Autor Tópico: Desonestidade criacionista na divulgação científica  (Lida 4326 vezes)

Atheist

• Visitante
Desonestidade criacionista na divulgação científica
« Online: 21 de Setembro de 2009, 11:27:43 »
Um completo abuso por parte dos criacionistas. Leiam este artigo veiculado no site Terra  e depois os meus comentários no blog.

Descoberto fóssil que altera teorias sobre dinossauros

Ligia Hougland
Washington

Reduzir Normal Aumentar Imprimir A descoberta de um novo dinossauro na região nordeste da China surpreendeu paleontólogos ao indicar que é preciso reavaliar as atuais teorias sobre a evolução dos grandes predadores pré-históricos. O dinossauro, que é uma miniatura do tiranossauro rex, foi batizado de raptorex (rapto é o termo comumente usado para pequenos dinossauros e rex significa "rei").

O raptorex, apesar de ter vivido há cerca de 125 milhões de anos, e aproximadamente 60 milhões de anos antes do tiranossauro rex, já apresentava as principais características do maior e mais conhecido dinossauro. Isso contradiz as teorias de que as características físicas do tiranossauro rex, como cabeça desproporcionalmente grande em relação ao torso, braços pequenos e pés longilíneos eram resultado do processo evolutivo e de crescimento da espécie.

Todas estas características estão presentes no raptorex, apesar de este ser uma miniatura do seu gigantesco descendente. Até mesmo o cérebro do raptorex exibe bulbos olfatórios grandes, indicando um olfato altamente desenvolvido, assim como o do tiranossauro rex.

"É impressionante. Não conheço nenhum outro exemplo de um animal que tenha sido tão perfeitamente criado em uma versão cerca de 100 vezes menor do que, mais tarde, se tornaria", diz Paul Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago e autor do estudo sobre o raptorex.

Os paleontólogos dizem que um raptorex adulto não passava de 3 metros de altura e 60 quilos. Vivia em uma região de lagos perto da Mongólia e se alimentava de pequenos dinossauros, pássaros e tartarugas.

Os braços curtos eram secundários na caça e permitiam que o raptorex corresse com mais agilidade para atacar sua presa. "Em um animal tão veloz e com cabeça tão grande, algo tem de ser sacrificado e, neste caso, assim como no caso do tiranossauro rex, os braços foram colocados em segundo plano", afirma Stephen Brusatte, co-autor do estudo e paleontólogo do Museu Americano de História Natural.

"Todas estas características fazem parte de um design belamente criado para um predador de grande sucesso¿, diz Sereno. Segundo os autores do estudo, mesmo os braços diminutos do tiranossauro rex não eram inúteis nem apenas vestígios do processo evolutivo, mas faziam parte de um modelo especialmente desenvolvido para capturar e liquidar outros animais. Há três anos, o esqueleto, em condições quase que perfeitas, foi comprado no mercado negro por Henry Kriegstein, um colecionador de fósseis, e encaminhado a Sereno. O paleontólogo concordou em estudar o espécime desde que este fosse, depois disso, devolvido à China.

"Foi uma descoberta completamente inesperada. O que sabíamos sobre a evolução dos dinossauros era simplista ou mesmo errado", afirma Brusatte.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI3980539-EI238,00-Descoberto+fossil+que+altera+teorias+sobre+dinossauros.html

Meus comentários estão no blog:

Desonestidade criacionista na divulgação científica

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Desonestidade criacionista na divulgação científica
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2009, 12:35:02 »
Hmmmm...

Eu acho que isso tem mais cara de má tradução por parte de alguém que não entende lhufas de biologia e por acaso é religioso do que uma tentativa de promover o Criacionismo DI.

Mas posso estar errado :-)

Atheist

• Visitante
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:32:23 »
Pode até ser... mas não consigo imaginar alguém traduzindo "came into being" em "perfeitamente criado".

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:32:58 »
Eu achei bem mal intencionado... "criação perfeita"... "design belamente criado"... é só ver a resportagem original.

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:54:45 »
Eu não sei, às vezes o cara pensa em embelezar e, não sabendo nada de ciência, se embanana todo. Claro, pode muito bem ser que o tradutor (ou o jornalista) esteja querendo promover sua própria agenda e com os prazos da redação são apertados e a revisão é algo que quase inexiste, passou.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:43:44 »
Mas isso ficou muito feio! Coloca palavras na boca do cientista, e é claro que ele nem viu a matéria...
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:10:35 »
Já ouviram falar de churnalism? Talvez seja o caso.

Não me surpreenderia se fosse malícia, mesmo, entretanto.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:16:15 »
Rubens,

O texto da CNN simplesmente não tem a frase traduzida aí; as duas frases que você colocou como correspondentes não são. Aqui está a frase correspondente, que infelizmente tem de fato essa sonoridade de criacionismo acidental:

"Raptorex shows that tyrannosaur design evolved at "punk size," Sereno said, "basically our bodyweight. And that's pretty staggering, because there's no other example that I can think of where an animal has been so finely designed at about 100th the size that it would eventually become."

http://www.livescience.com/animals/090917-tiny-tyrannosaur.html

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:16:03 »
A segunda parte está no texto, mas de qualquer forma não tem a conotação colocada.

Como escrevi no texto, não é pecado usar a palavra design, pois não há outra palavra mais adequada. No caso, ela traduziu "design belamente criado", o que não está no texto original.

Dizer que tal animal tem "um design muito bom" (para sua atividade como predador, no caso) é muito diferente de dizer que tem um "design belamente criado". A primeira não reflete criacionismo, até porque está claro que o design é produto da evolução. Entretanto, o segundo é bizarro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:45:21 »
Sei lá, acho que se pode dizer que está sim. Talvez, se o criaicionismo nem passa pela cabeça duma pessoa, se pudesse perfeitamente traduzir "has been so finely designed" como "tenha sido tão perfeitamente criado", porque não se conjuga "designed" em português.

Se colocasse "desenhado" talvez ficasse até mais "criacionista", na sonoridade, não sei; por algum motivo "criado" ainda parece mais compatível com algo como "criado [pela seleção natural]" do que "desenhado"...

Acho que talvez seja um tipo de "trauma" com criacionismo que a gente acaba tendo por se deparar com eles por aqui tanto. Não que necessariamente não possa haver um certo oportunismo, mas não sei se é algo não-ambiguo a ponto de se poder inferir má intenção...

Atheist

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2009, 08:04:24 »
Em vários outros trechos da entrevista, eles deixam claro que o design em questão é produto da evolução pela seleção natural. Quem não está acostumado com os criacionistas são grande parte da população que acha que deus está envolvido no processo evolutivo, e certamente vai achar que este "criado" foi fruto disso e não de um processo cego. Desenhado é muito melhor que criado, neste sentido. Ser o criador é a característica básica do deus cristão, que a maioria cultua no Brasil.

Agora, o que você acha do que foi escrito na IstoÉ: "este monstrou não foi fruto da evolução", além de colocarem a frase de Sereno ainda mais criacionista (não estou com a revista para transcrever agora, mas depois faço)?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2009, 09:12:12 »
Agora, o que você acha do que foi escrito na IstoÉ: "este monstrou não foi fruto da evolução", além de colocarem a frase de Sereno ainda mais criacionista (não estou com a revista para transcrever agora, mas depois faço)?

Essa não tem desculpa. É edição maliciosa, mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:05:50 »
Bem, eu não sei. Não estou dizendo que não pode haver nada de errado, mas precisa-se ter cuidado. Já pensou se por algum descuido se critica algo que eles podem embasadamente contra-argumentar, e daí acaba sendo o estopim para uma polêmica sobre (des)honestidade criacionista versus "paranóia e perseguição evolucionista"? :/

A minha principal contenda é somente a comparação de duas frases que não são "as mesmas" -- o "came into being" e a que diz "perfeitamente criado", sendo que a última é na verdade tradução do trecho que diz "finely designed", e é uma tradução argumentavelmente correta, ainda que descuidada se temos em mente a possibilidade de dar falsas impressões criacionistóides (por mais bizarro que seja isso tudo sob perspectivas criacionistas).

No decorrer dos textos em inglês, lendo-se a soma de todas as citações do Sereno, se desfaz qualquer impressão que se poderia ter dele ser criacionista ou estar sugerindo algo minimamente condizente com isso, mas não sei se dá para atribuir a seleção de frases a um objetivo de distorcer em favor do criacionismo* ou se pode ser só relapso de praxe na má divulgação científica - como por exemplo, não duvido que encontraremos bastante divulgação científica enfatizando apenas a diferença de tamanho (que em si não interessa, mas o ponto das formas básicas do animal já existirem apesar da grande diferença de tamanho), além da sugestão de que o Raptorex é ancestral do T. rex (quando tudo que se pode inferir é que compartilham um ancestral comum).

* - da forma mais pífia possível, somente pelo uso dos termos "criado", "projeto", etc, em vez de algo que deixasse mais explícito o parentesco entre esses seres de tamanho díspar; não vejo como seria minimamente adequado para as "teorias" criacionistas haver uma versão miniatura de um monstro de oito toneladas.

Atheist

• Visitante
« Resposta #13 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:37:11 »
A minha principal contenda é somente a comparação de duas frases que não são "as mesmas" -- o "came into being" e a que diz "perfeitamente criado", sendo que a última é na verdade tradução do trecho que diz "finely designed", e é uma tradução argumentavelmente correta, ainda que descuidada se temos em mente a possibilidade de dar falsas impressões criacionistóides (por mais bizarro que seja isso tudo sob perspectivas criacionistas).

De fato o "perfeitamente criado" foi tradução do "finely designed", mas de qualquer forma, quem traduziria assim, se o contexto não sugere isso? O resultado está na Istoé - "o 'monstro' não é fruto de evolução".

Para a palavra criado existe uma palavra em inglês - created. Nenhum cientista que queira dizer "criado" iria dizer "designed". Não se pode atribuir isso a erro de tradução. Existe a possibilidade de não ter sido absolutamente intencional? Talvez, se fosse apenas um caso isolado, mas na mesma matéria há outros exemplos.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:40:26 »
Dizer que não é fruto da evolução fecha a questão, a meu ver.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Setembro de 2009, 12:56:56 »

De fato o "perfeitamente criado" foi tradução do "finely designed", mas de qualquer forma, quem traduziria assim, se o contexto não sugere isso?

Talvez alguém para quem o criacionismo nem passasse pela cabeça na hora que escreveu. Criação e design em português comum são quase sinônimos. Ao mesmo tempo, criacionismo não é um "hot topic", algo tremendamente conhecido, tem bastante gente que só vem a saber que existe isso através desses fóruns especializados onde eles dão as caras por alguma necessidade psicológica de se auto-convencerem ou por de fato crerem que os "evolucionistas" são só um bando de patetas que acreditam que todos os seres vm do macaco, e que a bíblia é um livro de história contestado apenas por esses raros excêntricos. E dos que conhecem, talvez boa parte das pessoas simplesmente não se preocupe em articular cuidadosamente todas frases para evitar qualquer possibilidade de distorção, como é o caso com boa parte dos cientistas vítimas das citações descontextualizadas; talvez para muitos não seja diferente de um astrônomo não tendo cuidado com eventual possibilidade de cooptação por astrólogos ou ufólogos, são só um punhado de gente sem importância que vai falar merda de qualquer jeito.

Coloque "criação e design no google" e vão vir um monte de sites de "agências de criação" ou "de design" ou de "criação e design", que nada têm a ver com criacionismo. Talvez os jornalistas tenham mais proximidade com o uso do termo nesse meio do que aquele dos literalistas bíblicos, de forma que a "criação" aí não implica em nada mais sobrenatural do que o termo "seleção" também aplicado numa situação similar. A diferença é que um é mais comum que outro, e menos preciso quanto ao "método" ou "mecanismo".

O resultado está na Istoé - "o 'monstro' não é fruto de evolução".

Bem, eu não vi a reportagem, nem as declarações originais, mas teoricamente isso poderia ser uma tradução bem literal do que foi dito, obviamente sem implicar em algo criacionista (se não for tão obvio, o contexto implicando que as características típicas do T. rex já existiam em antepassados menores, e "não evoluíram" apenas depois de já se ter um tamanho maior, como se supunha).

Para a palavra criado existe uma palavra em inglês - created. Nenhum cientista que queira dizer "criado" iria dizer "designed". Não se pode atribuir isso a erro de tradução. Existe a possibilidade de não ter sido absolutamente intencional? Talvez, se fosse apenas um caso isolado, mas na mesma matéria há outros exemplos.

Mas mesmo que um cientista use "created" pode estar usando exatamente no mesmo sentido que usa "designed" ou "selected", "[by nature]", não "by a super-guy in a white robe sitting on a floating throne in the sky".

...

E os jornalistas serão jornalistas...

Até um dos Ridleys, aquele que é jornalista, disse que era instruído a "simplificar e então exagerar".

Não que não hajam excessões.

E não que eu não ache que não poderia ter sido bem melhor, ainda que seja difícil interpretar (ao menos o texto do terra) como algo criacionista. Não sem muito esforço, e por criacionistas que vão ver criacionismo em qualquer lugar de qualquer jeito (o que é praticamente qualquer um mais "dedicado").

Estão falando de duas espécies com drástica diferença de tamanho, mas o tempo todo é gritantemente implícito o parentesco biológico real, não me parece ser levantada qualquer dúvida do tipo "os supostos ancestrais do enorme tiranossauro tinham todas as características esperadas de parentes reais, mas como eram 100 vezes menores, isso levanta sérias dúvidas sobre a validade da teoria da evolução".

Não que os criacionistas não se valham de argumentos non-sequitur comparáveis, mas se a intenção da reportagem era levantar dúvida sobre a evolução ou fazer o criacionismo parecer mais crível, esse texto não serve para isso, a não ser como fonte de frases descontextualizadas, que poderiam de toda forma ter vindo direto da fonte original, e teriam o mesmo efeito. E não sem ignorar o problema de estar se falando do "design" de predador (ou carniceiro, que seja), quando isso supostamente não deveria existir originalmente. Por outro lado, é algo que eles já ignoram por default.

O melhor que podem fazer levando em consideração o texto todo é dizer que do Raptorex ao T. rex só ocorreu "microevolução" e portanto o fixismo está correto. :histeria:

O maior "culpado" da história toda me parece ser mesmo o Sereno. Dei outras procuradas ontem em textos em inglês, e ele diz coisas como "it was a blueprint that could be scaled". A linguagem teleológica parece ser bem arraigada. O que em si não teria muito problema se não fosse a possibilidade de uns entenderem isso não como metáfora mas como algo mais literal envolvendo seres mágicos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Setembro de 2009, 13:00:30 »
Jack Chick, o fundamentalista americano que publicava suas baboseiras na forma de histórias em quadrinhos, deixou uma atacando a biologia evolutiva.

Este site mostra a historinha e vai apontando os erros, desonestidades e falácias:
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/CriaExemplo.html

Atheist

• Visitante
« Resposta #17 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:39:34 »
O que está na ISTOÉ:

Ele veio para confundir

A descoberta de um fóssil revolucionou a teoria da evolução dos grandes predadores pré-históricos. Batizado de Raptorex, ele viveu há 125 milhões de anos na China - 60 milhões de anos, portanto, antes do Tyrannosaurus rex, um gigante de 12 metros e seis toneladas. Achava-se que esse "monstro" era fruto da evolução. Eis a revolução: o Raptorex (2,4 metros e 60 quilos) foi um antecessor e "xerox reduzido" do Tyrannosaurus. "Não conheço outro animal identicamente criado em versão cem vezes menor do que, mais tarde, ele se tornaria", diz o cientista dos EUA Paul Sereno.

Eu concordo que as declarações do Sereno não ajudam, mas a frase grifada...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:36:11 »
E dá-lhe desinformação em massa...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 22 de Setembro de 2009, 17:37:38 »
Jornalismo científico me preocupa. E muito.
A charge postada não foge muito da realidade.

Aliás, o jornalismo como um todo tornou-se a arte de propagar des informação. Alguns sintomas:
*"Fazemos jornalismo imparcial!" - leia-se, "somos parciais como todo mundo, mas somos mentirosos e hipócritas".
*"Notícias fresquinhas!" - leia-se, "notícias sem averiguar o que é fato, balela e opinião".
*"As notícias mais interessantes!" - leia-se, "publicamos papo pequeno pra vender mais do que coisas importantes".

E por aí vai. Ê laiá.
Latebra optima insania est.

Atheist

• Visitante
« Resposta #20 Online: 22 de Setembro de 2009, 17:37:59 »
:D

Enézio de Almeida compareceu: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=556MOS002

No seu blog tem um comentário que já repliquei no meu: www.pazza.biociencia.org.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Setembro de 2009, 00:12:22 »
A evolução como mudanças na dinâmica dos seres vivos e em suas estruturas biológicas, é fato desde que seres vivos habitam a Terra. O que se altera desde Darwin é a nossa compreensão dos mecanismos nos quais a evolução ocorre. Essa simples distinção é sempre mal-compreendida pelos críticos do darwinismo.

Outra coisa, existe uma diferença grande entre fraude e equívocos. Afirmar a primeira na abordagem científica na pedagogia escolar é acusasão grave, enquanto a segunda é recorrente.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 00:16:05 por Dr. Strangelove »

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Setembro de 2009, 08:15:37 »
O que está na ISTOÉ:

Ele veio para confundir

.....

Ele quem? O dino, o jornalista ou o Enézio?  :stunned:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 23 de Setembro de 2009, 08:23:06 »
Ah, essa tinha que comentar:

Citação de: Comentarista no observatório da imprensa, querendo criticar e parecer o esperto:
...embora fosseis também seja tema de discussão da arqueologia...

:o

Amo muito tudo isso!  :biglol:

Atheist

• Visitante
« Resposta #24 Online: 23 de Setembro de 2009, 10:25:58 »
A evolução como mudanças na dinâmica dos seres vivos e em suas estruturas biológicas, é fato desde que seres vivos habitam a Terra. O que se altera desde Darwin é a nossa compreensão dos mecanismos nos quais a evolução ocorre. Essa simples distinção é sempre mal-compreendida pelos críticos do darwinismo.

Outra coisa, existe uma diferença grande entre fraude e equívocos. Afirmar a primeira na abordagem científica na pedagogia escolar é acusasão grave, enquanto a segunda é recorrente.

Ah, você é o Fernando! Juro que não sabia...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!