Nossa espécie esta aqui a cerca de 20, 30 mil anos, a maior parte desse tempo as preocupações foram bem reduzidas. O que comer ou caçar, se algo que aproxima é ou não inimigo ou onde dormir. Nesse ambiente, um cérebro menos pensante e mais instintivo foi de extrema valia, afinal, pensar em fugir ou não numa época em que isso significava viver ou morrer sob o ataque de um tigre certamente n iria garantir a perpetuação dos seus genes. Agora me acompanhem; de uma hora para outra em termos de evolutivos (digamos ou últimos 4000 anos) surge a ciência, cultura, livros , tecnolgia etc... Acho complicado querer um postura abstrata e intelectualmente elevada de uma espécie que passou a maior parte de sua existência vivendo como animal selvagem não? Isso é uma das visões que poderia explicar essa tendência quase universal de criação de mitos, religiões etc, simplificar as coisas. Fala sério, entender a realidade é uma bosta as vezes, eu digo por experiência, os problemas modernos estão cada vez mais absurdos de entender, as vezes sinto que simplesmente não tenho capacidade pra absorver e processar tanta informação (sou programador profissional ha 20 anos). Acho que aí entra a importância e necessidade de paciência de quem se dispoe a ser mais abstrato e empírico (Ateus, Céticos etc).
Bom, é isso ai, me registrei hoje e ja vou logo cutucando os Ateus rsss!!
Ps.
Me inspirei nos seguintes livros para as ideias acima:
"O mundo de sofia" de Jostein Gaardem
"Inteligência emocional" de Daniel Golemam
"A lógica do cisne negro" de Nicolas Nassim Taleb
São ótimos livros principalmente do Nicolas com sua Antilógica (só lendo pra entender rs)