualificados assim de acordo com o aumento ou redução do sofrimento da pessoa que praticou o ato e dos demais envolvidos.

Além disso, o objetivo budista, o Nirvana, não se define pelos conceitos de bem e mal – não é um paraíso onde se “recompensam os justos”.

Talvez esse seja um “caminho do meio” (hehe) entre o utilitarismo e uma moral “absolutizada”.

Eita! Apesar da onda de diminutivos, ficou uma mensagem grande!

---
editado para corrigir erros de digitação - se passou algum outro, foi mal aê...
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 15:39:22 por pablito »

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2009, 15:47:43 »
Que vergonha, tinha esquecido totalmente do karma quando fui comentar sobre o budismo.

Um adendo sobre o que você disse sobre o Nirvana é que existe uma espécie de 'céu' pra onde as almas podem ir quando totalmente 'iluminadas'. Mas nesse lugar, nesse céu, o karma só pode diminuir porque não há como fazer 'boas' ações, já que tudo lá é perfeito - aí você vai 'gastando' seu karma e alguma hora tem que voltar pros planos imperfeitos de existência. Da mesma forma existe uma espécie de 'inferno' onde só existem coisas terríveis e lá você só consegue ganhar karma. Não sei se um budista usaria exatamente esses termos, mas foi o que eu entendi ao ler sobre o assunto. Também não sei se essa interpretação é comum entre os budistas ou só sobre algumas denominações.

É difícil falar dessas coisas sem encaixotá-las nos nossos conceitos cristãos (mesmo que não sejamos, a rigor, cristãos, temos uma visão de mundo muito diferente da oriental).
Meu blog

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2009, 23:02:42 »
Vídeo interessante do TheoreticalBullshit sobre hitler, moralidade e etc e tal

<a href="http://www.youtube.com/watch/v/FmIF3l4rKlM" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/watch/v/FmIF3l4rKlM</a>
Meu blog

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #16 Online: 19 de Setembro de 2009, 16:17:09 »

p.s. o Rony chamou o André de Andrezinho... hauhauhauahuahuah... será efeito?
[/quote]

Rapaz, a galera aqui é o "bicho", não pode ver nada que já manda bronca, a gente não pode nem tratar o colega com carinho que eles já levam pro outro lado, mas eu sei que é só brincandeira. Não é Tupaquinho!?

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #17 Online: 19 de Setembro de 2009, 16:30:44 »

O meu amigo, membro das Testemunhas de Jeová, enviou uma resposta àquele e-mail (acima) relacionado à questão da espiritualidade e religiosidade. Está abaixo, não alterei nada, exceto o destaque em negrito, o mais está exatamente como ele me enviou.

Além daquilo que já se esperava, eu fiquei meio surpreso com o que ele disse acerca de minhas habilidades, não sei de onde ele tirou essa história de palestrante, argumento, conhecimento filosófico etc. Eu não disse nada. Imagine se ele desse um tempinho e lesse alguns textos por aqui; enfim, leiam:

CARO RONY

FIQUEI ATÔNITO PELA MANEIRA COMO  VC SE EXPRESSOU, DE MODO TÃO SAPIENTE.AO MESMO TEMPO FIQUEI DESDITOSO PELA SUA FALTA DE FÉ.PORÉM, NÃO QUERO QUE VC MANDE NENHUM TEXTO APOSTATA PRA MIN OU ANTI CRISTO!!SE VC ACHA QUE TUDO QUE EXISTE, O IMENSO UNIVERSO,  SURGIU POR A CASO, SINTO MUITO.MUDANDO DE ASSUNTO, ACHO QUE VC DEVE FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO E UM MESTRADO PARA SER PALESTRANTE, POIS VC TEM MUITO  ARGUMENTO. VC TEM MUITO CONHECIMENTO FILOSÓFICO.É INCRÍVEL COMO VC  EXPRESSA SUAS IDEIAS!!NÃO MANDE NENHUM TEXTO APOSTATA OU ENTÃO ACABAREMOS NOSSA AMIZADE.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2009, 17:41:27 »
:histeria: Sinto pena do seu amigo, ao mesmo tempo que me acabo de rir...
:histeria: :histeria:
 - Carl Sagan

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2009, 18:31:49 »
... eles têm mesmo medo de ateus, não é?

:-|

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2009, 19:49:50 »
... eles têm mesmo medo de ateus, não é?

:-|
E até dá pra entender o porquê. Quando um TJ "sai da fé" (o que eles chamam de apostasia), ele perde automaticamente todo seu círculo social entre TJ. Os anciões incentivam que o apóstata seja sumamente ignorado por todo e qualquer membro da comunidade - para eles, alguém que conheceu a "Verdade Verdadeiramente Verdadeira" e saiu é pior do que alguém que nunca a conheceu. Família, amigos, conhecidos... ser ignorado é pior que ser odiado.

E, vamos e venhamos... ateus são consideravelmente proselitistas. Mais do que nova-eras, mais do que espíritas, mais do que católicos brasileiros no geral. A gente usa argumentos que ressoam, que a maioria das pessoas (embora discorde) vê como argumentos fortes.

Manter contato com ateus, para um TJ, significa arriscar muita coisa.
Latebra optima insania est.

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #21 Online: 21 de Setembro de 2009, 18:26:45 »

O meu amigo, membro das Testemunhas de Jeová, enviou uma resposta àquele e-mail (acima) relacionado à questão da espiritualidade e religiosidade. Está abaixo, não alterei nada, exceto o destaque em negrito, o mais está exatamente como ele me enviou.

Além daquilo que já se esperava, eu fiquei meio surpreso com o que ele disse acerca de minhas habilidades, não sei de onde ele tirou essa história de palestrante, argumento, conhecimento filosófico etc. Eu não disse nada. Imagine se ele desse um tempinho e lesse alguns textos por aqui; enfim, leiam:

CARO RONY

FIQUEI ATÔNITO PELA MANEIRA COMO  VC SE EXPRESSOU, DE MODO TÃO SAPIENTE.AO MESMO TEMPO FIQUEI DESDITOSO PELA SUA FALTA DE FÉ.PORÉM, NÃO QUERO QUE VC MANDE NENHUM TEXTO APOSTATA PRA MIN OU ANTI CRISTO!!SE VC ACHA QUE TUDO QUE EXISTE, O IMENSO UNIVERSO,  SURGIU POR A CASO, SINTO MUITO.MUDANDO DE ASSUNTO, ACHO QUE VC DEVE FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO E UM MESTRADO PARA SER PALESTRANTE, POIS VC TEM MUITO  ARGUMENTO. VC TEM MUITO CONHECIMENTO FILOSÓFICO.É INCRÍVEL COMO VC  EXPRESSA SUAS IDEIAS!!NÃO MANDE NENHUM TEXTO APOSTATA OU ENTÃO ACABAREMOS NOSSA AMIZADE.

O “debate” entre meu amigo T.J está ficando quente. Após o último texto que postei aqui, aquele no qual ele sugere que a gente pare de falar sobre religião, o meu amigo me enviou, hoje pela manha, a seguinte mensagem de texto:

“como você está, amigo? Sua filha também é atéia? Sua esposa também segue seus preceitos?”

Depois , eu enviei a seguinte mensagem de texto:

“hoje à noite eu te enviou um e-mail. Ok, servo fiel do senhor?”

Um pouco mais tarde ele enviou esse:

“Que tipo de amigo é você? Você disse: “ok, servo fiel do senhor?”Isso é ironia, você nem sequer acredita em Deus! Devemos respeitar os amigos!

Depois eu enviei esse:

"Não esquenta.Foi você quem voltou ao assunto sobre religião, perguntando sobre milha filha e esposa. Deus. Qual?"

Devo ser sincero, ninguém me fez rir como esse cara nos últimos dias, sem maldade, é sério!... Eu envie outro texto pra ele, esse é mais “quente”. Quando ele responder, eu posto aqui.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Setembro de 2009, 19:29:37 »
Perde o amigo mas não perde a piada hein?! ahhauhauha...

Falta deus no coração do rony...
 - Carl Sagan

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #23 Online: 21 de Setembro de 2009, 20:45:43 »
Eu acho que você devia tomar cuidado pra não ser desrespeitoso, mesmo que ele seja. Os descrentes já tem uma imagem beeeem ruim...
Meu blog

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:29:43 »
Eu acho que você devia tomar cuidado pra não ser desrespeitoso, mesmo que ele seja. Os descrentes já tem uma imagem beeeem ruim...

É verdade. Vou parar com esse negócio. Deixa ele decidir, se quiser continuar meu amigo, estou de coração aberto. Perder amigos por causa de religião não é uma boa coisa. E sobre a reputação de algums crentes, você tem toda a razão, portanto, PAREI. É melhor evitar pra não dar mal exemplo.

Obrigado e atá a próxima!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!