Autor Tópico: Açúcar:O NOVO VILÃO !!  (Lida 2667 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Açúcar:O NOVO VILÃO !!
« Online: 20 de Setembro de 2009, 17:08:15 »

A revista Veja desta semana traz como matéria de capa reportagem sobre os males do açúcar. Leia aqui alguns trechos: "O açúcar começa a ser considerado um vilão da saúde humana, um veneno tão prejudicial que merece ser tratado com o mesmo rigor empregado contra – suprema decadência! – o tabaco. Está mais perto o dia em que um pacote de açúcar trará a inscrição: 'O Ministério da Saúde adverte: este produto é prejudicial à saúde.' O açúcar, em suas várias formas, é o grande promotor da obesidade, mas seus níveis altos no sangue podem ser associados a quase todas as moléstias degenerativas, do ataque cardíaco ao derrame cerebral e ao diabetes. Existem suspeitas científicas sérias de que o açúcar possa até ser uma das causas de alguns tipos de câncer. Na lista, está o câncer de pâncreas, o mesmo que matou o ator Patrick Swayze aos 57 anos na semana passada. Em Harvard, pesquisadores acompanharam 89.000 mulheres e 50.000 homens e descobriram que os refrigerantes podem aumentar o risco de câncer de pâncreas em mulheres, só em mulheres. Antes que os homens se sintam premiados pela natureza, outro estudo, que examinou 1.800 doentes, sugere que uma dieta açucarada pode aumentar o risco de câncer do intestino grosso em homens, só em homens.

"Mas, se o açúcar, como o tabaco, subir ao patíbulo, o refrigerante se tornará o cigarro da vez. Nos Estados Unidos, já há um movimento, incipiente mas sólido, integrado pelos cientistas mais reputados do país, contra o consumo de refrigerante. Os estados de Nova York e do Maine discutiram a possibilidade de cortar seu consumo a golpes de imposto. Em Nova York, o governador David Paterson propôs uma alíquota de 18%, mas recuou depois de perceber a má vontade dos parlamentares e a força do lobby do açúcar, cujo poder é lendário na política americana. Recentemente, um artigo publicado no New England Journal of Medicine causou furor ao defender uma taxa punitiva sobre os refrigerantes. A repercussão se deveu à assertividade do artigo – que sugere tratar o açúcar como se tratou o tabaco – e à identidade de seus autores. Um é Kelly Brownell, renomado epidemiologista da Universidade Yale. O outro é Thomas Frieden, que, trabalhando na prefeitura de Nova York, liderou o combate à gordura trans e fez 300.000 nova-iorquinos largar o cigarro. Agora, Frieden assessora o presidente Barack Obama como cabeça do CDC, órgão que cuida do controle e da prevenção de doenças.

"Fechando o cerco, o professor Walter Willett, uma sumidade acadêmica que chefia o departamento de nutrição da escola de saúde pública de Harvard, lidera o lobby para convencer a indústria a adotar uma fórmula de refrigerante menos prejudicial à saúde. Quer que cada latinha ou garrafa tenha, no máximo, 50 calorias, o equivalente a três colheres de chá de açúcar. Uma lata de refrigerante normalmente tem 150 calorias, o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Um adulto que bebe uma lata com 150 calorias por dia pode chegar ao fim de um ano quase 7 quilos mais gordo. Elegantemente, Willett declarou: 'Quando um adulto se acostuma a comer tudo doce, fica difícil apreciar a doçura suave de uma cenoura ou uma maçã.' No mês passado, outro golpe duríssimo. Pela primeira vez na história, a American Heart Association, a entidade dos cardiologistas, divulgou limites específicos para o consumo de calorias de açúcar. Surpreendentemente, definiu níveis inferiores aos comumente recomendados. As mulheres não devem consumir mais que 100 calorias de açúcar por dia, o que corresponde a pouco mais de seis colheres de chá de açúcar. Para os homens, o limite diário é de 150 calorias, ou dez colheres.

"Os EUA são a barricada mais potente contra o açúcar do refrigerante, mas não a única. A Inglaterra e a França estão proibindo a propaganda de refrigerantes na televisão. No México, onde a obesidade cresce num ritmo assustador, o refrigerante está sendo banido das escolas. Na Alemanha e na Bélgica, a proibição vale até para o comércio nas imediações das escolas. Na Irlanda, celebridades não podem fazer comerciais de refrigerantes dirigidos ao público infantil. O açúcar e a obesidade que dele advêm são um problema em todo o planeta, inclusive no Brasil. Examinando dados relativos a 2005, a Organização Mundial de Saúde estimou que 1,6 bilhão de seres humanos estejam acima do peso e 400 milhões, obesos. (...)

"Obviamente, há diferenças entre o açúcar e o tabaco em termos de agressão ao organismo. A começar pelo fato de que nunca precisamos de tabaco para viver, mas necessitamos de açúcar – embora nos baste o açúcar encontrado naturalmente nas frutas, no leite e no mel, nos legumes e temperos. Do ponto de vista exclusivo do funcionamento metabólico humano, é inteiramente desnecessário o açúcar que se adiciona a alimentos e bebidas, sucos, bolos, balas, doces, pudins, chocolates e a uma infinidade de produtos que nem desconfiamos conter açúcar, como cerveja e massa de tomate. Como tudo o que é desnecessário ao metabolismo, o açúcar em excesso faz mal à saúde. (...)

"Teme-se que, pela primeira vez desde a guerra civil (1861-1865), a expectativa de vida [dos norte-americanos] caia devido às mortes por obesidade. A estatística é tenebrosa: 34,3% dos americanos com 20 anos ou mais estão obesos. Entre as crianças de 6 a 11 anos, que bebem hoje mais refrigerante do que leite, a incidência chega a 17%. No Brasil, a situação é menos grave, mas preocupa (veja a tabela).

"O refrigerante não virou o alvo número 1 do cerco ao açúcar apenas por causa do alto consumo. Há pesquisas mostrando que a ingestão de caloria em forma líquida pode ser mais prejudicial à saúde que a de caloria de alimentos sólidos. Por motivos ainda desconhecidos, a caloria em forma líquida dribla o radar do apetite humano e retarda a sensação de saciedade, o que nos leva a comer mais, e engordar. (...)

"O resultado é uma devastação, porque um mal provoca outro, que por sua vez provoca um terceiro, colocando em movimento um carrossel que pode incluir cárie dentária, hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, falência renal, cegueira, doenças nervosas, amputações – e algo como seis a sete anos de vida a menos. (...)"
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Açúcar:O NOVO VILÃO !!
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2009, 17:36:58 »
O que não faz mal para a saúde? Até o Oxigênio faz mal, e a gente precisa dele...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2009, 17:37:56 »
O que não faz mal para a saúde? Até o Oxigênio faz mal, e a gente precisa dele...

O oxigênio puro faz mal...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2009, 17:45:07 »
To falando do Ar* que a gente respira, e do O2 que é muito importante para o corpo e que também faz mal ao mesmo tempo...

* sim, eu sei que o ar não tem só O2

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2009, 17:49:00 »
To falando do Ar* que a gente respira, e do O2 que é muito importante para o corpo e que também faz mal ao mesmo tempo...

Eu acho que os fabricantes de chocolate,chicletes e balas já perceberam isso:Nunca eu vi tanto produto "sugar free" sendo vendido...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2009, 17:54:48 »
Antes que perguntem, sequer bebo refrigerantes no dia-a-dia, mas gosto de ter a possibilidade de, se assim quiser, tomar um guaraná made in Vulgária.

Indo ao que interessa. Proibir, ou tentar restringir o consumo de refrigerantes, vai resultar em merda. O modo mais simples, mais eficiente e mais democrático é: ensina a população a se alimentar direito.

Refrigerantes (não-diet) têm calorias? Menos que um suco de fruta, pra falar a verdade. O problema não é a caloria, mas o que não está contido nos refrigerantes - um suco alimenta e nutre, o refri apenas te entope de caloria.

Entretanto, eu sugiro tomar um cuidado extremo com reportagens da Veja. Não dá pra confiar em nenhuma revista que se diga "imparcial".
Latebra optima insania est.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2009, 17:58:10 »
Antes que perguntem, sequer bebo refrigerantes no dia-a-dia, mas gosto de ter a possibilidade de, se assim quiser, tomar um guaraná made in Vulgária.

Indo ao que interessa. Proibir, ou tentar restringir o consumo de refrigerantes, vai resultar em merda. O modo mais simples, mais eficiente e mais democrático é: ensina a população a se alimentar direito.

Refrigerantes (não-diet) têm calorias? Menos que um suco de fruta, pra falar a verdade. O problema não é a caloria, mas o que não está contido nos refrigerantes - um suco alimenta e nutre, o refri apenas te entope de caloria.

Entretanto, eu sugiro tomar um cuidado extremo com reportagens da Veja. Não dá pra confiar em nenhuma revista que se diga "imparcial".

O certo é maneirar com o consumo de açúcar,pessoas com casos de diabetes na família devem ter cuidado ainda maior...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:07:03 »
O certo é maneirar com o consumo de açúcar,pessoas com casos de diabetes na família devem ter cuidado ainda maior...
Concordo. Mas a questão é: como incentivar a população a maneirar?
Há diversas formas, entre elas: legais (restringir quantidades de açúcar), culturais (promover uma cultura contra excesso de açúcar), educacionais (dizer às pessoas por que restringir açúcar)... destas, voto na última.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:10:47 »
Há diversas formas, entre elas: legais (restringir quantidades de açúcar), culturais (promover uma cultura contra excesso de açúcar), educacionais (dizer às pessoas por que restringir açúcar)... destas, voto na última.

Talvez o açúcar seja o cigarro da vez.Só nos anos 60 foi comprovado cientificamente que o cigarro era o principal causador de diversos tipos de câncer(principalmente o de pulmão).

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2009, 18:38:56 »
Talvez o açúcar seja o cigarro da vez.Só nos anos 60 foi comprovado cientificamente que o cigarro era o principal causador de diversos tipos de câncer(principalmente o de pulmão).
É, agora imagine se resolverem tacar um monte de restrições no açúcar, como já fazem com o cigarro :/

E olha que já sou contra as restrições que fizeram com meus crivos :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Setembro de 2009, 23:52:23 »
Eu acho que os fabricantes de chocolate,chicletes e balas já perceberam isso:Nunca eu vi tanto produto "sugar free" sendo vendido...

Não é que eles tenham percebido que o açúcar é um vilão. Eles perceberam que os consumidores acham que o açúcar é vilão. E um tablete de 40g de chocolate sem açúcar custa 5 reais!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2009, 08:31:50 »

Não é que eles tenham percebido que o açúcar é um vilão. Eles perceberam que os consumidores acham que o açúcar é vilão. E um tablete de 40g de chocolate sem açúcar custa 5 reais!

Qualidade custa caro !

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2009, 10:08:04 »

Qualidade custa caro !

Você não entendeu. Estopu falando do chocolate "Diet" da Nestlé, não de um Lindt 95% :olheira:

Se Lindt 95% custasse R$5,00 cada 40g, eu comeria quase todo dia!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:27:48 »

Qualidade custa caro !

Você não entendeu. Estopu falando do chocolate "Diet" da Nestlé, não de um Lindt 95% :olheira:

Se Lindt 95% custasse R$5,00 cada 40g, eu comeria quase todo dia!

Já provei esse chocolate diet da Nestlé...praticamente igual ao "convencional" !

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:52:03 »
Já provei esse chocolate diet da Nestlé...praticamente igual ao "convencional" !
Não gosto de chocolate diet, o gosto é estranho... além de ter a "pontada" do adoçante no fundo, ainda por cima o cacau fica muito forte, mas forte de um modo diferente do chocolate amargo. Não sei explicar direito, acho ruim e pronto.

Se eu fosse diabético, ia preferir chocolate amargo mesmo que chocolate diet.

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2009, 08:51:48 »

Não foi isso que eles perceberam. Eles perceberam que o mercado para produtos com baixas calorias é extremamente promissor.

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2009, 08:55:58 »

Também acho que as ideais são as últimas, a educacional certamente é a melhor.

Só vejo com receio esta questão de vilanizar produtos e não atitudes. A culpa não é do açúcar, mas do excesso.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Setembro de 2009, 15:07:57 »
Já sei que açúcar é veneno fazem quase 30 anos !!! :biglol:

Mas acho que o pessoal não percebeu o erro da matéria ao demonizar um alimento.

Aqui há uma pequena falácia que passa quase despercebida. O açúcar NÃO é o causador da diabetes tipo II. Se uma pessoa tem histórico familiar de diabetes tipo II  e não consome açúcar, mas mesmo assim abuse de outros carbohidratos ou gordura, é um grande candidato a ter diabetes tipo II.

Açúcar é só mais um alimento. Um carboidrato simples e barato - a demonização dele me parece tremendamente insensata.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Setembro de 2009, 17:47:58 »

Também acho que as ideais são as últimas, a educacional certamente é a melhor.

Só vejo com receio esta questão de vilanizar produtos e não atitudes. A culpa não é do açúcar, mas do excesso.

O problema é que uma grande parte das pessoas têm uma tendência em abusar de alimentos ricos em açúcar.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2009, 18:57:25 »
Já sei que açúcar é veneno fazem quase 30 anos !!! :biglol:

Mas acho que o pessoal não percebeu o erro da matéria ao demonizar um alimento.

Aqui há uma pequena falácia que passa quase despercebida. O açúcar NÃO é o causador da diabetes tipo II. Se uma pessoa tem histórico familiar de diabetes tipo II  e não consome açúcar, mas mesmo assim abuse de outros carbohidratos ou gordura, é um grande candidato a ter diabetes tipo II.

Açúcar é só mais um alimento. Um carboidrato simples e barato - a demonização dele me parece tremendamente insensata.
A reportagem é completamente idiota. A epidemia de obesidade se deve a uma alimentação rica em carboidratos refinados, dos quais o açucar é apenas uma pequena parte, aliada a um grau elevado de sedentarismo.

Não adianta nada uma pessoa não consumir açucar e se entupir de pães, bolos e massas em geral. É carboidrato do mesmo jeito, com o agravante que a pessoa consome muito mais e acha que não está fazendo nada de errado.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 24 de Setembro de 2009, 21:13:28 »
Não adianta nada uma pessoa não consumir açucar e se entupir de pães, bolos e massas em geral. É carboidrato do mesmo jeito, com o agravante que a pessoa consome muito mais e acha que não está fazendo nada de errado.
Ué, coisas salgadas engordam?  :?

:hihi: Eu falei que até o ar faz mal a saúde, ao mesmo tempo que faz bem a saúde e a gente precisa dele pra viver. Ou seja, tudo faz bem e mal a saúde e se for consumido em excesso (ou não for) faz mais mal do que bem.

Sim, é confuso, mas veja por exemplo o sódio... nosso corpo precisa dele para várias coisas, mas se a gente consumir muito sal vai fazer mal, se não consumir nunca a nossa pressão cai e a gente morre. A gordura também, nosso corpo precisa dela, em excesso faz mal, e se nunca comer a gente morre lentamente de inanição.  :rip:

Offline O Comissário do Povo

• Nível 20
  • *
  • Eu represento o instinto coletivo
« Resposta #21 Online: 24 de Setembro de 2009, 21:20:12 »
Eu não uso açúcar nem adoçante.

O alimentos ficam com um incrível sabor deles mesmos. Principalmente o café.

Mas é claro que uma lasca de pudinho de vez em quando não mata ninguém.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2009, 22:51:19 por O Comissário do Povo »
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky
Reduz pra 40 que o Brasil aumenta!

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2009, 02:42:33 »

Eu também tomo café sem açúcar, mas não é nem pela questão de saúde, é que café doce é ruim mesmo.

• Nível 20
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2009, 03:47:19 »

Eu também tomo café sem açúcar, mas não é nem pela questão de saúde, é que café doce é ruim mesmo.
Eu também. Açúcar altera o sabor de qualquer alimento, pra pior.
"As idéias marxistas continuam perfeitas, os homens é que deveriam ser mais fraternos" Oscar Niemeyer
"O MST é o mais importante movimento de massa do mundo e tem registros de importantes conquistas" Noam Chomsky

• Nível 20
  • *
« Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2009, 18:30:41 »
30/09/2009 - 17h21
Consumo excessivo de doces pode levar ao crime, indica estudo

da Associated Press, em Londres

Willy Wonka, doceiro do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolates", ficaria horrorizado. Crianças que comem muitos doces podem ser mais propensas à prisão devido a comportamento violento quando se tornam adultas, segundo aponta uma nova pesquisa.

Especialistas britânicos estudaram mais de 17 mil crianças nascidas em 1970 por um período de 40 anos. Das crianças que comeram doces ou chocolates diariamente até os dez anos, 69% foram presas por transgressões violentas quando tinham por volta de 34 anos. Daquelas que não tiveram qualquer combate violento, 42% haviam comido doces diariamente.

Divulgação    

Crianças que comem muitos doces podem ser mais propensas à prisão devido a comportamento violento quando se tornam adultas

O estudo estará na próxima edição da revista "British Journal of Psychiatry", e foi financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido.

Os pesquisadores disseram que os resultados foram interessantes. Entretanto, mais estudos são necessários, a fim de confirmar esta ligação. "Isso não significa que doces são ruins, é mais uma interpretação sobre como as crianças tomam decisões", disse Simon Moore, da Universidade de Cardiff, um dos autores do trabalho.

Moore diz que os pais que subornam seus filhos com doces e chocolates com o intuito de fazerem com que se comportem podem prejudicá-los. Isso leva crianças à privação do aprendizado de satisfação --o que leva ao comportamento impulsivo e à violência.

No trabalho, Moore e a equipe usaram outras variáveis, como experiências diferentes com a paternidade e a variação socioeconômica.

Estudos prévios haviam descoberto que uma melhor nutrição leva a um comportamento igualmente melhor, tanto em crianças quanto em adultos.

Moore disse que estes resultados não são fortes o suficientes para recomendar pais a pararem de dar doces e chocolates para os filhos. "Isso é uma área inacreditavelmente complexa", disse. "Não é justo culpar os doces."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x